Nova temporada de 'Stranger Things' estreia na Netflix; relembre o que aconteceu na série

Produção retorna ao streaming depois de passar quase três anos sem novidades

São Paulo

Até alguns anos atrás, era comum esperar bastante tempo para assistir à nova temporada do seu seriado favorito. Hoje a história costuma ser bem diferente, com as plataformas de streaming emendando novos capítulos uns nos outros. Mas não foi isso o que aconteceu com "Stranger Things".

Eduardo Franco, Charlie Heaton, Millie Bobby Brown, Noah Schnapp e Finn Wolfhard na quarta temporada de 'Stranger Things'
Eduardo Franco, Charlie Heaton, Millie Bobby Brown, Noah Schnapp e Finn Wolfhard na quarta temporada de 'Stranger Things' - Divulgação

Os ares de anos 1980 não estão somente no roteiro, mas também na certa demora da produção. Mesmo sendo um dos sucessos da Netflix, a série ficou congelada e sem novidades por praticamente três anos. Mas a luz no fim do túnel surgiu agora, e o seriado vai finalmente ganhar a sua quarta temporada nesta sexta, dia 27.

Apesar do tempão que se passou na vida real, a nova trama tem início apenas seis meses depois da batalha que marcou o fim da terceira temporada. Eleven, Mike, Will, Dustin, Lucas e seus outros amigos, agora separados pela primeira vez, vão precisar enfrentar os desafios do ensino médio e uma nova ameaça sobrenatural.

O problema é que "Stranger Things" sofre um bocado mais do que outros seriados com a demora nos lançamentos, já que seus protagonistas eram interpretados por adolescentes que poderiam esticar de tamanho da noite para o dia —o que obviamente ocorreu. Os atores principais agora são adultos, com idades entre 17 e 20 anos. E, sim, vai ficar difícil engolir que se passaram apenas alguns meses na história.

Mas fato é que o seriado tem uma legião de fãs que estavam com saudades de assistir a crianças fofas lutando contra monstros gigantes em mundos paralelos. Se você viu "Stranger Things", é provável que já tenha esquecido boa parte da trama. Confira, a seguir, um resumo dos principais acontecimentos do seriado para se preparar para os novos capítulos. E, se não assistiu à produção, aí está um bom resumo da trama.

1ª temporada
Quatro meninos, Dustin, Lucas, Mike e Will, brincam com um jogo e, quando chega a hora de irem embora, Will é sequestrado por um monstro gigante, que o leva para um local conhecido na série como Mundo Invertido. Joyce, sua mãe, descobre que o garoto desapareceu e aciona Jim Hopper, o chefe de polícia da cidade de Hawkins.

Em paralelo a isso, Eleven, uma garotinha com poderes psíquicos, consegue escapar de um laboratório da cidade e é encontrada pelos três amigos de Will. Juntas, as crianças começam a investigar o desaparecimento do colega, enquanto Joyce e Hopper fazem o mesmo.

No fim da temporada, os cientistas do laboratório de onde Eleven fugiu quase a encurralam, mas ela consegue derrotá-los –o sangue expelido na batalha, porém, acaba atraindo o monstro para lá. É quando ela precisa deixar os meninos para trás para destruir a criatura. Joyce e Hopper usam um portal do laboratório para acessar o Mundo Invertido e salvam Will.


2ª temporada
Um ano se passou e Will parece não se ver livre dos acontecimentos da temporada anterior –o garoto tem visões com monstros com certa frequência. Na escola, uma garota chamada Max se junta ao grupo. Enquanto isso, Eleven consegue escapar do Mundo Invertido e começa a ser criada pelo policial Hopper, que carrega a dor de ter perdido uma filha no passado.

Dustin encontra um filhotinho de monstro e começa a criá-lo. Will acaba entrando em contato com a criatura e vai de novo para o Mundo Invertido, onde é possuído por um monstro de sombras. Hopper vai parar numa espécie de portal para o universo maligno da história, e Will, que mantém conexão com esse universo, consegue encontrá-lo.

O grupo de crianças e adultos se envolve numa confusão com criaturas monstruosas, enquanto Eleven faz uma viagem para conhecer pessoas semelhantes a ela e aprender a controlar os seus poderes. Will, que está possuído, consegue mandar um recado subliminar para seus amigos pedindo que fechem o portal. É então que surge uma Eleven gótica e poderosa, que se encarrega desta missão enquanto os outros tentam exorcizar o menino.


3ª temporada
Um shopping novo é aberto em Hawkins, cidade que também começa a atrair a atenção de cientistas russos. Billy, o irmão mais velho de Max, é possuído por um monstro chamado Devorador de Mentes. Eleven e Max viram amigas e começam a investigar o rapaz. Enquanto isso, Nancy, a irmã de Mike, começa a trabalhar como jornalista e descobre um caso suspeito envolvendo uma idosa e ratos raivosos.

O grupo de adolescentes confrontam Billy e é revelado que o monstro da vez está possuindo várias pessoas da cidade –inclusive a idosa do caso investigado por Nancy. Dustin pede ajuda de seus amigos Steve, Robin e Erica para sondar outro caso suspeito e eles acabam descobrindo uma base de pesquisa russa que quer abrir um portal para o Mundo Invertido.

Os humanos possuídos pelo Devorador de Mentes "derretem" e se juntam para dar forma a um monstro que ataca os adolescentes. Eles se encontram com os adultos no shopping para acabar definitivamente com a criatura –no meio da batalha, Hopper desparece. Três meses se passam e alguns dos personagens decidem se mudar de Hawkins para fugir dos perigos sobrenaturais que assolam a cidade.

O que vem aí?
Na tentativa de esticar um dos seus produtos de maior sucesso, a Netflix decidiu dividir a nova temporada em dois pedaços —o que já havia ocorrido com "La Casa de Papel", por exemplo. Isso significa que, por enquanto, só vão desembarcar na plataforma sete episódios, enquanto os dois últimos estarão disponíveis no dia 1º de julho.

Há rumores de que nenhum dos capítulos terá uma duração menor do que 60 minutos. A expectativa é que o último, inclusive, dure cerca de duas horas e meia. Questionada, a Netflix não quis confirmar as informações.

Mas é bom aproveitar. Os irmãos Duffer, criadores da série, já adiantaram que a quinta temporada, que ainda está por vir, será a última de "Stranger Things".

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais