'Avatar': O que você deve saber antes de assistir ao novo filme nos cinemas?

Chamada de 'O Caminho da Água', sequência chega às telonas 13 anos após primeiro longa

São Paulo

A longa espera por uma sequência de "Avatar" chega ao fim nesta quinta-feira, 15, com a estreia de "Avatar: O Caminho da Água" nas salas de cinema depois de um intervalo de 13 anos.

Depois de tanto tempo, fica difícil lembrar de tudo o que aconteceu na primeira parte da história. O primeiro filme, ganhador de três estatuetas do Oscar, pode ser assistido no streaming pelos assinantes do Disney+.

Jake e Neytiri, interpretados por Sam Worthington e Zoe Saldana, em cena do primeiro 'Avatar' - Reuters

Quem não quiser assistir novamente ao primeiro filme pode relembrar a seguir alguns pontos importantes antes de ir assistir à continuação nos cinemas.

Pandora

A história se passa em Pandora, uma lua do planeta fictício Polifemo, onde existe uma grande reserva do mineral Unobtainium. O lugar também abriga espécies muito diferentes das encontradas na Terra —e que podem matar um ser humano facilmente. A atmosfera também é mortal para humanos, fazendo com que a maioria da equipe da missão nunca saia das naves. Quem sai, precisa usar máscaras de oxigênio para sobreviver.


Na’vi

Os seres humanoides de alguns metros de altura são os habitantes de Pandora mais parecidos com os terrestres, apesar de serem azuis. Eles são a principal barreira entre o Unobtainium e a empresa que organiza a missão com os avatares, pois defendem sua natureza com unhas e dentes, ou melhor, arcos e flechas.

Tsireya (Bailey Bass) em cena de 'Avatar: O Caminho das Águas' - Courtesy of 20th Century Studios

Avatares

Os seres azuis são a característica mais marcante do universo da história e são reconhecidos até mesmo por quem nunca assistiu aos filmes. Os avatares são, literalmente, avatares. Criados a partir do DNA humano, eles têm a aparência dos Omaticaya —uma tribo Na'vi— e se conectam com seu correspondente humano, que está dentro de naves e laboratórios de pesquisa.

Enquanto um humano fica deitado dentro de uma máquina que proporciona a ligação, o avatar vive normalmente em Pandora. Quando o ser azul dorme, a conexão é interrompida e quem o comanda volta a interagir dentro da nave.

A princípio, os avatares seriam comandados apenas por pesquisadores treinados por anos para se misturar com os Na’vi e compreendê-los a fundo —mas a realidade se mostra diferente.


A missão

Enquanto os cientistas buscam coletar amostras da flora e fauna de Pandora, os interesses da empresa que os leva até o satélite natural são outros. O aprendizado de costumes e idioma tem como objetivo tentar convencer os Na’vi a deixarem a a árvore que lhes serve de casa. O lugar é o que concentra a maior quantidade de Unobtainium da região, material que vale milhões de dólares na Terra é o verdadeiro motivo das expedições.


Jake Sully

O protagonista da história é um ex-fuzileiro que ficou paraplégico em combate. Aposentado de suas funções na marinha, ele é convidado pela empresa que organiza a missão para substituir o irmão gêmeo cientista, morto pouco antes de embarcar para Pandora. Quando se perde do grupo de pesquisadores na primeira expedição, ele encontra Neytiri, que pretendia matá-lo, mas recua quando percebe o coração forte do avatar e o leva até os Na’vi.

Mesmo rejeitado pelo povo em um primeiro momento, Jake começa a conviver com eles e também a receber lições de sua redentora. Com o tempo, ele desenvolve sentimentos não apenas por ela, mas também pela natureza de lá, chegando a se tornar oficialmente um Na’vi quando passa pela cerimônia de iniciação dos homens da tribo.

Esse envolvimento causa problemas quando ele escolhe Neytiri como sua mulher, gerando um conflito entre os Na’vi e desviando totalmente o propósito da missão. Quando percebe a situação, ele fica ao lado de seu novo grupo e os lidera contra os humanos que exploram os recursos de Pandora.

Sam Worthington em cena do filme "Avatar", de James Cameron, de 2009
Sam Worthington em cena do filme 'Avatar', de James Cameron, de 2009 - Divulgação

Avatar

  • Onde Disney+
  • Classificação 12 anos
  • Elenco Sam Worthington, Zoe Saldana e Sigourney Weaver
  • Produção EUA, 2009
  • Direção James Cameron

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais