Descrição de chapéu Televisão Filmes
Streaming

Com 'Os Fabelmans' vencendo o Globo de Ouro, saiba onde ver filmes de Spielberg no streaming

Nova estreia na telona é inspirada na infância do diretor americano

São Paulo

Um dos filmes que deve ficar entre os mais mencionados na próxima temporada de prêmios de Hollywood, "Os Fabelmans" é inspirado na infância de Steven Spielberg, um dos diretores mais festejados do cinema americano.

Para completar a experiência, a lista abaixo indica dez filmes do diretor de 76 anos, incluindo os blockbuster "E.T." e "Jurassic Park" e o premiado "A Lista de Schindler".

Infelizmente, nem todas as produções do cineasta integram os catálogos de streaming, como "Os Caçadores da Arca Perdida" ou "Munique", que só podem ser alugados.

Tubarão (1975)
Foi com este filme que Steven Spielberg começou a ganhar a fama de garoto de ouro de Hollywood. Reza a lenda que o orçamento do longa foi totalmente recuperado apenas no primeiro fim de semana de estreia. Na trama, uma pequena cidade litorânea que vive do turismo é ameaçada por diversos ataques de um grande tubarão branco. Enquanto o prefeito tenta encobrir o caso, um xerife recorre a especialistas para caçar o bicho.
Jaws, EUA. Com: Roy Scheider, Robert Shaw e Richard Dreyfuss. 124 min. No Prime Video.

Cena do filme "Tubarão"
Cena do filme "Tubarão" - Divulgação

Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977)
Um chefe de família acredita ter visto um óvni e fica obcecado com a ideia, deixando inclusive a família em segundo plano. Ele descobre que outras pessoas passaram pela mesma experiência e que o governo também investiga o caso. Anos depois do filme, Spielberg chegou a dizer que mudaria o destino do personagem principal no fim (sem spoilers).
Close Encounters of the Third Kind, EUA/Reino Unido. Com: Richard Dreyfuss, Teri Garr e François Truffaut. 138 min. Na HBO Max.

Cena do filme "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", de Spielberg
Cena do filme "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", de Spielberg - Reprodução

E.T. - O Extraterrestre (1982)
Garoto faz amizade com um alienígena que acidentalmente é deixado na Terra por sua família. Enquanto o E.T. tenta fazer contato com sua espécie, o menino pede a ajuda dos irmãos para proteger a criatura, com a qual cria um forte elo. "E.T." se tornou a maior bilheteria do cinema após seu lançamento, título que ostentou por alguns anos.
E.T. the Extra-Terrestrial, EUA. Com: Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace e Peter Coyote. 115 min. No Prime Video.

A Cor Púrpura (1985)
Spielberg deixa de lado o mundo da aventura e da fantasia por temas mais sérios com este filme, que teve 11 indicações ao Oscar, mas não levou nenhum ("Entre Dois Amores" ganhou como melhor filme). A trama acompanha a trajetória tortuosa de Celie, na Geórgia do início do século 20. Depois de ser violentada pelo pai e se tornar mãe, ela é doada a um outro homem, que a trata como escrava e companheira. Celie tanta manter a sanidade escrevendo cartas para a irmã, de quem foi separada na infância.
The Color Purple, EUA. Com: Whoopi Goldberg, Danny Glover e Oprah Winfrey. 154 min. Na HBO Max.

Danny Glover e a atriz Whoopi Goldberg em cena do filme "A Cor Púrpura" (1985), de Steven Spilberg
Danny Glover e a atriz Whoopi Goldberg em cena do filme "A Cor Púrpura" (1985), de Steven Spilberg - Divulgação

Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (1993)
O ano de ouro de Spielberg começou com o primeiro filme da franquia "Jurassic Park", que se tornou a maior bilheteria do cinema, até ser batido por "Titanic" (1997). Na aventura, cientistas conseguem recriar os dinos por meio do DNA encontrado em um inseto fossilizado. Um milionário, que bancou a experiência, deseja montar um parque com as atrações jurássicas em uma ilha distante, mas precisa do endosso de especialistas renomados. Porém, durante a visita, os animais saem de controle.
Jurassic Park, EUA. Com: Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum e Richard Attenborough. 127 min. No Prime Video.

A Lista de Schindler (1993)
No fim do ano, Spielberg lançou o filme que finalmente lhe renderia a consagração artística —venceu 7 Oscars, incluindo o de direção, no início de 1994. O longa retrata a história de Oskar Schindler, empresário oportunista e sedutor, que se aproveitou do controle alemão na Segunda Guerra para prosperar em fábricas que usavam a mão de obra escrava dos judeus. No entanto, ao descobrir o genocídio perpetrado pelos nazistas, usa sua fortuna para tentar salvar os judeus dos campos de concentração.
Schindler's List, EUA. Com: Liam Neeson, Ben Kingsley e Ralph Fiennes. 195 min. Na Netflix.

O Resgate do Soldado Ryan (1998)
Na Segunda Guerra, após o desembarque na Normandia, em 6 de junho de 1944, um capitão recebe a missão de liderar um pequeno grupo para resgatar o soldado Ryan, caçula de quatro irmãos, depois que os outros três morreram em combate. O filme rendeu a Spielberg seu segundo Oscar de direção.
Saving Private Ryan, EUA. Com: Tom Hanks, Matt Damon e Tom Sizemore. 169 min. No Prime Video.

O ator Tom.Hanks em cena do filme "O Resgate do Soldado Ryan"
O ator Tom.Hanks em cena do filme "O Resgate do Soldado Ryan" - Divulgação

Prenda-me Se For Capaz (2002)
Apesar de ser muito jovem, Frank é um mestre na arte de falsificar cheques, o que o torna alvo de um agente do FBI. Durante os anos em que é perseguido, o rapaz se faz passar por médico, advogado e copiloto de avião.
Catch Me If You Can, EUA/Canadá. Com: Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken e Amy Adams. 141 min. Na Netflix.

O ator Leonardo DiCaprio em cena do filme "Prenda-me Se For Capaz"
O ator Leonardo DiCaprio em cena do filme "Prenda-me Se For Capaz" - Reuters

Guerra dos Mundos (2005)
Nesta refilmagem da adaptação do clássico de H.G. Wells, Ray é um homem divorciado que está cuidando dos dois filhos quando gigantescas máquinas brotam do chão exterminando a população. O ataque alienígena provoca uma fuga em massa dos civis, que buscam abrigo, enquanto Ray tenta apenas levar os filhos de volta à mãe deles em segurança.
War of the Worlds, EUA. Com: Tom Cruise, Dakota Fanning, Justin Chatwin e Tim Robbins. 116 min. No Prime Video (até 15 de janeiro).

O ator Tom Cruise em cena da ficção científica "Guerra dos Mundos"
O ator Tom Cruise em cena da ficção científica "Guerra dos Mundos" - Divulgação

Amor, Sublime Amor (2021)
O clássico musical de 1961 —por sua vez adaptado da Broadway— ganhou esta refilmagem, mas a história segue basicamente a mesma. Duas gangues rivais brigam pelo mesmo território em Nova York: os Jets, formados por americanos brancos, e os Sharks, com imigrantes ou descendentes de porto-riquenhos. No meio da briga, a jovem Maria acaba de chegar à cidade e se apaixona por Tony, aflorando a rivalidade nas gangues.
West Side Story, EUA. Com: Ansel Elgort, Rachel Zegler, Ariana DeBose e Rita Moreno. 156 min. No Disney+.

Dica bônus

Spielberg
A experiência para ver "Os Fabelmans" fica completa com este documentário de quase duas horas e meia, dirigido por Susan Lacy. No longa, Spielberg não só relembra da carreira, como os perrengues em "Tubarão", como também resgata memórias de sua infância, no Arizona, com os irmãos e a mãe, que agia quase como uma irmã mais velha.
EUA, 2017. Direção: Susan Lacy. 147 min. Na HBO Max.

Cena das filmagens do filme "Tubarão", de Steven Spielberg
Cena das filmagens do filme "Tubarão", de Steven Spielberg - Reprodução

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais