Exposição celebra centenário de Nelson Rodrigues; peças do autor chegam a SP

"Toda mulher gosta de apanhar. O homem é que não gosta de bater." A frase que causa repulsa e barulho é do polêmico dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980).

No centenário de seu nascimento, comemorado em agosto, o escritor ressurge em depoimentos, vídeos, fotos e palavras na mostra "Ocupação Nelson Rodrigues", em cartaz desde quinta-feira (21) no térreo do Itaú Cultural (zona oeste de São Paulo).

Famoso por evocar questões mais íntimas do imaginário da humanidade, Nelson é apresentado na exposição de forma não didática e fora da ordem cronológica. Três temas compõem a exibição: família, jornal e teatro.

Crédito: Danilo Verpa/Folhapress Mesa que representa a família de Nelson Rodrigues na ocupação dedicada ao dramaturgo, em cartaz no Itaú Cultural
Mesa que representa a família de Nelson Rodrigues na ocupação dedicada ao dramaturgo, no Itaú Cultural

Com entrada grátis, a mostra busca fugir do estereótipo libertino do autor e da análise de suas obras. A ideia é que o espectador mergulhe no universo rodriguiano e entenda melhor aspectos de sua vida e formação, que levaram à concepção de seus trabalhos.

Nas próximas semanas, a cidade será tomada por outros eventos que celebram os cem anos do dramaturgo. Os amantes de teatro poderão conferir novas encenações das peças "Boca de Ouro", com Marco Ricca no elenco, e "A Falecida", com Maria Luisa Mendonça. Ambas têm direção de Marco Antônio Braz.

Uma programação especial no Sesi promove, até o fim do ano, leituras dramáticas e debates que discutem o legado do jornalista. Participam nomes como a atriz Fernanda Montenegro e o cineasta Nelson Pereira dos Santos.


SAIBA MAIS INFORMAÇÕES DA MOSTRA "OCUPAÇÃO NELSON RODRIGUES"

FAMÍLIA

Logo na entrada da mostra, uma grande fotografia de Recife, cidade onde Nelson nasceu, é coberta por um espelho d'água. A origem pernambucana surge para conduzir a obra dos Rodrigues.

À esquerda, 16 cadeiras, cada uma com um design, em torno de uma mesa de jantar, representam a família e a personalidade de cada membro. "Todos eram muito talentosos. Tinham vida própria", comenta Maria Lúcia Rodrigues, filha do escritor e responsável por selecionar todo o conteúdo da exposição no Itaú Cultural.

Na mesa, tablets, com vídeos e fotos, traçam um panorama da vida artística e intelectual dos 14 irmãos e de seus pais. Outra atração são os textos redigidos por Nelson para dez dos seus irmãos.

JORNAL

"Muita gente conhece meu pai de uma maneira distorcida. Além de ser uma pessoa muito doce e pouco conciliadora, ele era um 'outsider'", diz Maria Lúcia Rodrigues.

Textos nas paredes, com textura de cortina de teatro, telões e escrivaninhas com tablets tentam reproduzir uma redação de jornal. Filho do jornalismo policial, Nelson é mostrado, por meio de fotografias e recortes de periódicos, como um pensador, que procura e se arrisca a ter uma opinião própria.

TEATRO

Embora ocupe um espaço pequeno, o tema baliza a cenografia da exposição, que lembra o cenário de uma peça. Portas giratórias com textos trazem frases de artistas e do próprio autor sobre suas obras.

Há ainda dois monitores com fones de ouvido com entrevistas de personalidades, como Fernanda Montenegro, Augusto Rodrigues e Ziembinski. Há ainda um depoimento de Clarice Lispector (1920-1977) ao dramaturgo.

Informe-se sobre o evento


O QUE VEM POR AÍ - EVENTOS DESTA E DAS PRÓXIMAS SEMANAS

EM CARTAZ

Teatro Cego - O Grande Viúvo
Com elenco formado também por atores cegos e encenada no escuro, a peça é baseada no conto "O Grande Viúvo", de Nelson Rodrigues, e trata de um viúvo que, após ter perdido sua amada, comunica à família que também quer morrer e ser enterrado junto à falecida.

29/6

Boca de Ouro
Marco Ricca interpreta o personagem-título, bicheiro temido e respeitado na comunidade onde vive que manda arrancar todos os dentes, substituindo-os por uma dentadura de ouro. Prepotente e cruel, ele também cultiva o sonho de ser enterrado num caixão de ouro só para recompensar o trauma de ter nascido numa gafieira. A direção é de Marco Antônio Braz.

30/6

17 x Nelson - Parte 2: Se Não É Eterno Não É Amor
A montagem dirigida por Nelson Baskerville tem duas sessões especiais no Itaú Cultural. O espetáculo é uma reunião de trechos das 17 peças escritas por Nelson Rodrigues.

Globe-SP
O teatro recebe duas montagens rodriguianas. No dia 30/6, estreia "Bonitinha, mas Ordinária" com o grupo Disprega. No dia 13/7, é a vez de "Os Sete Gatinhos", com direção de Miguel Hernandez.

6/7

A Falecida
Marco Antônio Braz também dirige a montagem, protagonizada por Maria Luisa Mendonça --a partir de 8 de setembro, ela será substituída por Lucélia Santos. A trama é centrada em Zumira, mulher que, sabendo da morte próxima, busca uma maneira de conseguir pagar por um bom enterro.

Rodriguianas: Tragédias para Rir
A comédia dirigida por Luís Artur Nunes reúne contos -- "O Pediatra", "Romântica", "As Gêmeas", "A Esbofeteada", "Despeito", "Noiva da Morte", "Flor de Laranjeira" e "Selvageria"-- de "A Vida como Ela É", coluna que Nelson Rodrigues mantinha no jornal "Última Hora".

28/7

Doroteia
Alinne Moraes protagoniza a montagem carioca, dirigida por João Fonseca. A trama fantasiosa retrata uma linda moça que é repudiada pelas mulheres da família devido à sua beleza. Gilberto Gawronski, Alexandre Pinheiro, Keli Freitas, Marcus Majella e Paulo Verlings completam o elenco.

AGOSTO

Grupo Gattu
A companhia paulistana, que coleciona em seu repertório diversas montagens de textos rodriguianos, reestreia, em agosto, duas peças do dramaturgo no teatro Cacilda Becker: "Boca de Ouro" e "A Serpente".

Cacilda Becker - Lapa - r. Tito, 295, Vila Romana, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3864-4513. 195 lugares. Boca de Ouro, qua. e qui. A Serpente, sex. a dom. Preços e horários indefinidos. Ingr. p/ tel. 0/xx/11/4003-2050 ou p/ site www.ingressorapido.com.br/prefeitura

NELSON RODRIGUES 100 ANOS
Com curadoria de Ruy Castro, biógrafo de Nelson, e coordenação artística de Marco Antônio Braz, o projeto do Sesi traz leituras, debates (com a presença de Ruy Castro) e uma mostra (prevista para agosto).

Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso - av. Paulista, 1.313, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3146-7405. Informações pelo site www.sesisp.org.br/cultura. GRÁTIS

Leituras
» 25/7: "Doroteia"
» 1o/8: "O Beijo no Asfalto"
» 22/8: "Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas Ordinária", com Lucélia Santos
» 29/8: "Senhora dos Afogados", com Cleyde Yáconis e Lucélia Santos
» 12/9: "Os Sete Gatinhos"
» 19/9: "Toda Nudez Será Castigada", com Cleyde Yáconis
» 3/10: "Viúva, porém Honesta"
» 17/10: "Valsa No 6"
» 31/10: "Anti-Nelson Rodrigues"
» 14/11: "Álbum de Família"
» 20 e 21/11: "O Anjo Pornográfico". Leitura dramatizada da biografia de Ruy Castro

Debates
» 11/7: "Nelson sob Ataque - Por que os Críticos Massacravam o Seu Teatro?", com Jefferson del Rios, Leyla Perrone-Moysés e Aimar Labaki
» 8/8: "Nelson vs. Marx - O Reacionário Libertário", com Nelson Rodrigues Filho, Otavio Frias Filho e Pedro do Coutto
» 15/8: "Nelson na TV - O Maldito do Horário Nobre", com Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Daniel Filho
» 5/9: "Nelson no Cinema "" Visto por Seus Diretores", com Nelson Pereira dos Santos, Neville de Almeida e Claudio Torres
» 26/9: "Nelson e Suas Estrelas - A Coragem de Ser Engraçadinha", com Vera Vianna, Lucélia Santos e Betty Faria
» 10/10: "Nelson Mal na Fita - Por que os Críticos Desprezavam os Seus Filmes?", com Luiz Carlos Merten,Walter Lima Jr. e Ismail Xavier
» 24/10: "Nelson no Divã - Por que os Psicanalistas Eram Loucos por Ele?", com Christiane Torloni, Luiz Zanin Oricchio e Elie Cheniaux
» 7/11: "Nelson Escritor - Por que os Críticos Esnobavam a Sua Literatura?", com Manuel da Costa Pinto, Luiz Augusto Fischer e Edélcio Mostaço
» 28/11: "Nelson em Pessoa - O Homem como Ele Era", com Francisco Horta, Neila Tavares e Carlos Heitor Cony

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais