Descrição de chapéu Filmes
Streaming

Com a estreia de 'Morte no Nilo', veja 10 filmes e séries inspiradas em Agatha Christie

Adaptação do romance policial da escritora inglesa chega aos cinemas nesta quinta (10)

cena de filme

Elenco do filme 'Morte no Nilo', dirigido por Kenneth Branagh e baseado no livro homônimo de Agatha Christie Rob Youngson/Divulgação

São Paulo

Uma festa de casamento luxuosa em um cruzeiro que navega o rio Nilo, no Egito, tem um desfecho trágico com a morte da noiva, uma rica herdeira. Esse é o cenário para o detetive Hercule Poirot desvendar o autor do crime em "Morte no Nilo", adaptação do livro de Agatha Christie que chega aos cinemas nesta quinta, dia 10, após ser adiada por causa da pandemia.

O famoso personagem da literatura é protagonista da nova versão cinematográfica, dirigida por Kenneth Branagh, que também levou às telas outro filme inspirado na obra de Agatha Christie (1890-1976): "Assassinato no Expresso do Oriente", em 2017. O diretor irlandês, que faz ele mesmo o papel de Poirot em seus filmes, concorre a sete categorias do Oscar deste ano com "Belfast".

Antes das versões modernas de Branagh, as obras da autora inglesa foram adaptadas diversas vezes para o cinema, a televisão e até para os quadrinhos e os jogos de videogame.

Não faltam histórias para servir de inspiração nas telas: Christie, famosa pelos romances policiais com tramas envoltas em mistérios, suspense e assassinatos, escreveu cerca de 80 obras. No site IMDB, referência para a indústria cinematográfica, ela está creditada como autora em 176 produções de diferentes países —a primeira lançada em 1928.

Conhecida como a rainha do crime, Agatha Christie é a escritora de maior sucesso na literatura, com recordes de números de vendas e de publicações ao redor do mundo —só ficando atrás da Bíblia e de Shakespeare.

"Morte no Nilo" é um de seus romances mais lidos e já foi adaptado outras vezes, incluindo para um longa de 1978 com Mia Farrow, Bette Davis e Maggie Smith, que venceu o Oscar de melhor figurino. Outra das produções conhecidas é "Testemunha de Acusação", do premiado Billy Wilder.

As adaptações mais antigas, que datam entre os anos 1920 e 1940, são as mais difíceis de serem encontradas para ver. Mas, na extensa filmografia, há diversas produções que estão disponíveis em plataformas de streaming.

Conheça, a seguir, dez filmes e séries baseados na obra de Agatha Christie para mergulhar no mundo detetivesco da autora, incluindo o novo "Morte no Nilo", nos cinemas.

Assassinato no Expresso do Oriente
A adaptação mais recente do livro homônimo de Agatha Christie, lançado em 1934, foi produzida em 2017 pelo diretor irlandês Kenneth Branagh, que pretende lançar uma série de filmes inspirados nas obras de Christie. Ele trouxe um elenco estrelado para a produção, que inclui Daisy Ridley, Michelle Pfeiffer, Johnny Depp, Penélope Cruz, Judi Dench e Willem Dafoe. Na trama, uma nevasca interrompe o Expresso do Oriente nos trilhos, e um empresário é encontrado morto em sua cabine no dia seguinte. O detetive Hercule Poirot, um dos passageiros, tenta descobrir o responsável pelo assassinato.
EUA, Reino Unido, Malta, 2017. Direção: Kenneth Branagh. Com: Daisy Ridley, Judi Dench e Michelle Pfeiffer. 16 anos. No Star+


A Casa Torta
Embora não tenha a mesma produção luxuosa de "Assassinato no Expresso do Oriente", lançado no mesmo ano, o filme retrata bem o clima de mistério detetivesco da obra de Agatha Christie e traz Glenn Close no elenco. Na história, um milionário é encontrado morto em sua casa, tornando os familiares e empregados suspeitos. Cabe ao investigador Charles Hayward descobrir o culpado. É baseado no livro de 1949, que Agatha Christie escolheu como um de seus favoritos.
EUA, Reino Unido, 2017. Direção: Gilles Paquet-Brenner. Com: Glenn Close, Max Irons e Gillian Anderson. Disponível para aluguel no iTunes


O Cavalo Amarelo
Uma lista misteriosa de nomes é encontrada no sapato de uma mulher morta, e uma série de assassinatos começa em um vilarejo. O dono de um antiquário vê o próprio nome na lista e decide investigar o caso, ligado a três mulheres. A minissérie de suspense é uma adaptação do livro de 1961, que ficou conhecido por ter ajudado a polícia a solucionar crimes reais —entre eles, o de um serial killer que envenenou diversas pessoas e matou três, em 1971.
Reino Unido, 2020. Direção: Leonora Lonsdale. Com: Rufus Sewell, Kaya Scodelario e Sheila Atim. 14 anos. No Globoplay

Rufus Sewell e Bertie Carvel em cena da série 'O Cavalo Amarelo' (2020), baseado em obra de Agatha Christie
Os atores Rufus Sewell e Bertie Carvel em cena de 'O Cavalo Amarelo', série de 2020 baseada em obra de Agatha Christie - Reprodução

Crime É Crime
O filme é baseado no livro "A Morte de Mrs. McGinty" e acompanha a detetive Miss Marple (Margaret Rutherford), equivalente feminina de Hercule Poirot, na investigação de uma série de assassinatos que ocorrem em uma companhia de teatro. Para isso, ela decide fazer o teste para um papel e se junta à companhia como atriz. O diretor inglês George Pollock foi o primeiro a levar a detetive às telonas, em 1964, e produziu ainda outros quatro longas inspirados nas histórias da personagem.
Reino Unido, 1964. Direção: George Pollock. Com: Margaret Rutherford, Ron Moody e Charles Tingwell. 12 anos. Disponível para compra e aluguel no iTunes


Morte no Nilo
Seguindo o sucesso da adaptação de "Assassinato no Expresso Oriente", Kenneth Branagh reprisa seu papel como o detetive Hercule Poirot e como diretor na produção, que conta com Gal Gadot como uma das protagonistas. Na trama, Poirot está de férias em um luxuoso cruzeiro no Nilo, mas interrompe o descanso para investigar o caso de uma herdeira recém-casada que é encontrada morta a bordo do navio.
EUA, Reino Unido, 2022. Direção: Kenneth Branagh. Com: Annette Benning, Gal Gadot e Kenneth Branagh. 14 anos. Estreia nos cinemas nesta quinta (10)


Morte Sobre o Nilo
Outra adaptação da mesma obra de Christie, o filme de 1978 ganhou o prêmio de melhor figurino no Oscar e no Bafta e traz um elenco estrelado que inclui Mia Farrow, Bette Davis, Maggie Smith e Peter Ustinov no papel de Hercule Poirot. O detetive investiga a morte de uma rica herdeira que passa a lua de mel em um cruzeiro no Egito. Os convidados do luxuoso casamento se tornam os principais suspeitos.
Reino Unido, 1978. Direção: John Guillermin. Com: Peter Ustinov, Mia Farrow e Bette Davis. Disponível para aluguel no iTunes

Maggie Smith e Bette Davis no filme de 1978 baseado no livro ‘Morte no Nilo’, de Agatha Christie
Maggie Smith e Bette Davis no filme de 1978 baseado em 'Morte no Nilo', de Agatha Christie - Divulgação

Punição para a Inocência
Inspirado em outro dos livros favoritos da autora, publicado em 1949, a minissérie acompanha as investigações do cientista Arthur Calgary. Rachel Argyll é assassinada na propriedade da família e seu filho é condenado pelo crime, mas morre na prisão meses depois. Dois anos à frente, Argyll aparece no local com provas da inocência do garoto, mas nenhum dos familiares parece feliz com a notícia —e a atmosfera de desconfiança toma conta de todos.
EUA, Reino Unido, 2018. Direção: Sandra Goldbacher. Com: Bill Nighy, Morven Christie e Anthony Boyle. 12 anos. No Globoplay

"Punição para a Inocência"
Alice Eve e Bill Nighy em cena de 'Punição para a Inocência', baseado no livro de Agatha Christie - Divulgação

Testemunha de Acusação
O longa é uma das adaptações mais famosas das obras de Christie, feita pelo americano Billy Wilder, de "Crepúsculo dos Deuses" e "Se Meu Apartamento Falasse", que venceu o Oscar de melhor filme em 1961. A trama se passa durante o julgamento de um veterano de guerra, que é acusado de assassinar uma viúva rica, e segue o advogado Sir Wilfred Robarts, que fica intrigado com o caso e decide investigá-lo.
EUA, 1957. Direção: Billy Wilder. Com: Marlene Dietrich, Tyrone Power e Charles Laughton. 12 anos. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video e iTunes

Cena do filme 'Testemunha de Acusação' (1957), de Billy Wilder, inspirado no livro de Agatha Christie
Cena do filme 'Testemunha de Acusação' (1957), de Billy Wilder - Reprodução/IMDB

The ABC Murders
O ator John Malkovich encarna o famoso detetive belga nesta série e enfrenta um serial killer conhecido como ABC, que ataca as vítimas de modo metódico, organizando os assassinatos com as letras do alfabeto e deixando uma cópia do guia ferroviário de Londres. É baseada no livro "Os Crimes ABC" e tem no elenco Rupert Grint, o Rony da saga "Harry Potter".
Reino Unido, 2018. Direção: Alex Gabassi. Com: John Malkovich, Rupert Grint e Eamon Farren. 12 anos. No Globoplay

John Malkovich em cena da série "The ABC Murders"
O ator John Malkovich interpreta Hercule Poirot na série 'The ABC Murders' - Divulgação

O Vingador Invisível
Foi a primeira de muitas adaptações do romance mais vendido de Agatha Christie no mundo, "E Não Sobrou Nenhum" —anteriormente publicado como "O Caso dos Dez Negrinhos"—, lançado em 1939 e traduzido para 50 idiomas. Um grupo de dez pessoas, que inclui um juiz, um médico e um mercenário, estão reunidos em uma ilha isolada por um anfitrião desconhecido e alguém começa a matá-los um por um. Eles precisam trabalhar juntos para descobrir quem é o assassino antes que seja tarde demais. Venceu o prêmio de melhor filme no festival de Locarno em 1949.
EUA, 1945. Direção: René Clair. Com: Barry Fitzgerald, Walter Huston, Louis Hayward. 14 anos. No Belas Artes à la Carte e Looke

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais