'La Casa de Papel': o que saber antes de assistir à quinta temporada, que estreia nesta sexta

Série sobre assaltantes espanhóis ganha novos episódios na Netflix

Cena de 'La Casa de Papel', que ganha novos episódios nesta sexta (3)

Cena de 'La Casa de Papel', que ganha novos episódios nesta sexta (3) Tamara Arranz/Netflix

São Paulo

Invadir a Casa da Moeda espanhola montado numa moto, conquistar a simpatia da população mesmo fazendo um roubo, enganar a a polícia e convencer uma policial a largar tudo para virar assaltante —tudo isso já foi levado às telas na série "La Casa de Papel" desde 2017, quando estreou na Netflix. Agora a produção chega à quinta temporada.

Quinta e, aparentemente, última. Nesta sexta, dia 3, chega à Netflix a primeira parte da temporada final da trama, com cinco episódios.

Sem nenhum motivo aparente —a não ser estender o fim da história até a exaustão—, a quinta temporada foi dividida em dois pedaços. Então, para saber o final, será preciso esperar até 3 de dezembro, quando serão levados ao ar os cinco últimos capítulos.

A quarta temporada chegou ao Brasil em abril do ano passado. De lá para cá, a pandemia fez o país viver uma história mais surreal que alguns acontecimentos de “La Casa de Papel” e, por isso, pode não ser muito fácil lembrar como a trama parou.

A seguir, relembre alguns pontos da história novelesca dos assaltantes para não ficar perdido quando der play na nova temporada.

Se os Vingadores fossem assaltantes
Nas duas primeiras temporadas, a série apresentou ao público um grupo de pessoas selecionadas a dedo por um homem que se intitula Professor. Funcionando como uma espécie de Nick Fury, que está por trás da primeira formação dos Vingadores nos filmes da Marvel, Professor recruta pessoas que seriam capazes de invadir a Casa da Moeda da Espanha e sair de lá com uma bolada em dinheiro. Na terceira e quarta temporadas, o alvo dos assaltantes é o Banco de España.


Criminosos em apuros
A quarta temporada mostrou que o novo assalto não ia lá muito bem. Entre a vida e a morte, a assaltante Nairóbi, uma queridinha dos fãs, é salva por Tóquio, personagem que parece ter escondido um dom para a medicina durante a série toda. Mas a verdadeira pedra no sapato dos protagonistas é Gandía, um dos seguranças do banco que assume um ódio mortal pelos assaltantes e cumpre sua função de vilão maquiavélico ao matar Nairóbi. ​


A jornada do Professor
Do lado de fora da instituição bancária o plano dos assaltantes também encontra alguns obstáculos. O maior deles é a inspetora Sierra, uma rival à altura do Professor. Com algumas idas e vindas, Professor consegue fazer a opinião pública se voltar contra a polícia e, em mais um dos seus planos mirabolantes, tira Raquel da cadeia e a coloca dentro do banco —Raquel era antiga inspetora da polícia e foi afastada por se envolver com Professor. No final, porém, Sierra encontra o esconderijo do Professor.

Em 'La Casa de Papel', Álvaro Morte interpreta o Professor; quem dá vida à personagem Alicia Sierra é Najwa Nimri
Em 'La Casa de Papel', Álvaro Morte interpreta o Professor; quem dá vida à personagem Alicia Sierra é Najwa Nimri - MANOLO PAVÓN/NETFLIX

O que vai acontecer na nova temporada?
Novos personagens foram adicionados ao elenco da série, mas ainda não se sabe muito sobre eles. Um antigo affair de Tóquio chega para, talvez, bagunçar o romance entre ela e Rio. Há também a chegada do misterioso filho de Berlim, personagem famoso entre os fãs —mesmo depois de morto, ele não deixou de aparecer na série. Sierra e o Professor também devem protagonizar um arco nesta leva de cinco episódio.


'La Casa de Papel' fora das telas
Com personagens carismáticos e uma trama digna de novela das nove, as duas primeiras temporadas de “La Casa de Papel” foram tão bem por aqui que até renderam uma música de funk feita pelo MC WM. Réplicas da máscara usada pelos assaltantes podiam ser vistas em qualquer centro comercial. O macacão vermelho, por sua vez, virou item indispensável em festas à fantasia. Com a volta dos eventos e a nova temporada da série, é provável que a moda volte.

Parte 1 da quinta temporada de 'La Casa de Papel'

  • Quando Nesta sexta, dia 3, às 4h
  • Onde Netflix

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais