Cerca de 60 fotografias feitas pelo escritor Mário de Andrade em 1927 durante uma viagem à Amazônia serão expostas a partir deste sábado (23) na Caixa Cultural São Paulo (centro da cidade). A entrada é gratuita.
- Lindsay Lohan, Sharon Stone e outras celebridades têm fotos em mostra em SP
- "Super-heróis" enfrentam problemas cotidianos em mostra gratuita
- Principais museus de SP oferecem entrada gratuita uma vez por semana
As imagens, em preto e branco, que formam a mostra "Mário de Andrade: etnógrafo-fotógrafo-poeta" foram organizadas a partir do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP e mostram um recorte da visita do escritor ao Estado do Pará e ao Peru.
Durante a expedição --descrita por Andrade como uma "viagem pelo Amazonas até o Peru, pelo Madeira até a Bolívia, e pelo Marajó até dizer chega"--, o escritor fez registros fotográficos e escreveu textos sobre a paisagem, o homem e a cultura da região.
As fotografias de Andrade mostram o universo do trabalho e do trabalhador distante dos grandes centros urbanos da época, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Nas imagens estão registrados o trabalho no campo com a cana, o café e o gado; populações ribeirinhas; além de fotos do cotidiano da população. A exposição fica em cartaz até 5 de maio.
Mário de Andrade: etnógrafo-fotógrafo-poeta - Caixa Cultural São Paulo. Praça da Sé, 111, Centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3321-4400. Ter. a dom.: 9h às 20h. Abertura: sáb (23). Até 5/5. Grátis.
Comentários
Ver todos os comentários