Descrição de chapéu Filmes
Streaming

Além de 'Top Gun', relembre 10 vezes em que Tom Cruise salvou o mundo no cinema

Astro de 'Missão Impossível' e 'O Último Samurai' volta aos filmes de ação em 'Top Gun: Maverick'

São Paulo

Em 1986, um jovem Tom Cruise aparecia pela primeira vez vestido com um uniforme das Forças Armadas americanas para interpretar um piloto de caças que gosta de quebrar as regras em "Top Gun", filme que fez decolar sua carreira de bonitão dos longas de ação. Agora, mais de três décadas depois, o ator reprisa esse personagem na continuação "Top Gun: Maverick", que estreia nos cinemas nesta quinta, dia 26.

No novo longa, Cruise deve treinar uma turma de jovens pilotos para uma missão secreta num país inimigo —e, é claro, pilotar e comandar vários aviões de caça, em cenas vertiginosas.

0
O ator Tom Cruise em cena do filme 'Top Gun: Maverick', de Joseph Kosinski - Paramount Pictures/Divulgação

Mas o ator de quase 60 anos e cerca de 50 produções no currículo se consagrou em Hollywood ao protagonizar filmes de ação e já salvou o mundo várias vezes nas telonas. Como não se lembrar da franquia "Missão: Impossível", que lançou seis episódios e já tem outras duas sequências confirmadas?

Ou então do longa "No Limite do Amanhã", em que ele precisa salvar uma Terra do futuro do ataque de alienígenas, enredo semelhante a "Oblivion"? Cruise já instaurou a paz mundial até em viagem ao Japão, em "O Último Samurai", no qual se une aos japoneses e vence uma guerra naquele país.

Há outros vários exemplos, todos regados a cenas de luta, perseguições e com efeitos especiais. Relembre a seguir dez filmes no streaming e nos cinemas em que Tom Cruise encara a missão de salvar todos nós.

Aliás, uma curiosidade: o ator geralmente dispensa dublês ao dar de bom samaritano no meio das explosões e faz ele mesmo essas cenas de ação —o que já lhe rendeu alguns machucados, além de uma costela e de um tornozelo quebrados.

Guerra dos Mundos
Neste filme de Spielberg, alienígenas em máquinas que andam sob três tentáculos invadem a Terra e começam a aniquilar os seres humanos. Enquanto isso, o operador de guindastes Ray Ferrier precisa fugir e proteger seus dois filhos. No meio de caminho, o personagem de Cruise ajuda ainda a salvar todos com quem cruza e a destruir alguns dos trípodes extraterrestres.
EUA, 2005. Direção: Steven Spielberg. Com: Tom Cruise, Dakota Fanning e Miranda Otto. Livre. Em Globoplay, Netflix, Now, Prime Video e Telecine Play


Jack Reacher - O Último Tiro
Herói e galã da trama, Reacher é um ex-soldado que decide investigar sozinho um caso em que um atirador de elite foi acusado de ter atirado em cinco pessoas. Mas alguém tenta impedir a sua investigação, numa trama cheia de cenas de perseguições e de lutas.
EUA, 2012. Direção: Christopher McQuarrie. Com: Tom Cruise, Rosamund Pike e Richard Jenkins. 14 anos. Em Globoplay, HBO Max, Netflix, Now, Prime Video, Star+ e Telecine Play


Minority Report - A Nova Lei
Baseado em um conto de Philip K. Dick, o filme mostra um futuro no qual crimes são detectados antes mesmo de acontecerem. O chefe da divisão de "pré-crimes", que usa a habilidade de telepatia de três pessoas, é vivido por Cruise. Um dia, seu próprio nome aparece em uma lista de futuros assassinos —e ele precisará provar a sua inocência.
EUA, 2002. Direção: Steven Spielberg. Com: Tom Cruise, Colin Farrell e Samantha Morton. 14 anos. Em Globoplay, HBO Max, Now e Prime Video


Missão: Impossível
De longe, o maior sucesso. Lançado há 26 anos, o longa deu largada à famosa franquia de ação com Cruise no papel de um agente do governo americano que embarca em missões secretas. Nesta trama de estreia, o protagonista Ethan Hunt torna-se o principal suspeito de ser um agente duplo e precisa comprovar sua inocência e descobrir quem é o verdadeiro trapaceiro.
EUA, 1996. Direção: Brian de Palma. Com: Tom Cruise, Jon Voight e Henry Czerny. 12 anos. Em Prime Video e Star+

Tom Cruise em "Missão Impossível"
Tom Cruise em cena clássica de 'Missão: Impossível, dirigido em 1996 por Brian de Palma - Divulgação

Missão: Impossível - Efeito Fallout
No sexto e mais recente episódio da saga, o espião precisa recuperar armas nucleares que foram roubadas e prevenir que uma catástrofe global aconteça. Entre as sequências de lutas e de explosões, Cruise chega a pilotar um helicóptero.
EUA, China, França, Noruega, 2018. Direção: Christopher McQuarrie. Com: Tom Cruise, Henry Cavill e Ving Rhames. 14 anos. Em Now, Prime Video e Star+


No Limite do Amanhã
Aqui o ator faz o papel de um major que é designado para uma missão suicida. Morto em alguns minutos, ele fica preso em um túnel do tempo que o força a viver o mesmo dia várias vezes. A cada dia, descobre novas maneiras de enfrentar o inimigo, um grupo alienígena que ataca a Terra.
EUA, Austrália, 2014. Direção: Doug Liman. Com: Tom Cruise, Emily Blunt e Brendan Gleeson. 14 anos. Em HBO Max, Netflix e Now


Oblivion
A ficção científica se passa em 2077 e acompanha Jack Harper, responsável pela manutenção de equipamentos de segurança na Terra, que foi devastada após uma guerra com extraterrestres. O que restou da humanidade foi evacuado para uma colônia lunar. Ao encontrar uma misteriosa mulher dentro de uma espaçonave, Jack faz descobertas que o levam a lutar para que os humanos voltem para o planeta.
EUA, 2013. Direção: Joseph Kosinski. Com: Tom Cruise, Morgan Freeman e Olga Kurylenko. 12 anos. Em Now, Oi Play, Prime Video e Star+


Top Gun - Ases Indomáveis
O filme se tornou um clássico nos anos 1980 ao apresentar Pete "Maverick" Mitchell, um aspirante a piloto de caça não muito ligado às regras das Forças Armadas. Durante um voo em que testa a sua rivalidade com outro piloto, Maverick vê seu colega morrer por acidente. Abalado, pensa em desistir da carreira, mas conclui o curso e é chamado para enfrentar o inimigo. Enquanto isso, como dita o manual dos galãs, ele vive um romance com sua instrutora.
EUA, 1986. Direção: Tony Scott. Com: Tom Cruise, Kelly McGillis e Val Kilmer. Livre. Em Globoplay, Now, Star+ e Telecine Play

0
Tom Cruise em 'Top Gun - Ases Indomáveis', lançado em 1986 - Divulgação

Top Gun: Maverick
Cruise volta ao papel do piloto de caças, que agora é convocado para treinar um time de jovens para uma missão secreta. Entre seus alunos está Rooster, o filho de seu antigo companheiro de voo que morreu num acidente.
EUA, 2022. Direção: Joseph Kosinski. Com: Tom Cruise, Miles Teller e Jennifer Connelly. 12 anos. Nos cinemas a partir desta quinta (26)


O Último Samurai
Neste épico, Cruise é um soldado americano que vai ao Japão para treinar tropas locais e combater os samurais. Mas ele passa a se sentir atraído pelo código de honra dos guerreiros e fica em dúvida sobre qual lado apoiar. No fim, decide virar ele mesmo um samurai e lutar em defesa desse povo.
EUA, Japão, Nova Zelândia, 2003. Direção: Edward Zwick. Com: Tom Cruise, Ken Watanabe e Timothy Spall. 16 anos. Em HBO Max e Now

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais