'The Handmaid's Tale': Tudo o que você precisa saber antes da 5ª temporada

Série estreia neste domingo no Paramount+ e mergulha na luta contra o Estado conservador

São Paulo

Uma das maiores séries distópicas dos últimos tempos, "The Handmaid’s Tale" retorna às telas neste domingo (18) na tela do streaming Paramount+. A história, que se passa em Gilead, uma fictícia nação ultraconservadora com toques de realidade, chega à quinta temporada.

Pôster da quinta temporada de 'The Handmaid's Tale'
Pôster da quinta temporada de 'The Handmaid's Tale' - Divulgação

A saga acompanha a protagonista June, vivida por Elisabeth Moss, que, como outras mulheres, perde todos os seus direitos, se tornam propriedades do Estado, são estupradas e tidas como máquinas de fazer bebês. Então ela se vê no centro de uma jornada ao liderar uma rebelião contra esse sistema.

A série foi criada por Bruce Miller e se baseou no romance da canadense Magaret Atwood até a primeira temporada, enveredando por outros caminhos nas seguintes —mas Miller já revelou que consulta a obra original para decidir o rumo da história e até conversa com a autora.

"The Handmaid's Tale" acumula 15 prêmios Emmy e foi aclamada pelo público ao mostrar acontecimentos que refletem o mundo real a partir de metáforas. Tanto que as roupas das aias, com capa vermelha e gorro branco, aparecem em protestos ao redor do mundo, sobretudo em manifestações pelos direitos das mulheres e da liberdade sexual —como no ano passado, na Câmara Municipal de São Paulo, contra um projeto que sugeria abstinência sexual a adolescentes.

Grupos feministas realizam ato inspirado em 'The Handmaid's Tale' em frente à Câmara Municipal de São Paulo em 2021
Grupos feministas realizam ato inspirado em 'The Handmaid's Tale' em frente à Câmara Municipal de São Paulo em 2021 - Bruno Santos/Folhapress

Se o pouco mais de um ano desde o lançamento da quarta temporada foi muito e você esqueceu o que rolou na série até aqui, confira alguns pontos essenciais para a nova leva de episódios.

Até nunca mais, capitão Waterford

June pôs seu plano de vingança contra Fred Waterford (Joseph Fiennes) para jogo, com a ajuda do Comandante Lawrence (Bradley Whitford). Waterford foi quem a estuprou diversas vezes e estava preso no Canadá, mas June e o seu grupo de companheiras aias refugiadas o perseguem e o espancam até a morte. Ele foi decapitado e teve seu corpo pendurado num muro. Por ser um personagem significativo para a série, sua morte trará grandes consequências na nova temporada.

Cena do episódio 'Bear Witness' de 'The Handmaid's Tale', com o Comandante Waterford (Joseph Fiennes) ameaçando June (Elisabeth Moss) - Sophie Giraud/Hulu

Uma pedra no sapato

Na temporada passada, Serena Joy (Yvonne Strahovski) estava grávida e tinha desavenças com o marido, o Comandante Waterford. Ela ainda não sabia de sua morte, até que June decide enviar a aliança e o dedo cortado do marido. No trailer da nova temporada, é possível ver que ela não irá aceitar tão bem assim, deve dar a volta por cima e se tornar um grande problema para June.


Amigo ou inimigo?

Comandante Lawrence (Bradley Whitford), que arquitetou a economia de Gilead, ainda é uma incógnita. Ele tem um lado intimidador, mas alguns momentos de bondade, como quando ajudou June e outras 22 mulheres a se livrarem de seu destino de opressão. O que ele quer em troca? Na quinta temporada, ele irá se juntar a tia Lydia (Ann Dowd) para reformular Gilead e aumentar o seu poder.


O destino de June

June terá de enfrentar o que fez e provavelmente não sairá ilesa. Gilead irá caçá-la. Depois de o assassinato de Fred, ela volta para casa no Canadá e se despede da filha Nichole. Ao encontrar o marido, Luke (O-T Fagbenle), ele percebe que não tem como ela voltar atrás após o assassinato. Nos próximos episódios, June continuará o grande embate contra Gilead e estará mais determinada em salvar sua filha Hanna. Enquanto isso, o Estado conservador tentará influenciar cada vez mais o Canadá, onde muitos estão refugiados, além de tentar mudar o olhar de sua população.

A atriz Elisabeth Moss em cena da quinta temporada da serie 'The Handmaid's Tale' - Hulu/Divulgação

Penúltima temporada

O autor da série já confirmou uma sexta e última temporada. Mas esse não será o fim definitivo. Miller está desenvolvendo uma série do mesmo universo de "The Handmaid’s Tale", baseada no livro "Testamentos", lançado em 2019 por Atwood, que se passa anos depois da saga vivida por June.

Autora canadense Margaret Atwood com o seu livro 'Os Testamentos', de 2019, uma sequência de seu romance de 1985 'O Conto da Aia' - Tolga Akmen/AFP

Onde assistir

The Handmaid's Tale
Estados Unidos. Criação: Bruce Miller. Com: Elisabeth Moss, Yvonne Strahovski e Joseph Fiennes. 18 anos. Primeira a terceira temporadas no Globoplay. Quarta e quinta (a partir de domingo, dia 18) temporadas no Paramount+

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais