Dia do Alzheimer: Conheça 5 produções no streaming que abordam a doença

Filmes premiados como 'Amor', 'Meu Pai' e 'A Separação' discutem o impacto que o mal pode causar

São Paulo

O dia 21 de setembro, esta quarta-feira, é marcado no calendário como o Dia Mundial da Doença do Alzheimer. A condição neurodegenerativa provoca a diminuição das funções cognitivas e se agrava ao longo do tempo, podendo gerar problemas como esquecimento, desorientação no espaço e irritabilidade.

O nome é uma referência a Dr. Alois Alzheimer, médico que em 1906 notou mudanças no tecido cerebral de uma mulher que havia morrido com sintomas que incluíam perda de memória e problemas de linguagem.

A atriz Emmanuelle Riva em cena do filme 'Amor' (2012), dirigido por Michael Haneke - Divulgação

De acordo com a Alzheimer's Disease International, a doença é a causa mais comum de demência em idosos, afetando mais de 55 milhões de pessoas.

Apesar de afetar principalmente os mais velhos, o mal também pode afetar pessoas mais jovens —o Alzheimer precoce, também chamado de pré-senil, se manifesta entre os 45 e 65 anos.

Mais de 140 estudos clínicos sobre a doença de Alzheimer estão em andamento hoje no mundo e mais 200 já foram finalizados, segundo a plataforma internacional Clinical Trials. A cura, porém, ainda é vista como algo muito distante.

Conheça a seguir cinco longas que abordam a doença e o impacto que ela pode ter.

Amor
Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva interpretam um apaixonado casal de idosos neste filme do austríaco Michael Haneke. Eles moram sozinhos e mantêm a rotina até que a personagem de Riva é submetida a uma operação que corre mal e paralisa uma parte de seu corpo. Depois, ela também começa a apresentar sinais de demência —apesar de Alzheimer não ser citado exatamente no longa, os sintomas e as consequências credenciam o filme a estar nesta lista. Vencedor do Oscar de filme estrangeiro e da Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Áustria, França e Alemanha, 2012. Direção: Michael Haneke. Com: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva e Isabelle Huppert. 14 anos. No Looke


A Separação
A trama aborda o divórcio de um casal iraniano. Enquanto ela quer deixar o país com a filha em busca de uma vida melhor, ele quer continuar onde sempre esteve. Depois que a mulher deixa a casa, o homem contrata uma cuidadora para ajudar com seu pai, que tem Alzheimer. Casada com um homem conservador, a cuidadora terá que desobedecer o Alcorão para cuidar do idoso incapaz de tomar banho sozinho. Vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.
Irã, 2011. Direção: Asghar Farhadi. Com: Payman Maadi, Leila Hatami e Sareh Bayat. 12 anos. Para alugar na Apple TV (R$ 4,90)



Diário de Uma Paixão
Neste açucarado romance estrelado por Ryan Gosling e Rachel McAdams, um casal apaixonado sofre com a proibição do romance pela mãe da jovem, nos anos 1940 —ela é rica e ele, pobre. Eles se reaproximam já idosos, quando ele começa a ler memórias anotadas em um caderno para ela, que sofre com demência e está com a memória afetada.
EUA, 2004. Direção: Nick Cassavetes. Com: Rachel McAdams, Ryan Gosling e Gena Rowlands. 14 anos. No HBO Max e Oi Play


Meu Pai
Anthony Hopkins interpreta um homem octogenário tomado pela demência que recusa todo cuidador que sua filha, vivida ora Olivia Colman, tenta contratar para ajudá-lo no dia a dia. Hopkins recebeu o Oscar de melhor ator pelo trabalho na produção.
Reino Unido, França, EUA, 2020. Direção: Florian Zelles. Com: Anthony Hopkins, Olivia Colman e Mark Gatiss. 12 anos. No Belas Artes à la Carte, Oi Play, Claro TV+ e Paramount+


Para Sempre Alice
Julianne Moore interpreta uma professora de Harvard especialista em linguística cuja sua vida muda completamente quando é diagnosticada precocemente com Alzheimer. Moore foi premiada com o Oscar de melhor atriz pela atuação no longa.
EUA, 2014. Dir.: Richard Glatzer e Wash Westmoreland. Com: Julianne Moore, Kristen Stewart, Alec Baldwin. 12 anos. No HBO Max

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais