Descrição de chapéu Filmes
Streaming

No clima de 'Um Lugar Silencioso', veja filmes que usam os cinco sentidos para causar medo

Títulos estão no streaming e exploram temas como visão limitada e comilança

Cena do filme 'Um Lugar Silencioso - Parte 2', que chega aos cinemas na quinta (22)

Cena do filme 'Um Lugar Silencioso - Parte 2', que chega aos cinemas na quinta (22) Divulgação

São Paulo

Mutilação de corpos, gritos agudos e banhos de sangue podem ser as mais tradicionais, mas não são as únicas formas de causar medo no cinema. Brincar com os cinco sentidos do corpo humano também é um recurso bastante utilizado em filmes de terror e suspense.

O longa “Um Lugar Silencioso - Parte 2”, que estreia nesta quinta (22), usa o silêncio como artifício para deixar os espectadores apreensivos com o desenvolvimento da trama —com isso, até o barulho da pipoca sendo mastigada durante a sessão pode assustar.

Limitar a visão dos personagens é outra ferramenta usada por roteiristas de filmes de suspense. Em “Bird Box”, por exemplo, os protagonistas vivem momentos de tensão ao atravessar um rio agitado dentro de um barco com os olhos vendados.

Já o tato é explorado em obras como “Corrente do Mal”. Na trama, uma espécie de maldição é transmitida através do contato sexual.

Comer em exagero, ser impedido de se alimentar ou ainda devorar pedaços de carne humana também são ferramentas exploradas para causar desconforto no espectador. Caso do filme “Canibais”, em que uma mulher vegana é forçada a comer o braço de uma amiga.

Dos cinco sentidos, o olfato talvez seja o menos explorado para assustar o público. Mas a série “O Perfume” brinca com ele ao pôr em cena um assassino com um nariz potente.

Confira, a seguir, uma lista com dez filmes e uma série que usam os sentidos humanos para causar medo —e saiba onde assistir às obras no streaming.

Bird Box
Para se salvarem, uma mulher e duas crianças precisam atravessar um rio —o problema é que eles não podem abrir os olhos durante a travessia. Caso eles tirem as vendas que usam para limitar a visão, podem ver uma espécie de entidade sobrenatural que faz com que eles cometam suicídio.
EUA, 2018. Direção: Susanne Bier. Com: Sandra Bullock, John Malkovich e Trevante Rhodes. Na Netflix. 16 anos


Blind - Eu Estou Aqui
Uma atriz fica cega após o fracasso de uma operação nos olhos. Enquanto se adapta à nova vida, um homem mascarado invade sua casa e a observa silenciosamente.
EUA, 2019. Direção: Marcel Walz. Com: Caroline Williams, Sarah French e Tyler Gallant. No Amazon Prime Video. 16 anos

Cena do filme 'Blind - Estou Aqui', de Marcel Walz
Cena do filme 'Blind - Estou Aqui', de Marcel Walz - Reprodução

Canibais
Um grupo de americanos vai até a Amazônia para proteger uma tribo indígena em risco de extinção. Depois de um acidente com o avião em que viajavam, eles caem no meio da floresta. Lá, são presos como reféns da tribo que desejavam salvar. Durante a prisão, são obrigados a comer a carne dos seus amigos.
EUA, 2015. Direção: Eli Roth. Com: Aaron Burns, Ariel Levy e Laurenza Izzo. No Amazon Prime Video. 16 anos

Cena do filme 'Canibais', de Eli Roth
Cena do filme 'Canibais', de Eli Roth - Reprodução

Corrente do Mal
Após transar com um colega de escola, uma jovem descobre que carrega uma força maligna transmissível pelo sexo. Enquanto vive um dilema moral, ela começa a ser perseguida por entidades que tentam matá-la e que são vistas apenas por ela.
EUA, 2014. Direção: David Robert Mitchell. Com: Bailey Spry, Keir Gilchrist e Maika Monroe. No Amazon Prime Video. 16 anos


Homem nas Trevas
Três ladrões são famosos por invadir mansões na cidade americana de Detroit. Após descobrir que um veterano de guerra cego guarda uma fortuna em casa, eles resolvem roubá-lo. Dentro da residência, percebem que o alvo não é nada inofensivo.
EUA, 2016. Direção: Fede Alvarez. Com: Dylan Minnette, Jane Levy e Stephen Lang. Na Netflix. 14 anos

Cena do filme 'O Homem Nas Trevas', de Fede Alvarez - Divulgacao

Rogai Por Nós
Uma jovem com deficiência auditiva começa a curar enfermos após supostamente receber um dom. Ao saber disso, um repórter faz uma visita para investigar de perto os milagres. Depois que terríveis eventos começam a acontecer na cidade, o jornalista se questiona se o fenômeno seria mesmo divino.
EUA, 2021. Direção: Evan Spiliotopoulos. Com: Cricket Brown, Jeffrey Dean Morgan e William Sadler. 14 anos. No YouTube Movies


O Poço
Um homem acorda ao lado de um idoso dentro de uma cela peculiar. Lá, descobre que está preso em uma espécie de poço dividido em andares. Diariamente, uma plataforma desce com comida —quem está nos andares do alto se alimenta melhor do que os que estão nos mais baixos. Para fugir, ele percebe que precisará mudar o sistema da prisão.
Espanha, 2019. Direção: Galder Gaztelu-Urrutia. Com: Antonia San Juan, Ivan Massagué e Zorion Eguileor. Na Netflix. 16 anos


O Homem Invisível
Depois de forjar o próprio suicídio, um cientista usa uma técnica desenvolvida por ele mesmo para ficar invisível. O seu objetivo é aterrorizar a vida da ex-namorada. Ela precisa provar que está sendo perseguida por uma pessoa que ninguém consegue ver enquanto tenta sobreviver.
EUA, 2020. Direção: Leigh Whannell. Com: Elisabeth Moss, Harriet Dyer e Oliver Jackson-Cohen. No Telecine. 14 anos


Os Olhos de Júlia
Após receber a notícia da morte da irmã gêmea, Júlia começa a investigar por conta própria quem foi que a matou. Enquanto reconstrói a rotina da irmã, ela descobre que está perdendo a visão e, quanto mais se aproxima do assassino, mais a sua vista se deteriora.
Espanha, 2010. Direção: Guillem Morales. Com: Belén Rueda, Guillem Morales e Lluís Homar. Na Netflix. 16 anos.


O Perfume
Inspirado no filme “Perfume: A História de um Assassino”, de Tom Tykwer, a série conta a história de um criminologista que investiga uma série de assassinatos ocorridos em um internato francês. Seu principal suspeito é um serial killer que consegue manipular as vítimas usando alguns aromas peculiares.
Alemanha, 2018. Direção: Eva Kranenburg, Oliver Berben e Philipp Kadelbach. Com: August Diehl, Friederike Becht, Natalia Belitski. Uma temporada (seis episódios). Na Netflix. 16 anos


Bônus

O Sexto Sentido
Na trama, um sexto sentido permite que um menino veja pessoas mortas. Após alguns eventos sombrios, sua mãe resolve levá-lo a um psicólogo. Ele, por sua vez, tenta desvendar o que está por trás dos distúrbios do garoto.
EUA, 1999. Direção: M. Night Shyamalan. Com: Bruce Willis, Haley Joel Osment e Toni Collette. No Telecine. 12 anos

Bruce Willis e Haley Joel Osment em cena do filme 'O Sexto Sentido'
Bruce Willis e Haley Joel Osment em cena do filme 'O Sexto Sentido' - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais