Lula e Bolsonaro são tema de filmes no streaming; saiba a quais assistir antes da eleição

Entre as produções estão 'Entreatos', 'Nem Tudo se Desfaz' e o novo 'Quebrando Mitos'

São Paulo

No próximo domingo, dia 2, ocorre o primeiro turno das eleições para a Presidência deste ano, em uma das votações mais polarizadas na história da democracia no Brasil. Na liderança das pesquisas estão hoje Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e o atual presidente, Jair Bolsonaro, do PL, que tenta a reeleição.

Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro
Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro - Danilo Verpa/Folhapress e Reprodução/@Flow Podcast

Além dos debates, diferentes filmes e documentários sobre os dois candidatos são opções para conhecer mais sobre a vida e o trabalho de ambos.

Além disso, produções como "Democracia em Vertigem" narram, de forma geral, as transformações pelas quais o país passou nos últimos anos, incorporando as influências dos dois governos nesse cenário.

Conheça, a seguir, cinco opções sobre os candidatos para ver na internet e em plataformas de streaming.

Democracia em Vertigem
O documentário reúne passagens como os protestos de junho de 2013, o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, a prisão do ex-presidente Lula, em 2018, e a vitória de Jair Bolsonaro na Presidência, naquele mesmo ano. Dirigida pela cineasta Petra Costa, a produção foi indicada ao Oscar em 2020.
Brasil, 2019. Direção: Petra Costa. 12 anos. Na Netflix


Entreatos
Dirigido pelo cineasta João Moreira Salles, o documentário acompanha Luiz Inácio Lula da Silva durante 32 dias em sua campanha eleitoral de 2002, mostrando reuniões, debates e comícios nos quais o então candidato participou, antes de ser eleito presidente.
Brasil, 2004. Direção: João Moreira Salles. Livre. No Globoplay


Lula, o Filho do Brasil
O filme de ficção narra a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva, papel do ator Rui Ricardo Diaz, desde a infância no interior do Pernambuco até os tempos de militância sindical em São Paulo e sua prisão durante a ditadura militar. O longa do diretor Fábio Barreto foi o escolhido em 2010 para representar o Brasil em uma vaga no Oscar, mas não foi selecionado.
Brasil, 2009. Direção: Fábio Barreto e Marcelo Santiago. Com: Antônio Pitanga, Glória Pires, Rui Ricardo Diaz. 12 anos. No Globoplay

O ator Rui Ricardo Diaz em cena do filme 'Lula, o Filho do Brasil', de Fábio Barreto
O ator Rui Ricardo Diaz em cena do filme 'Lula, o Filho do Brasil', de Fábio Barreto - Divulgação

Nem Tudo se Desfaz
A produção de Josias Teófilo, que também dirigiu um filme sobre Olavo de Carvalho, retrata as transformações no Brasil desde 2013 e a ascensão de Jair Bolsonaro à Presidência. Com depoimentos e imagens de arquivo, o documentário também aborda temas como o surgimento da nova direita, a Lava Jato e a facada sofrida pelo então candidato, em 2018.
Brasil, 2021. Direção: Josias Teófilo. 14 anos. Para compra no site nemtudosedesfaz.com (R$ 29,90)


Quebrando Mitos
Mesmo diretor de "Quebrando o Tabu" e irmão de Luciano Huck, Fernando Grostein Andrade fala sobre a masculinidade de Jair Bolsonaro no documentário. Também são abordadas as consequências da gestão de Bolsonaro no combate à Covid, a preservação do meio ambiente e os ataques à imprensa.
Brasil, 2022. Direção: Fernando Grostein Andrade. 12 anos. Grátis, no site quebrandomitos.com.br

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais