Sete exposições consideradas ótimas estão em cartaz em SP; saiba quais

Gosta de arte? O "Guia" indica sete exposições em cartaz na capital paulista, avaliadas como ótimas pelos críticos da Folha. Entre elas, a mostra do polêmico artista chinês Ai Weiwei, no MIS (zona oeste de São Paulo), e da veterana brasileira Tomie Ohtake, no espaço que leva seu nome em Pinheiros (zona oeste).

Saiba mais sobre cada destaque abaixo:



Ai Weiwei - Interlacing
Destaque do calendário de exposições da cidade neste ano, a mostra dedicada ao artista chinês Ai Weiwei reúne cerca de 400 fotografias e vídeos de um dos nomes mais poderosos do mundo da arte contemporânea. Além das séries mais conhecidas, em que contesta o regime político de seu país, é possível percorrer imagens de sua juventude em Nova York e suas impressões sobre o terremoto que assolou a província de Sichuan, em 2008.
informe-se sobre o evento


Arte no Brasil
Parte do acervo da Pinacoteca volta a ser exibido na exposição "Arte no Brasil", que soma mais de 500 obras. Com um recorte que vai dos tempos coloniais até os anos 1930. A mostra ainda confronta artistas remotos como Debret (1768-1848) e Almeida Júnior(1850-1899) a nomes atuais como Fernando Lemos e Nelson Leirner.
informe-se sobre o evento


As Origens do Fotojornalismo no Brasil - Um Olhar Sobre o Cruzeiro
Mais de 400 imagens e matérias produzidas pelos profissionais que trabalharam para a revista "O Cruzeiro" nas décadas de 1940 e de 1950 discutem o desenvolvimento do fotojornalismo no país. Imagens realizadas por Jean Manzon, Pierre Verger e Luiz Carlos Barreto, entre outros fotógrafos, integram a mostra. A Imprensa e o Sistema de Arte é um dos cinco grandes temas que organizam a exposição.
informe-se sobre o evento


Da Seção de Arte ao Prêmio Aquisição
Com curadoria de Agnaldo Farias, a coletiva marca a abertura do novo espaço da Secretaria Municipal de Cultura. A mostra pretende discutir vários aspectos do desenho por meio do trabalho de artistas de diferentes gerações, de Tarsila do Amaral a Carmela Gross.
informe-se sobre o evento



O Tridimensional no Acervo do MAC: Uma Antologia
São 18 esculturas da coleção do museu, de artistas nacionais e internacionais, como Maria Martins e Cildo Meireles, que ocupam apenas o térreo da nova sede, no antigo prédio do Detran. Mesmo acanhada, a coletiva tem o objetivo de aproximar o público da crise que acomete as artes visuais, sobretudo a partir do final da Segunda Guerra Mundial.
informe-se sobre o evento


Prêmio Masp Mercedes-Benz de Artes Visuais 2012
A mostra traz obras de Anna Maria Maiolino e de Paulo Nazareth, vencedores da primeira edição do prêmio de arte contemporânea.
informe-se sobre o evento


Tomie Ohtake - Correspondências
A mostra inicia as celebrações do centenário de Tomie Ohtake. Na seleção de Agnaldo Farias e Paulo Miyada são apresentadas interseções entre sua produção e obras de artistas contemporâneos de peso, como Lia Chaia, Nuno Ramos, Waltercio Caldas, Paulo Pasta e Dudi Maia Rosa. Cor, gesto e textura são os núcleos temáticos que conduzem os diálogos.
Obras recentes da artista também podem ser vistas em outra exposição, na galeria Nara Rosler.
informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais