'Animais Fantásticos': Saiba como assistir aos filmes que surfam no mundo de Harry Potter

'Os Segredos de Dumbledore' estreia nos cinemas, enquanto dois longas estão no streaming

São Paulo

É quase "Harry Potter", mas sem o Harry Potter. A franquia "Animais Fantásticos", que tenta expandir o mundo bruxo criado por J.K. Rowling, exibe o mesmo universo de magia e bruxaria —mas sem os personagens mais famosos. E agora um novo filme chega aos cinemas.

O roteiro gira ao redor de Newt Scamander, uma espécie de biólogo de criaturas mágicas. Mas surgem na história também personagens conhecidos e clássicos, como um Alvo Dumbledore, o velho bruxo que aparece agora mais novo, com cabelos escuros e barba curtinha. Ele, que vai se tornar mentor de Potter nos livros clássicos, é um dos protagonistas de "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore", que estreia nesta quinta (14). ​

Alvo Dumbledore ao lado de Newt Scamander em 'Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore'
Alvo Dumbledore, no centro, com Newt Scamander e Jacob Kowalski à direita, Eulalie Hicks e Teseu Scamander à esquerda e, ao fundo, Minerva McGonagall, em cena de 'Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore' - Jaap Buitendijk/Warner Bros. Pictures

No filme, uma equipe de magos é enviada por Dumbledore numa missão contra Gellert Grindelwald, bruxo extremista que quer dominar pessoas que não fazem magia –os dois, que foram apaixonados no passado, não podem se enfrentar por causa de um pacto de sangue. Enquanto isso, uma brasileira e um chinês disputam um cargo de liderança na Confederação Internacional dos Bruxos, entidade que imita a ONU.

Mas o filme chega aos cinemas lotado de polêmicas. Para começar, há a demissão de Johnny Depp, que interpretou o vilão Grindelwald nos dois primeiros capítulos. Depois de perder um processo de difamação no Reino Unido contra um tabloide que o acusou de espancar sua ex-mulher Amber Heard, a Warner pediu ao ator que deixasse a franquia em 2020. Agora quem vive o personagem é Mads Mikkelsen, mas a trama não se preocupa em explicar a mudança. ​

Os fãs brasileiros também ficaram decepcionados depois que ficou claro que parte da história não se passaria mais no Brasil, como Rowling tinha dado a entender em 2018 pelo Twitter. A justificativa é que a pandemia de Covid-19 teria atrapalhado os planos de viagem da equipe.

O jeito foi levar até as locações internacionais a atriz Maria Fernanda Cândido, que vive a ministra da Magia brasileira. A aparição dela nos trailers foi o suficiente para atiçar os fãs. Mas a verdade é que –atenção para um spoiler inofensivo, mas que pode ajudar a ajustar as expectativas– Vicência Santos, sua personagem, até é importante para o desenrolar da história, mas quase não fala e é mal aproveitada.

O título do novo filme também animou fãs que queriam que a trama deixasse claro que Dumbledore é gay. A informação, dita por Rowling para uma leitora em 2007, nunca foi dada nos livros. Nem o segundo "Animais Fantásticos", que já exibia a relação entre ele e Grindelwald, tocou no assunto.

Como mostra um dos comerciais lançados pela Warner, há uma cena em que Dumbledore admite que era apaixonado pelo vilão, mas o filme não vai além. Mesmo assim, o rápido diálogo foi o suficiente para incomodar autoridades da China, que pediram que o estúdio removesse o trecho no país.

O primeiro "Animais Fantásticos" foi lançado há seis anos, o segundo chegou aos cinemas há quatro. Com uma trama confusa, é comum se sentir perdido antes de assistir ao novo "Os Segredos de Dumbledore". Saiba, a seguir, como assistir aos capítulos anteriores no streaming para ir preparado para o cinema.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
Alvo Dumbledore volta a pedir uma ajudinha do magizoologista Newt Scamander para enfrentar o poderoso Gellert Grindelwald, seu arqui-inimigo. Com a ajuda de Steve Kloves no roteiro, que escreveu quase todos os longas de "Harry Potter", J.K. Rowling tenta amarrar a bagunça que causou na produção anterior, mas sem muito sucesso. "Os Segredos de Dumbledore" revela poucas coisas que os fãs ainda não sabiam, tem personagens em excesso e quase nenhum memorável, além de viradas na trama que não fazem muito sentido. Maria Fernanda Cândido sustenta a pose de bruxa poderosa nas raras cenas em que aparece –o ápice do filme, que envolve sua personagem, é anticlimático. Ainda assim, esse é o melhor dos três longas, o que não é uma tarefa muito difícil.
EUA e Reino Unido, 2022. Direção: David Yates. Com: Eddie Redmayne, Ezra Miller e Jude Law. 12 anos. Nos cinemas


Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
Scamander recebe uma missão de Dumbledore, que pede que ele impeça o avanço de Grindelwald, vilão que escapou de onde estava preso e começou a reunir seguidores contra os não bruxos. Enquanto isso, Credence Barebone conhece uma mulher que se transforma numa cobra chamada Nagini e busca descobrir sua verdadeira identidade. O mistério esbarra ainda em novos personagens, como Leta Lestrange, vivida por Zoë Kravitz. Além de toda a confusão familiar, o filme separa um tempo para exibir cenas na escola de Hogwarts, numa tentativa de gerar nostalgia.
EUA e Reino Unido, 2018. Direção: David Yates. Com: Eddie Redmayne, Johnny Depp e Katherine Waterston. 12 anos. Na HBO Max


Animais Fantásticos e Onde Habitam
O magizoologista Newt Scamander viaja aos Estados Unidos com uma maleta repleta de animais mágicos. Lá ele faz amizade com o não bruxo Jacob Kowalski e as bruxas irmãs Tina e Queenie, mas se mete numa confusão quando suas criaturas escapam e se espalham por uma Nova York dos anos 1920. Divertido e simpático, o filme apresenta uma turma de magos americanos, o que foi um frescor para quem só conhecia personagens adolescentes britânicos.
EUA e Reino Unido, 2016. Direção: David Yates. Com: Alison Sudol, Eddie Redmayne e Katherine Waterston. 12 anos. Na HBO Max

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais