Descrição de chapéu Televisão
Streaming

'Euphoria' e 'Rebelde': Jovens que transam e se drogam dominam séries; veja a quais assistir

Juventude cheia de hormônios e problemas é retratada em produções no streaming

-
São Paulo

Embora estudos mostrem que do lado de fora das telas e durante a pandemia as pessoas têm transado menos, os hormônios do início da vida adulta dos personagens do streaming continuam funcionando a todo o vapor, sem serem abalados pelo que se passa fora da ficção.

Se o retrato da juventude e suas questões aparece de forma mais densa, como no caso de produções como "Pose" e "It’s a Sin", ou com toques de exagero, como em "Elite" —que chegou a ser chamada pelos próprios espectadores de "soft porn" por causa da grande quantidade de cenas de sexo— e "Boca a Boca", que cria uma nova doença transmitida pela pegação, não importa: na ficção sobram exemplos do retrato clássico dos jovens que se beijam, transam, bebem e se drogam.

As personagens Andi e Emilia em cena de 'Rebelde', da Netflix
As personagens Andi (Selene) e Emilia (Giovanna Grigio) em cena de 'Rebelde', da Netflix - Netflix

As narrativas costumam ter um ponto de partida comum, como a vida em escolas ou faculdades, e circulam por clássicas questões existenciais, caso das descobertas da sexualidade, corações partidos, problemas familiares e abusos de substâncias.

O que as difere, claro, são os caminhos que seguem. Entre as mais recentes a chegar às plataformas, por exemplo, aparecem "Rebelde", um reboot da famosa novela mexicana no início dos anos 2000 que mostra aspirantes a músicos e cantores e agora incorpora à história personagens LGBTQIA+, e a segunda temporada de "Euphoria", que traduz de forma crua o vício em drogas e a violência —mas não deixa de lado a música, as maquiagens e os looks que ganham as redes. Ambas estrearam neste mês.

​​Se a vida de volta ao isolamento com o aumento nos casos de Covid está entediante e pedindo uma boa maratona de séries ou se você só quer absorver altas doses das dores e delícias da juventude, a lista de séries abaixo é a ideal. Mas vale o alerta: parte delas fica restrita ao público mais crescidinho.

Boca a Boca
Nesta produção brasileira cheia de pegação, festas e luzes coloridas, os jovens de uma pacata cidadezinha do interior do país são contaminados por uma infecção transmitida pelo beijo. Enquanto tentam descobrir a origem da doença e se proteger, eles temem que seus segredos sejam expostos.
Brasil, 2020. Criação: Esmir Filho. Com: Caio Horowicz, Michel Joelsas e Grace Passô. 16 anos. Uma temporada, na Netflix


Elite
Quando um terremoto destrói uma escola pública espanhola, o governo matricula três adolescentes da classe operária em um dos colégios mais caros do país. Em meio a desigualdades e o mistério em torno de um assassinato, jovens cheios de hormônios dão o tom da série que ficou conhecida pela grande quantidade de cenas de sexo.
Espanha, 2018. Criação: Darío Madrona e Carlos Montero. Com: Itzan Escamilla, Omar Ayuso e Miguel Bernardeau. 18 anos. Quatro temporadas, na Netflix


Euphoria
Elogiada pelo retrato profundo que faz sobre o vício e vários tipos de violência, a série protagonizada por Zendaya em seu primeiro grande papel na TV acompanha um grupo de adolescentes e suas relações com o amor, a amizade, as redes sociais e as drogas. A segunda temporada estreou neste mês.
EUA, 2019. Criação: Sam Levinson. Com: Zendaya, Hunter Schafer e Sydney Sweeney. 18 anos. Duas temporadas, na HBO Max


Gossip Girl
O reboot da famosa produção dos anos 2000 revive, oito anos após ser desativado, o canal de fofocas que atormentava a vida dos jovens ricos de Nova York. Agora, uma nova geração de alunos tem suas questões expostas nas redes sociais —mas sob uma roupagem mais adulta do que a da série original.
EUA, 2021. Criação: Joshua Safran, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Com: Eli Brown, Jordan Alexander e Whitney Peak. 14 anos. Uma temporada, na HBO Max


It's a Sin
A série protagonizada pelo vocalista da banda Years & Years se debruça sobre uma década da vida de um grupo de amigos gays que se conhecem na Londres dos anos 1980 e, em meio a descobertas de sexualidade e os desafios do começo da vida adulta, precisam lidar com a explosão nos casos de Aids e a negligência do governo.
Reino Unido, 2021. Criação: Russell T. Davies. Com: Olly Alexander, Neil Patrick Harris e Omari Douglas. 16 anos. Uma temporada, na HBO Max


Pose
A série retrata a efervescente Nova York do final da década de 1980, a cultura e o glamour dos bailes LGBTQIA+ e a dinâmica das famílias alternativas formadas por jovens que foram expulsos ou fugiram de casa por causa de sua sexualidade.
EUA, 2018. Criação: Ryan Murphy. Com: MJ Rodriguez, Billy Porter e Indya Moore. 16 anos. Duas temporadas, na Netflix


Rebelde
Mais um reboot fresquinho de um sucesso antigo, a produção retoma o universo do Elite Way School, internato renomado onde foi criada a famosa banda mexicana RBD —que saiu das telas da novela exibida entre 2004 e 2006 e foi parar em palcos de todo o mundo. Na nova versão, músicos aspirantes fazem de tudo para ganhar a competição que, no passado, levou as estrelas da escola à fama. Enquanto isso, precisam enfrentar uma misteriosa seita e, é claro, pegar geral.
México, 2022. Direção: Santiago Limón e Yibrán Asuad. Com: Azul Guaita, Giovanna Grigio e Franco Masini. 16 anos. Uma temporada, na Netflix


Sex Education
O nome já resume a energia da série, que acompanha a vida de um jovem estudante que decide usar os conhecimentos adquiridos com a mãe, que trabalha como terapeuta sexual, para aconselhar em segredo colegas de sua escola e, de quebra, ganhar um dinheirinho em cima das questões sexuais alheias.
Reino Unido, 2019. Criação: Laurie Nunn. Com: Asa Butterfield, Gillian Anderson, Emma Mackey. 16 anos. Três temporadas, na Netflix


Skins
Dividida em três gerações —ou núcleos de personagens— que se dividem em sete temporadas, a série segue grupos de adolescentes em Bristol, na Inglaterra, em seus últimos anos do ensino médio. Uma das pioneiras em mostrar a juventude de forma complexa, a produção abraça temas como sexualidade, abuso de drogas, problemas familiares e transtornos mentais.
Reino Unido, 2007. Criação: Bryan Elsley e Jamie Brittain. Com: Kaya Scodelario, Hannah Murray e Jack O’Connell. 18 anos. Sete temporadas, na Netflix


A Vida Sexual das Universitárias
Criado por Mindy Kaling, que atuou e fez o roteiro de alguns episódios de "The Office", o seriado mostra a vida confusa e empolgante de quatro companheiras de quarto que acabam de entrar em uma faculdade nos Estados Unidos —uma nerd, uma patricinha, uma jogadora de futebol e uma aspirante a comediante.
EUA, 2021. Criação: Mindy Kaling e Justin Noble. Com: Pauline Chalamet, Amrit Kaur e Reneé Rapp. 16 anos. Uma temporada, na HBO Max

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais