Dia dos Namorados: Conheça 10 comédias românticas para assistir juntinho no streaming

Lista inclui clássicos, como 'Bonequinha de Luxo', e títulos recentes, como 'Um Crush para o Natal''

São Paulo

Celebrado neste domingo, dia 12, o Dia dos Namorados sempre surge com a mesma pergunta: é melhor sair de casa para um jantar romântico ou ficar embaixo das cobertas e evitar lugares cheios e filas de espera?

Para quem está no segundo grupo, uma opção é se jogar nas diversas comédias românticas disponíveis no streaming e aproveitar o dia para ficar naquele clima de paquera embaixo do edredom.

Duas fotos lado a lado mostram um homem e uma mulher se abraçando
Os atores Mark Ruffalo e Jennifer Garner em cena do filme 'De Repente 30' - Reprodução

A seleção abaixo reúne dez títulos do gênero que estão disponíveis nos serviços de streaming. Há opções clássicas, lançadas principalmente entre os anos 1990 e 2000, como "10 Coisas que Eu Odeio em Você" e "De Repente 30", mas também longas mais recentes, casos de "Para Todos os Garotos que Já Amei" e "Um Crush para o Natal".

Em comum, todos eles falam de relacionamentos e da solteirice com humor, o que pode ajudar também a aliviar o dia de quem está solteiro e vai ter que aturar várias fotos e declarações dos apaixonados nas redes sociais.

Seja qual for a sua escolha ou o seu status de relacionamento, aproveite para pegar uma pipoca e um vinho e dê um play na lista abaixo.

Bonequinha de Luxo
Um dos maiores clássicos da comédia romântica e um dos precursores do gênero, o filme da década de 1960 acompanha uma garota de programa, interpretada por Audrey Hepburn, que está decidida a casar-se com um milionário. Seus planos, porém, mudam quando ela se envolve com um escritor bancado pela amante. Recentemente, o longa foi mais um dos alvos das redes sociais, ao ser acusado de racismo. Isso porque um ator branco americano usou maquiagem e próteses para interpretar um personagem japonês, em uma prática chamada de "yellowface".
EUA, 1961. Direção: Blake Edwards. Com: Audrey Hepburn, Bill Neff e George Peppard. Livre. Em Globoplay, Oldflix e Telecine Play

Cena do filme "Bonequinha de Luxo"
Audrey Hepburn em cena do clássico 'Bonequinha de Luxo' - Divulgação

Como Ser Solteira
Dakota Johnson, de "Cinquenta Tons de Cinza", interpreta uma jovem que acabou de ficar solteira e, com a ajuda das amigas, aproveita seu novo status para curtir as noitadas de Nova York. Mas, como em muitas tramas do gênero, a personagem fica cansada de ser uma solteirona e decide se entregar a um novo amor.
EUA, 2016. Direção: Christian Ditter. Com: Dakota Johnson, Rebel Wilson e Leslie Mann. 14 anos. No Claro TV+ e Prime Video


De Repente 30
É um dos principais títulos quando o assunto é comédia romântica. Nele, uma adolescente inesperadamente acorda com 30 anos. Ela reencontra seu melhor amigo de infância, a quem rejeitou, e decide reconquistar a amizade do rapaz. Aqui, a dupla romântica é vivida por Jennifer Garner e Mark Ruffalo.
EUA, 2004. Direção: Gary Winick. Com: Jennifer Garner, Mark Ruffalo e Judy Greer. Livre. Na AppleTV+, Netflix, Star+ e Prime Video


O Diário de Bridget Jones
Outro clássico da lista. Nele, uma das solteiras mais famosas do cinema, Bridget Jones, registra em um diário suas tentativas de melhorar de vida. Ela está à procura de seu príncipe encantado, ao mesmo tempo em que tenta perder peso, parar de fumar e beber menos. Depois de alguns casos, ela fica dividida entre dois amores: seu chefe bonitão e mulherengo e um discreto colega de infância.
EUA, França, Inglaterra, 2001. Direção: Sharon Maguire. Com: Renée Zellweger, Colin Firth e Hugh Grant. 12 anos. Disponível para aluguel e compra no YouTube

A atriz Renée Zellweger em 'O Diário de Bridget Jones'
A atriz Renée Zellweger em 'O Diário de Bridget Jones' - Divulgação

Os Homens São de Marte... E É pra Lá que Eu Vou
O Brasil também tem lugar na lista, é claro. Na adaptação para as telonas da peça homônima, Fernanda, uma mulher de 39 anos que trabalha organizando casamentos, é solteira e busca pelo amor de sua vida. Para isso, conta com a ajuda de um amigo, interpretado por Paulo Gustavo, que morreu no ano passado. Nomes como Marcos Palmeira, Eduardo Moscovis e Humberto Martins vivem alguns de seus pretendentes.
Brasil, 2014. Direção: Marcus Baldini. Com: Mônica Martelli, Paulo Gustavo e Marcos Palmeira. 14 anos. No Globoplay


Para Todos os Garotos que Já Amei
Inspirado no livro de mesmo nome, o filme virou um dos queridinhos recentes do gênero. A protagonista, que ainda está no ensino médio, escreve cartas de amor secretas para todos os seus antigos "crushes". Só que um dia, as mensagens são enviadas para os destinatários, que começam a procurar a garota. Ela, então, precisa decidir com quem vai ficar.
EUA, 2018. Direção: Susan Johnson. Com: Lana Condor, Noah Centineo e Janel Parrish. 12 anos. Na Netflix


Sobre Ontem à Noite
Depois de ficadas de só uma noite, dois casais tentam engatar em um relacionamento sério. Com uma boa dose de piadas, o filme acompanha as dificuldades e as dúvidas que os pares enfrentam para viver juntos. O remake é inspirado no filme homônimo de 1986.
EUA, 2014. Direção: Steve Pink. Com: Kevin Hart, Michael Ealy e Regina Hall. 16 anos. Na Netflix


Um Crush para o Natal
Nesta outra produção recente, Peter pede ao melhor amigo que finja ser seu namorado durante o Natal, para evitar as piadas de sua família sobre ainda estar solteiro. Só que, como em uma boa comédia romântica, os sentimentos começam a se misturar e a amizade pode acabar virando um namoro. No meio disso, a família de Peter tenta bancar o cupido.
Canadá, 2021. Direção: Michael Mayer. Com: Michael Urie, Philemon Chambers e Luke Macfarlane. 10 anos. Na Netflix


Uma Segunda Chance para Amar
Este filme também tem um clima natalino e acompanha Kate, que trabalha vestindo a fantasia de um elfo em uma loja de artigos de Natal. Frustrada com o rumo que sua vida está tomando, as coisas parecem mudar quando ela conhece Tom, um rapaz que a ajuda a pôr tudo nos trilhos.
EUA, Reino Unido. 2019. Direção: Paul Feig. Com: Emilia Clarke, Henry Golding e Michelle Yeoh. 12 anos. Na Netflix


10 Coisas que Eu Odeio em Você
Mais um longa essencial para os fãs de comédias românticas. Nesta trama, que se passa no colegial, um bad boy de ares misteriosos aceita, por dinheiro, o desafio de tentar convencer a emburrada Kat a sair com ele. Para isso, ele faz de tudo para conquistar a garota, o que inclui cantar serenatas acompanhado de uma banda marcial no meio da escola —em uma das cenas mais famosas do filme. O galã é interpretado por Heath Ledger, que morreu em 2008.
EUA, 1999. Direção: Gil Junger. Com: Heath Ledger, Julia Stiles e Joseph Gordon-Levitt. 12 anos. Na Disney+

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais