Descrição de chapéu Filmes
Streaming

'Euphoria': Com fim da segunda temporada, conheça Zendaya em 5 filmes no streaming

Lista vai de produção adolescente da Disney a 'Duna', ficção científica indicada ao Oscar

cena de série

A atriz Zendaya em cena da série 'Euphoria', criada por Sam Levinson, disponível no HBO Max Divulgação

São Paulo

Não é exagero dizer que ela é uma das queridinhas do momento.

Em "Euphoria", série com adolescentes que usam drogas em excesso e transam mais do que o comum, Zendaya protagoniza a história na pele de Rue, uma jovem viciada em drogas e que vive com recaídas e crises de abstinência ao longo dos episódios.

A produção tem gerado burburinho nas redes sociais desde que a segunda temporada estreou, em janeiro. Agora será a hora da despedida —o último episódio será lançado no domingo (27), na HBO Max.

Zendaya
Zendaya, que fez sucesso em 'Euphoria' e agora é uma das atrizes queridinhas do público - Brad Ogbonna/The New York Times

Mas calma: a terceira temporada já está confirmada. Enquanto isso, o jeito é tentar matar a saudade da série com outros seriados e filmes com Zendaya no elenco. Mesmo jovem, a atriz aparece em algumas outras produções disponíveis nas principais plataformas de streaming —desde quando ela ainda era uma estela mirim da Disney até longas mais recentes, incluindo um indicado ao Oscar.

Até pouco tempo atrás desconhecida do grande público, a atriz de 25 anos brilhou em "Euphoria" e ganhou destaque sob os holofotes de Hollywood. Tanto que foi reconhecida pelo Emmy, prêmio que venceu como melhor atriz em série de drama em 2020, quando concorria com Olivia Colman e Jennifer Aniston.

Mas a carreira de Zendaya começou uma década antes, quando deu seus primeiros passos na atuação no seriado adolescente "No Ritmo", lançado em 2010 no Disney Channel.

Na época ela ainda fez alguns filmes para a empresa do Mickey e tentou se aventurar na música pop, mas a verdade é que quase tudo naufragou.

As coisas passaram a mudar mesmo em 2017, quando surgiu no elenco de "Homem-Aranha: De Volta ao Lar", primeiro filme da trilogia em que Tom Holland interpreta o herói aracnídeo. Naquele mesmo ano, ela atuou em "O Rei do Show", musical no qual a atriz vive uma trapezista e que tem elenco cheio de estrelas do cinema, com Hugh Jackman no papel principal.

Mas foi só com "Euphoria", criação de Sam Levinson, que ela caiu nas graças do público e da crítica. A importância de sua personagem na série foi só aumentando, a ponto de o quinto capítulo da atual temporada ser dedicado exclusivamente a Rue, incluindo cenas perturbadoras de surtos —o que fez o episódio ser um dos mais comentados nas redes sociais.

Veja abaixo cinco outras obras com Zendaya no streaming e saiba como assistir a cada uma.

Duna
Depois do sucesso de "Euphoria", estampar o rosto de Zendaya nos materiais de divulgação de "Duna" parece ter sido uma estratégia para popularizar o filme entre os jovens. A tática acabou desagradando aos fãs da atriz, que se decepcionaram com o pouquíssimo tempo que ela tem na tela —Chani, sua personagem, só ganha destaque no final da trama. O clássico da ficção científica fala sobre o jovem Paul Atreides, cujo pai recebe o controle do planeta Arrakis, também chamado de Duna, onde há uma especiaria que possibilita viagens espaciais. O problema é que também há outros grupos interessados em dominar este ingrediente. O longa foi indicado a dez categorias no Oscar deste ano, incluindo a estatueta de melhor filme. A cerimônia está marcada para 27 de março.
Canadá e EUA, 2021. Direção: Denis Villeneuve. Com: Rebecca Ferguson, Timothée Chalamet e Zendaya. Na HBO Max. 14 anos


Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Foi a retomada da carreira de Zendaya para o grande público, após o destaque adolescente na Disney. Aqui, ela interpreta MJ, enquanto o herói é encarnado por Tom Holland. Na trama, o aracnídeo precisa enfrentar o vilão Abutre, enquanto aprende o que é ser um herói e lida com os desafios de uma adolescência comum. Apesar de a atriz não ter destaque neste primeiro longa, a sequência da franquia, lançada em 2019, transforma sua personagem no par romântico de Peter Parker. Na vida real, Zendaya e Holland também namoram –após rumores, o relacionamento foi assumido no ano passado, depois que foram flagrados aos beijos.
EUA, 2017. Direção: Jon Watts. Com: Michael Keaton, Tom Holland e Zendaya. Na Netflix e no Globoplay. 12 anos


Malcolm & Marie
Sam Levinson, o criador de "Euphoria", resolveu dobrar a aposta no trabalho de Zendaya. Neste filme, lançado no ano passado e gravado na pandemia, o cineasta põe a atriz como protagonista de novo, numa trama em que ela faz par romântico com John David Washington. Produzido enquanto os protocolos de distanciamento social eram os mais rígidos, baseia-se em discussões do casal e em monólogos sobre o relacionamento. É uma grande DR exibida em preto e branco. Cogitou-se, após o lançamento, que ela pudesse ser indicada ao Oscar pelo papel, mas a aposta não se confirmou —a vencedora em 2021 foi Frances McDormand, por seu trabalho em "Nomadland".
EUA, 2021. Direção: Sam Levinson. Com: John David Washington e Zendaya. Na Netflix. 14 anos


O Rei do Show
Neste musical, Hugh Jackman deixa a rigidez do Wolverine para viver P. T. Barnum, que tem um empreendimento fracassado e decide criar um espetáculo. Para compor o elenco, ele busca pessoas diferentes e rejeitadas —​caso da personagem de Zendaya, a trapezista Anne Wheeler, que se candidata ao show com seu irmão. A trama toca em temas raciais, já que os dois desconfiam que o público não gostaria de ver pessoas negras no palco. No longa, ela também vive um romance com o personagem de Zac Efron, outro ator que ganhou projeção em produções musicais da Disney.
EUA, 2017. Direção: Michael Gracey. Com: Hugh Jackman, Zac Efron e Zendaya. No Disney+. 10 anos


Zapped
O último filme desta lista é também um dos primeiros em que Zendaya aparece como protagonista. Produzido pelo Disney Channel, o longa apresenta Zoey, adolescente que precisa aprender a conviver com seu novo padrasto e os três filhos dele. Quando seu celular sofre um acidente, a jovem consegue usar um aplicativo para controlar os homens ao seu redor. Mesmo com um enredo bobo, a produção agrada aos fãs da atriz por exibi-la bem no início da carreira.
Canadá e EUA, 2014. Direção: Peter DeLuise. Com: Chanelle Peloso, Spencer Boldman e Zendaya. No Disney+. Livre

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais