Crítica: Nova casa de Salvatore Loi tem cozinha descomplicada e autoral

Grandes chefs frequentemente escorregam na hora de fazer sua cozinha mais elaborada, mais criativa, mais cabeça etc. Mas dificilmente erram pelo contrário quando é a vez do arroz com feijão. E que feijão são capazes de fazer!

O Tavola é mais uma evidência disso. É a casa mais informal e barata do chef Salvatore Loi, que no seu caro restaurante homônimo tenta manter o nível de alta cozinha que praticava no Fasano (e depois em outros endereços).

Paralelamente, ele inaugurou há duas semanas seu novo endereço, pequeno e simpático, dentro de uma loja de vinhos, a Grand Cru do Morumbi Shopping.

Uma grande mesa coletiva, outras mais reservadas num canto e vinhos bons a preço de prateleira completam a festa se você tiver paciência de ir a um shopping (a este, gigantesco, então...), estará bem servido. Porque, ademais, terá cozinha italiana descomplicada, mas com toques autorais.

Lá você encontra: lasanha de espinafre com recheio cremoso de vitelo e molho de queijo grana padano; parmigiana de abobrinha com mozarela e um delicado salame; nhoquete de sêmola em belo molho de tomate, linguiça, azeitona e pecorino (à moda da Sardenha natal do chef).

Há também uma vistosa costeleta de porco à milanesa e um bauletti (massa fresca) com recheio de ricota e manteiga de especiarias que vem com um toque de laranja. Para arrematar, mil-folhas com creme de baunilha e calda de morango.

Ok, no milanesa fariam bem um pouco menos de cozimento da carne e um pouco mais de sal, e a burrata recheada de gorgonzola não precisava do enjoativo purê de maçã (pra quê?).

Enfim, não é a perfeição, mas é muito mais do que se esperaria de uma pequena loja no shopping.

Avaliação: bom

Morumbi Shopping - av. Roque Petroni Júnior, 1.089, Jardim das Acácias, tel. 5181-0070. 42 lugares. Seg. a sáb.: 12h às 22h. Dom.: 14h às 20h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais