Descrição de chapéu Filmes
Streaming

Pedro Almodóvar: Saiba onde assistir aos filmes do diretor, que lança 'Mães Paralelas'

Novo longa do cineasta espanhol chega aos cinemas nesta quinta e à Netflix no dia 18

Penélope Cruz e Milena Smit em cena do filme

Penélope Cruz e Milena Smit em cena do filme 'Mães Paralelas', de Almodóvar, que estreia nos cinemas Divulgação

-
São Paulo

Tramas novelescas, uma fotografia dominada por cores fortes, principalmente tons de vermelho, e histórias protagonizadas por personagens mulheres ou gays são algumas das características que marcam os filmes do espanhol Pedro Almodóvar.

Principal nome do cinema espanhol atualmente e um dos diretores vivos mais cultuados no mundo, Almodóvar lança "Mães Paralelas" nas salas de cinema no dia 3 e na Netflix no próximo dia 18.

Estrelado por Penélope Cruz, uma de suas musas, o longa acompanha duas mães solteiras que dão à luz no mesmo dia e marca o retorno do diretor de 72 anos às telas depois de "Dor e Glória", lançado em 2019.

Consagrado como mestre do melodrama, o espanhol começou a carreira em 1974, aos 25 anos, com o curta "Film Político". Ganhou reconhecimento internacional com filmes como "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988), "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999), que lhe rendeu o Oscar de melhor filme estrangeiro e o prêmio de direção em Cannes, e "Fale com Ela" (2002), que levou o Oscar de melhor roteiro original.

A maternidade, bem como questões LGBTQIA+ e a sexualidade são temas que costumam percorrer suas obras, geralmente abordados de forma bem-humorada através de personagens complexos.

0
O cineasta espanhol Pedro Almodóvar durante o festival de cinema de Veneza, na Itália, em 2021 - Xinhua/Divulgação

Com a popularização dos serviços de streaming, é possível encontrar as principais obras do diretor espanhol com poucos cliques. Quase todos os longas estão nos catálogos das plataformas, com exceção apenas de "Abraços Partidos", lançado em 2009, e "Labirinto de Paixões", de 1982, um de seus primeiros filmes.

Eles não foram encontrados em nenhum serviço no país atualmente, nem para aluguel ou compra em sites especializados. Os primeiros curtas de carreira do espanhol, que não foram lançados no Brasil, tampouco.

Uma novidade anunciada nesta terça (8), é que a Netflix incluiu 12 filmes do cineasta no catálogo –contando, é claro, com o lançamento "Mães Paralelas".

Conheça, a seguir, 21 filmes e curtas de Almodóvar em ordem cronológica, do mais recente ao mais antigo, e saiba onde assistir a cada um deles nos serviços de streaming.

Mães Paralelas
O filme, que foi recebido com aplausos no Festival de Veneza do ano passado, acompanha duas mulheres que se conhecem na maternidade e dão à luz no mesmo dia. Uma delas é Ana (Milena Smit), uma garota de 17 anos, e a outra, Janis (Penélope Cruz), uma fotógrafa que beira os 40 anos. Ambas são mães solteiras que engravidam por acidente.
Espanha, 2021. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Penélope Cruz, Milena Smit e Rossy de Palma. 14 anos. Estreia nos cinemas nesta quinta (3) e na Netflix em 18/2


A Voz Humana
A produção é um curta-metragem de 30 minutos filmado durante a pandemia e lançado em 2020. Baseado em uma peça de Jean Cocteau, é a primeira obra totalmente falada em inglês do diretor espanhol. A britânica Tilda Swinton interpreta uma mulher que leva um fora de seu amante por telefone —ao lado de uma maleta e de um cachorro, ela espera pelo homem que prometeu voltar para buscá-los, mas que nunca chega.
Espanha, 2020. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Tilda Swinton. 12 anos. No Telecine Play e disponível para compra ou aluguel no iTunes, Now e YouTube


Dor e Glória
Inspirada na infância e na juventude de Almodóvar, a cinebiografia foi indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro e Antonio Banderas a melhor ator –ele foi premiado em Cannes. Salvador Mallo, papel de Banderas, é um cineasta melancólico em declínio que reflete sobre sua infância na década de 1960 e as escolhas que fez ao longo da vida.
Espanha, 2019. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Antonio Banderas, Penélope Cruz e Leonardo Sbaraglia. 16 anos. Disponível para compra ou aluguel no iTunes, Now e YouTube

Antonio Banderas em "Dor e Glória"
Antonio Banderas em 'Dor e Glória', filme de 2019 baseado na vida do próprio Almodóvar - Divulgação

Julieta
O longa é inspirado em três contos da escritora canadense Alice Munro. Prestes a sair de Madri, Julieta, uma professora de literatura, tem um encontro inesperado que a faz mudar de ideia. Ela resolve se mudar para o antigo prédio em que vivia e lá começa a escrever uma carta para sua filha.
Espanha, 2016. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Adriana Ugarte, Daniel Grao e Emma Suárez. 14 anos. No Globoplay e disponível para aluguel e compra no iTunes, Google Play, Now e YouTube


Os Amantes Passageiros
Uma pane faz com que um avião que sobrevoa a Espanha não consiga pousar com segurança. A aeronave desgovernada é o ambiente para que segredos e intrigas dos passageiros venham à tona, enquanto os tripulantes tentam entretê-los de alguma forma.
Espanha, 2013. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Javier Cámara, Pepa Charro e Cecilia Roth. 16 anos. No HBO Max, Now e disponível para aluguel e compra no iTunes


A Pele que Habito
Atormentado após ver a esposa morrer queimada, um cirurgião plástico usa uma mulher como cobaia para testar uma pele sintética imune a qualquer tipo de dano. É um de seus filmes mais bem-avaliados e marca o retorno da parceria entre Almodóvar e Antonio Banderas após 20 anos.
Espanha, 2011. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Antonio Banderas, Elena Anaya e Jan Cornet. 16 anos. No Now e disponível para compra e aluguel no iTunes

Antonio Banderas e Elena Anaya em cena do filme 'A Pele que Habito' (2011), de Almodóvar
Antonio Banderas e Elena Anaya em cena do filme 'A Pele que Habito' (2011), de Almodóvar - Divulgação

Volver
Protagonizado por Penélope Cruz, que ganhou aqui sua primeira indicação ao Oscar, o filme gira em torno das irmãs Raimunda e Sole, que não sabem como lidar com seus problemas após a morte dos pais e recebem a ajuda do fantasma da mãe.

Venceu o prêmio de melhor roteiro em Cannes.
Espanha, 2006. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Carmen Maura, Penélope Cruz e Lola Dueñas. 14 anos. No Mubi, Telecine Play, Netflix (a partir de 10/2) e disponível para aluguel e compra no iTunes, Google Play, Now e YouTube.

A atriz Penélope Cruz em cena de 'Volver' (2006), de Almodóvar
A atriz Penélope Cruz em cena de 'Volver' (2006), filme de Almodóvar - Reuters/Divulgação

Má Educação
Nos anos 1960, dois meninos descobrem o amor e o medo em um internato católico. Eles se reencontram anos depois, assim como o diretor da escola, que foi testemunha e fez parte das descobertas. O ator mexicano Gael García Bernal interpreta dois personagens —um deles, uma travesti—, neste filme que é baseado nas memórias de Almodóvar.
Espanha, 2004. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Gael García Bernal, Fele Martínez e Javier Cámara. 18 anos. No Mubi, Netflix (a partir de 9/2) e disponível para aluguel e compra no iTunes e YouTube

O ator Gael García Bernal em cena de 'Má Educação' (2004), de Almodóvar
O ator Gael García Bernal em cena de 'Má Educação' (2004), de Almodóvar - Divulgação

Fale com Ela
Vencedor do Oscar de melhor roteiro original em 2002, o melodrama acompanha dois homens que se tornam amigos enquanto cuidam de duas mulheres que estão em coma, uma toureira e uma bailarina.
Espanha, 2002. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Javier Cámara, Leonor Watling e Rosario Flores. 14 anos. No Mubi, Netflix e disponível para aluguel e compra no iTunes e YouTube

A atriz Rosario Flores em cena de 'Fale com Ela' (2002), de Almodóvar
A atriz Rosario Flores em cena de 'Fale com Ela' (2002), filme de Almodóvar - Divulgação

Tudo Sobre Minha Mãe
Um dos principais e mais aclamados filmes do diretor, conta a história de uma mãe que perdeu o filho em um acidente e tenta lidar com a dor do luto. Após ler o diário do adolescente, viaja em busca do pai que o garoto nunca conheceu, e que agora vive como mulher. Ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e o prêmio de direção em Cannes.
Espanha, França, 1999. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Cecilia Roth, Penélope Cruz e Marisa Paredes. 18 anos. No Amazon Prime Video, Mubi, Now e disponível para aluguel e compra no iTunes, Google Play e YouTube


Carne Trêmula
Javier Bardem interpreta David, policial que fica paraplégico após levar um tiro de um jovem. Ao sair da prisão, esse rapaz, chamado Victor, tenta recuperar o amor da mulher que agora é casada com David. É o primeiro filme de Almodóvar com Penélope Cruz.
Espanha, França, 1997. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Javier Bardem, Penélope Cruz e Francesca Neri. 18 anos. No Amazon Prime Video, Mubi, Telecine Play, Netflix (a partir de 10/2) e disponível para aluguel e compra no iTunes e YouTube.

O ator Javier Bardem em cena de 'Carne Trêmula' (1997), de Almodóvar
O ator Javier Bardem em cena de 'Carne Trêmula' (1997), de Almodóvar - Divulgação

A Flor do Meu Segredo
Cansada do próprio trabalho e prestes a se separar do marido, uma escritora de meia-idade enfrenta uma crise e passa a reavaliar as relações com a mãe, a irmã, a amiga e até a empregada.
Espanha, França, 1995. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Marisa Paredes, Juan Echanove e Rossy de Palma. 14 anos. No Amazon Prime Video, Mubi, Telecine Play, Netflix (a partir de 9/2) e disponível para aluguel e compra no iTunes e YouTube


Kika
A personagem-título é uma maquiadora que se envolve com um escritor americano e seu enteado catatônico. Quando este é ressuscitado acidentalmente por Kika, ela decide ir morar com ele. Enquanto isso, um repórter sensacionalista segue a vida da maquiadora.
Espanha, França, 1993. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Peter Coyote, Verónica Forqué e Victoria Abril. 16 anos. No Mubi, Netflix e disponível para aluguel e compra no iTunes


De Salto Alto
A trama explora a relação entre uma apresentadora de TV e sua mãe, uma famosa cantora, que já foi amante do atual marido da filha. Enquanto as duas tentam se reconciliar, ocorre um assassinato.
Espanha, França, 1991. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Victoria Abril, Marisa Paredes e Miguel Bosé. 16 anos. No Amazon Prime Video, Mubi, Netflix (a partir de 10/2) e disponível para aluguel e compra no iTunes e YouTube


Ata-me!
Ricky, interpretado por Antonio Banderas, é um jovem paciente de um hospital psiquiátrico. Quando ele recebe alta, sequestra e mantém como refém uma atriz pornô por quem tem uma obsessão, papel de Victoria Abril, uma das atrizes favoritas de Almodóvar.
Espanha, 1990. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Victoria Abril, Antonio Banderas e Julieta Serrano. 16 anos. No Mubi, Now e disponível para aluguel e compra no iTunes e YouTube

Victoria Abril e Antonio Banderas em cena do filme 'Ata-me!' (1990), de Pedro Almodóvar
Antonio Banderas e Victoria Abril em 'Ata-me!' (1990), filme de Almodóvar - Reprodução

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
O filme foi um dos primeiros grandes sucessos de Almodóvar e lançou a carreira internacional do cineasta, com indicações ao Oscar e Globo de Ouro e um prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza. Estrelada por Antonio Banderas e Carmen Maura, uma de suas musas, a comédia acompanha Pepa, uma atriz de televisão que cruza com uma série de personagens excêntricos enquanto tenta descobrir por que o amante a deixou.
Espanha, 1988. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Antonio Banderas, Carmen Maura e Julieta Serrano. 14 anos. No Amazon Prime Video, Mubi, Telecine Play, Netflix (a partir de 9/2) e disponível para aluguel e compra no iTunes, Now e YouTube

Elenco do filme 'Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos' (1988), de Almodóvar
Elenco do filme 'Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos' (1988), de Almodóvar - IMDB/Divulgação

A Lei do Desejo
A trama segue três personagens principais: Pablo, um cineasta gay que embarca em um novo projeto e tem uma paixão não correspondida, Tina, sua irmã e atriz transexual, e Antonio, um fã obcecado por Pablo.
Espanha, 1987. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Antonio Banderas, Carmen Maura e Eusebio Poncela. 16 anos. No Mubi, Netflix e disponível para aluguel e compra no iTunes e YouTube

Cena do filme 'A Lei do Desejo' (1987), de Pedro Almodóvar
Antonio Banderas em cena do filme 'A Lei do Desejo' (1987), de Almodóvar - Reprodução

Matador
O longa é centrado na relação entre um toureiro aposentado que mata as mulheres depois do sexo, como uma forma de reviver a emoção das touradas, e de uma advogada criminalista que secretamente admira o assassino e também mata seus parceiros na cama.
Espanha, 1986. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Antonio Banderas, Carmen Maura e Julieta Serrano. 18 anos. No Belas Artes à la Carte


O que Fiz Eu para Merecer Isto?
A comédia segue a vida de uma família excêntrica formada por Gloria, uma faxineira viciada em anfetamina, o marido taxista abusivo, a sogra ingrata e os filhos –um garoto de programa e um traficante de drogas.
Espanha, 1984. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Carmen Maura, Luis Hostalot e Ryo Hiruma. 14 anos. No Amazon Prime Video, Mubi, Netflix (a partir de 9/2) e disponível para aluguel e compra no iTunes e YouTube


Maus Hábitos
Após a morte do namorado, uma cantora de boate foge da polícia e se refugia num convento de freiras um tanto quanto incomuns. Entre elas, há uma cozinheira masoquista, uma estilista e a dona de um tigre de estimação.
Espanha, 1983. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Carmen Maura, Cristina Sánchez Pascual e Julieta Serrano. 16 anos. No Amazon Prime Video, Mubi, Netflix e disponível para aluguel e compra no iTunes e YouTube


Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão
Um dos primeiros filmes de Almodóvar, narra a trajetória de Pepi, papel de Carmen Maura, uma jovem que é estuprada por um policial, o que acaba com seus planos de vender a virgindade. Ela resolve se vingar do criminoso com a ajuda da melhor amiga, líder de uma banda punk.
Espanha, 1980. Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Carmen Maura, Cecilia Roth e Félix Rotaeta. 16 anos. No Belas Artes à la Carte

Cena do filme 'Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão' (1980), de Pedro Almodóvar
Cena do filme 'Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão' (1980), de Pedro Almodóvar - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais