Exposição com obras-primas italianas ficará aberta durante a madrugada

O Centro Cultural Banco do Brasil (centro de São Paulo) tem novidade dupla neste sábado (dia 13). Não só é esperada a inauguração da mostra "Mestres do Renascimento - Obras-Primas Italianas", como é também o fim de semana da "Virada Renascentista".

Na esteira da "Virada Impressionista", quando o público acumulou-se em filas para ver a exposição "Impressionismo - Paris e a Modernidade" no ano passado, o evento mantém o prédio do CCBB funcionando ininterruptamente a partir das 15h deste sábado até as 21h do domingo (dia 14). A entrada é gratuita.


Tendo a noite toda para ver a exposição, fica mais fácil apreciar as 57 obras do período renascentista. Divididas em seis núcleos, elas ocupam os quatro andares do CCBB. O segundo piso abriga os núcleos "Urbino", "Milão", "Ferrara" e "Veneza" e reúne pinturas de Giovanni Santi, Paolo Veronese e Lorenzo Lotto, entre outros artistas. Se quiser apreciar o trabalho arquitetônico de Michelangelo, vá ao terceiro andar, onde está o núcleo "Roma".

Se passar a noite em claro não está nos seus planos, tudo bem: os renascentistas ocupam o CCBB até o dia 13 de setembro.

ATIVIDADES PARALELAS

Esperar na fila do CCBB não é um sacrifício muito grande. Todos os dias, até as 17h, o Programa Educativo do CCBB realiza intervenções poéticas, que acontecerão na parte externa para entreter quem espera.

Atores caracterizados como figuras renascentistas, como o artista Rafael e Elizabetta Gonzaga (retratada na obra em sua obra), conversam com os visitantes sobre suas vidas e lhes explicam onde seus trabalhos estão. Ao longo do dia, há também leituras de textos de Leonardo Da Vinci.

A partir de quarta-feira (dia 17), o CCBB recebe "bailes" do período renascentista. Dançarinos com figurinos do século 16 e máscaras venezianas fazem coreografias ao som de "La Pavana" e "La Volta Italiana", executadas por flautistas e percussionistas.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais