"Guia" indica 10 exposições imperdíveis em São Paulo

A cidade de São Paulo está cheia de exposição bacana. Dá para ver obras peculiares de Vik Muniz (que recriou trabalhos de artistas famosos com pedacinhos de revistas), uma mostra com fotos de astros do rock, outra de Portinari e até uma série de cuecas estilosas feitas para alertar os visitantes sobre a prevenção de doenças masculinas.

Abaixo, veja detalhes sobre dez exposições imperdíveis que estão em cartaz na capital paulista, com dados sobre preços, locais de exibição e galerias de fotos.


"A Cueca - Uma Experiência Íntima"
Diversos artistas criaram cuecas estilosas e irreverentes para essa exposição, em cartaz no Continental Shopping (zona oeste), que tem como objetivo alertar os visitantes sobre o câncer de próstata. Com entrada grátis, o público poderá ver 23 peças feitas com materiais variados, incluindo ferro, metal, tecido e resina. A mostra aborda, ainda, a evolução da cueca e mostra sua história desde o século 12.
Informe-se sobre a exposição



"Da Vincis do Povo - do Cai Guo Qiang"
Premiado na Bienal de Veneza de 1999, o artista chinês Cai Guo-Qiang exalta a criatividade e a inventividade do povo de seu país. A mostra inclui engenhocas criadas por camponeses, como robôs que pintam. Também serão exibidas telas pintadas com pólvora, como "Birds and Flowers of Brazil".
Informe-se sobre a exposição



"Jogos Olímpicos - Esporte, Cultura e Arte"
O Centro Cultural Fiesp (centro) reúne cerca de 300 objetos relacionados à história das Olimpíadas, como medalhas, uniformes e mascotes. Entre os itens expostos, estão tochas olímpicas dos jogos de Helsinque, em 1952, e de Londres, tanto a de 1948 quanto a de 2012. Os visitantes poderão tirar fotos empunhando uma réplica da tocha usada ano passado. Outras atrações interativas são a possibilidade de tirar fotos ao lado do ursinho Mischa, mascote de Moscou-1980, e participar de uma simulação de salto em distância. Todo o material faz parte do acervo do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e do COI (Comitê Olímpico Internacional).
Informe-se sobre a exposição



"Festival Istambul Agora - Hüseyin Bahri Alptek"
Parte do festival Istambul Agora, que também promove espetáculos e apresentações musicais, a exposição do artista turco Hüseyin Bahri Alptek (1957-2007) reúne colagens, fotografias e vídeos produzidos entre 1990 e 2007. Em discussão, questões como exílio e globalização.
Informe-se sobre a exposição



"Lady Warhol"
Clicado por Christopher Makos em 1981, o artista pop Andy Warhol aparece caracterizado de mulher em 50 imagens. Inspiradas no projeto dos artistas Man Ray e Marcel Duchamp, as fotografias de "Lady Warhol" acrescentam referências da cena nova-iorquina da época. Na escolha do figurino, o fotógrafo de moda focou na dubiedade de gêneros: Warhol aparece maquiado com batom vermelho em todas as imagens, mas trajando roupas masculinas --camisa branca, gravata e jeans, num estilo bem diferente do modo de vida yuppie norte-americano da época.
Informe-se sobre a exposição



"Portinari"
As séries "Bíblica" e "Retirantes", de Portinari, pertencentes ao acervo do Masp, ganham nova exibição por lá. Nas 11 telas expostas, o público poderá notar a influência de Pablo Picasso e da temática social em suas obras. O museu, que tem entrada gratuita às terças, também reúne em seus quatros andares as mostras "Romantismo", "Papéis Estrangeiros", "Deuses e Madonas", "Triunfo do Detalhe" e "Obsessões da Forma".
Informe-se sobre a exposição



"Cao Guimarães - Ver É uma Fabula"
O artista e cineasta mineiro Cao Guimarães apresenta vídeos e fotografias em três andares do Itaú Cultural. Em foco, o interesse formal e temático do artista pelos entrelugares e pela relação do homem com as paisagens reveladoras. A exposição foi considerada ótima (com quatro estrelas) pelos críticos da Folha.
Informe-se sobre a exposição

Crédito: Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander/Divulgação Frame de "O Inquilino", vídeo que poderá ser visto na mostra "Cao Guimarães - Ver É uma Fábula", no Itaú Cultural


"Coleção Itaú de Fotografia Brasileira"
Com curadoria de Eder Chiodetto, são apresentadas cerca de cem fotografias que compõem um panorama da produção experimental dos últimos 60 anos. Artistas modernos e contemporâneos têm seus trabalhos reunidos em núcleos dedicados à paisagem urbana e ao homem e a identidade. São peças de nomes como Boris Kossoy, Cristiano Mascaro e Geraldo de Barros. A mostra fica em cartaz até 19 de maio no Instituto Tomie Ohtake.
Informe-se sobre a exposição



"Vik Muniz"
Um dos nomes brasileiros mais destacados no cenário internacional, Vik Muniz apresenta sua primeira mostra individual na galeria Nara Roesler, que o representa desde o ano passado. "Espelhos de Papel" reúne 11 obras inéditas da série dedicada às recriações de obras de artistas como Claude Monet e Gustave Courbet por meio de colagens com fragmentos de revistas.
Informe-se sobre a exposição



"Rockstars"
Quem passar pelo shopping Cidade Jardim (zona oeste) pode visitar a exposição da Galeria Lume, que reúne 20 fotos de grandes nomes da música desde os anos 1960, tiradas pelo britânico Terry O'Neill. Eric Clapton, Beatles, Elvis Presley, The Police e Led Zeppelin estão retratados por lá, em imagens produzidas com técnica analógica, a maioria em preto e branco. As fotos deixam em evidência o comportamento excêntrico dos roqueiros da época, com cabelos compridos e adereços extravagantes.

Shopping Cidade Jardim - praça central, térreo - av. Magalhães de Castro, 12.100, Cidade Jardim, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3552-1000. Até 7/5. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom. e feriados: 14h às 20h. Grátis.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais