Descrição de chapéu Filmes
Streaming

'Batman', com Robert Pattinson, estreia nos cinemas; saiba como assistir a 10 filmes do herói

Streaming têm longas do personagem dirigidos por nomes como Tim Burton e Christopher Nolan

Robert Pattinson em cena do filme

Robert Pattinson em cena do filme 'Batman', de Matt Reeves Divulgação

São Paulo

A história do menino rico que vê seus pais morrerem durante um assalto e que, por isso, começa a combater o crime da sua cidade já é conhecida do público há muito tempo, mas ganha agora um novo filme. Batman surgiu num gibi ainda em 1939, pelas mãos do cartunista Bob Kane e do roteirista Bill Finger, antes de se tornar protagonista de uma infinidade de histórias em quadrinhos, desenhos animados, séries de TV e longas no cinema.

Nas telas, o herói com jeito sombrio e cara de mau foi interpretado por sete atores ao longo das décadas. Robert Pattinson é agora o responsável por vestir a máscara do herói no recente "Batman", que estreia nesta quinta, dia 3, nos cinemas. Na trama, o Homem-Morcego aparece ainda em início de carreira, em uma trama complexa, recheada de assassinatos cometidos pelo vilão Charada.

Zoë Kravitz e Robert Pattinson em cena do filme "Batman", de Matt Reeves
Zoë Kravitz e Robert Pattinson em cena do filme 'Batman', que estreia nesta quinta (3) - Divulgação

Mas a lista de nomes que já vestiram a capa do personagem passa por profissionais de peso de Hollywood —entre eles, Michael Keaton, Ben Affleck, Christian Bale e até George Clooney.

Mas, mesmo que haja certa unidade entre as várias versões cinematográficas, a verdade é que cada diretor e cada protagonista empregam um estilo próprio na hora de recriar o herói.

"Batman: O Homem Morcego", por exemplo, é uma comédia com tons bregas feita nos anos 1960. Os filmes de Tim Burton partem para uma estética mais gótica e sombria, muito mais próxima dos quadrinhos da DC Comics –tanto que, para alguns, este é o Batman definitivo até hoje.

Na década de 2000, agora sob a visão do diretor Christopher Nolan e com Christian Bale no papel principal, o personagem é um milionário com acesso a poderosas tecnologias para lidar com vilões como Coringa, vivido por Heath Ledger em "Batman: O Cavaleiro das Trevas", de 2008 –papel pelo qual recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante.

Aliás, os vilões de Batman costumam mesmo roubar a cena. Coringa, por exemplo, já foi interpretado por Jack Nicholson em 1989, nos filmes de Burton, e também por Joaquin Phoenix, que ganhou o Oscar de melhor ator ao viver o vilão num filme solo, de 2019.

Para se preparar para o novo "Batman", veja abaixo onde encontrar dez filmes protagonizados pelo personagem, tanto nos cinemas quanto no streaming. Lembre que, se for aos cinemas, o uso de máscara é obrigatório durante toda a sessão.

Batman
Na versão mais recente de história de Batman, que estreia nos cinemas nesta quinta (3), o Homem-Morcego é vivido por Robert Pattinson, que precisa investigar assassinatos cometidos pelo Charada, vilão que deixa enigmas a cada crime que comete. Numa versão mais detetivesca que as anteriores, o novo longa é sombrio, sisudo e até um pouco assustador. Mesmo com uma trama complexa, cheia de percalços e com aparições da Mulher-Gato, do policial Jim Gordon e dos vilões Charada e Pinguim, o filme é um pouco longo e cansativo. Mas as quase três horas de duração são cheias de cenas de ação e de suspense.
EUA, 2022. Direção: Matt Reeves. Com: Robert Pattinson, Paul Dano e Zoë Kravitz. 14 anos. Nos cinemas


Batman vs Superman: A Origem da Justiça
Depois do impacto positivo da trilogia dirigida por Christopher Nolan, quem assumiu o uniforme do Batman em 2016 foi o ator Ben Affleck, com uma versão musculosa e bruta do personagem. Dividindo o protagonismo da história com Superman, ele se preocupa com os danos causados pela presença do outros heróis na Terra —os dois vão acabar se enfrentando, enquanto outros vilões surgem na trama. Com uma resolução que causa polêmica entre os fãs até hoje, o filme desagradou à crítica.
EUA, 2016. Direção: Zack Snyder. Com: Ben Affleck, Amy Adams e Henry Cavill. 14 anos. Na HBO Max


Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
No último capítulo da trilogia de Christopher Nolan, Bruce Wayne não atua mais como Batman porque acha que a população de Gotham vive melhor sem ele. O problema é que surgem em sua vida Selina Kyle, uma ladra misteriosa, e Bane, um terrorista mascarado. Nolan se caracterizou por uma trilogia com um Batman mais preso à realidade.
EUA e Reino Unido, 2012. Direção: Christopher Nolan. Com: Christian Bale, Anne Hathaway e Tom Hardy. 12 anos. Na HBO Max


Batman: O Cavaleiro das Trevas
Muitos consideram este o melhor filme de Batman. Não à toa, já que Christopher Nolan cravou sua marca na seara de filmes de super-herói ao fazer o Homem-Morcego se questionar sobre sua utilidade, enquanto vê surgir um psicopata que se maquia de palhaço para instaurar o caos na cidade. Com diversas cenas lembradas até hoje, o Coringa de Heath Ledger foi aclamado pelo público e pela crítica –o ator, morto alguns meses antes da estreia do longa, ganhou um Oscar pelo seu trabalho na produção.
EUA e Reino Unido, 2008. Direção: Christopher Nolan. Com: Christian Bale, Heath Ledger e Aaron Eckhart. 12 anos. Na HBO Max


Batman Begins
É o início de Christopher Nolan na direção de filmes do personagem. Depois de treinar com a Liga das Sombras, liderada por um homem chamado Ra's al Ghul, Bruce Wayne volta à cidade de Gotham para protegê-la do crime e da corrupção. Com Christian Bale no papel do Batman, essa é a volta do herói aos cinemas depois do fiasco de "Batman & Robin".
EUA e Reino Unido, 2005. Direção: Christopher Nolan. Com: Christian Bale, Ken Watanabe e Michael Caine. 14 anos. Na HBO Max

O ator Christian Bale em cena do filme 'Batman Begins'
O ator Christian Bale em cena do filme 'Batman Begins' - Reuters/Warner Bros

Batman & Robin
O filme se tornou uma piada entre os fãs. Com uniformes que destacam seus mamilos, Batman e Robin precisam enfrentar os vilões Mr. Freeze, vivido por Arnold Schwarzenegger, e Hera Venenosa, em atuação de Uma Thurman. Com roteiro fraco, a produção foi massacrada –tanto que George Clooney, que viveu o Batman neste capítulo, já declarou que não tem coragem de vê-la novamente.
EUA e Reino Unido, 1997. Direção: Joel Schumacher. Com: George Clooney, Arnold Schwarzenegger e Chris O'Donnell. Livre. Na HBO Max ​


Batman Eternamente
Depois de uma bilheteria abaixo das expectativas, a Warner decidiu mudar os rumos do Homem-Morcego nas telas. Nesta trama, Batman precisa lidar com o surgimento dos vilões Duas-Caras e Charada, vivido por Jim Carrey. Para isso, ele conta com a ajuda de Robin e da psicóloga Chase Meridian, que se envolve romanticamente com Bruce Wayne. Com tantas mudanças, "Batman: Eternamente" é um capítulo que costuma desagradar aos fãs.
EUA e Reino Unido, 1995. Direção: Joel Schumacher. Com: Val Kilmer, Jim Carrey e Tommy Lee Jones. Livre. Na HBO Max


Batman: O Retorno
Marca o retorno de Tim Burton à franquia, mais uma vez com Michael Keaton no uniforme do morcegão. Depois de um vilão icônico como o Coringa, com Jack Nicholson no papel, era preciso criar outro rival à altura para o herói –desta vez, o algoz de Batman é Pinguim, vivido por Danny DeVito. Michelle Pfeiffer surge como a Mulher-Gato, numa produção com tom fantasioso, gótico e personagens bem construídos.
EUA e Reino Unido, 1992. Direção: Tim Burton. Com: Michael Keaton, Danny DeVito e Michelle Pfeiffer. 12 anos. Na HBO Max

Michael Keaton e Michelle Pfeiffer em cena do filme 'Batman: O Retorno' - Divulgação

Batman
Foi a primeira vez que um Batman sombrio surgiu nas telas, mais de 20 anos depois do colorido e cômico "Batman: O Homem-Morcego". Aqui, o desafio de Tim Burton, que estreava na direção de um filme do herói, foi fazer um protagonista sisudo, mais próximo dos quadrinhos. Na trama, Gotham é infestada de criminosos, mas nenhum chega aos pés do Coringa, vivido por Jack Nicholson, que começa a controlar o submundo da cidade.
EUA e Reino Unido, 1989. Direção: Tim Burton. Com: Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basinger. 12 anos. Na HBO Max


Batman: O Homem Morcego
Não há nada de arrepiante no filme mais diferentão da lista –o longa é quase uma extensão da série dos anos 1960, que tentou criar uma versão de Batman palatável para a família. A comédia colorida traz a dupla Batman e Robin, com Adam West no papel principal, enfrentando vilões como Coringa, Pinguim e Charada. Com uma produção de baixo orçamento, pode ser uma boa pedida para os nostálgicos.
EUA, 1966. Direção: Leslie H. Martinson. Com: Adam West, Burt Ward e Lee Meriwether. No Star+. 10 anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais