Descrição de chapéu Cinema
Streaming

Antes de assistir a 'Viúva Negra' nos cinemas, saiba quais filmes da Marvel ver no streaming

Heroína vivida por Scarlett Johansson ganha o próprio título nesta semana

Scarlett Johansson em cena do filme

Scarlett Johansson em cena do filme "Viúva Negra", de Cate Shortland Divulgação

São Paulo

Com mais de um ano de atraso —tão atrasado que a personagem já morreu em outro filme da franquia—, Viúva Negra enfim ganha um filme para chamar de seu. O longa da Marvel estreia nesta quinta-feira, dia 8, nos cinemas.

Viúva Negra é agente russa Natasha Romanoff, que apareceu nos cinemas inicialmente em “Homem de Ferro 2”, foi criada nos quadrinhos em 1964 por Stan Lee e tem inspiração na Guerra Fria, período de tensão geopolítica entre a antiga União Soviética e os Estados Unidos.

O novo filme se passa entre “Capitão América: Guerra Civil” e “Vingadores: Guerra Infinita”, quando os heróis se dividiram e lutaram entre si. Natasha aproveita o período de fuga para voltar à terra natal e resolver alguns problemas do passado.

Nos quadrinhos, depois de ver a mãe morrer em um incêndio provocado pelos nazistas, ela foi adotada pelo soldado russo Ivan Petrovitch e foi levada para a chamada Sala Vermelha, lugar onde dá treinamento de combate e espionagem para meninas órfãs. Uma lavagem cerebral era feita nas garotas no local para elas acharem que estavam aprendendo balé —fato que é mostrado no filme “Vingadores: Era de Ultron”.

Além de treinamento físico, um soro era aplicado nas meninas para aumentar a sua força e impedir o envelhecimento —por isso vemos a personagem sempre linda e jovem. Outra mudança biológica causada pela substância era a infertilidade e a falta de libido, já que, no olhar dos agentes da Sala Vermelha, engravidar era uma fraqueza.

No início de sua história nos quadrinhos, Natasha representava a ameaça comunista como antagonista dos heróis Homem de Ferro e Capitão América. Depois de uma missão mal sucedida contra os Vingadores, a lavagem cerebral é desfeita e ela se alia à S.H.I.E.L.D, como é chamada a agência de espionagem americana responsável por recrutar os Vingadores no universo da Marvel.

Poucos detalhes da vida passada da Viúva Negra são contados nos sete filmes da Marvel em que ela aparece —algo que só é revelado nesta nova produção. Vê-los antes de ir ao cinema ajuda a entender melhor esse personagem que tem mais de 50 anos de existência e ganha vida nas telas na pele de Scarlett Johansson.

Confira abaixo a quais produções da Marvel assistir.

Homem de Ferro 2
Em sua primeira aparição, Viúva Negra, interpretada pela atriz Scarlett Johansson, surge como uma agente da S.H.I.E.L.D para conter as extravagâncias do bilionário Tony Stark, o Homem de Ferro. Neste ano, mais de uma década após o lançamento, Johansson desabafou sobre a imagem sexualizada da personagem na produção. "Fui tratada como um pedaço de carne”, ela disse.
EUA, 2010. Direção: Jon Favreau. Com: Robert Downey Jr., Scarlett Johansson e Gwyneth Paltrow. No Disney+. 12 anos


Os Vingadores
Estreia mais aguardada pelos fãs em 2012, “Os Vingadores” uniu heróis de universos diferentes pela primeira vez no cinema. Na trama, o irmão de Thor, Loki, hoje com uma série dedicada a ele no Disney+, é o vilão a ser eliminado. Neste filme, Natasha tem mais espaço para mostrar suas habilidades e é a primeira vez em que vemos a espiã e o Gavião Arqueiro falarem sobre a missão que os uniu.
EUA, 2012. Direção: Joss Whedon. Com: Chris Evans, Scarlett Johansson e Chris Hemsworth. No Disney+. 12 anos


Capitão América 2 - O Soldado Invernal
Anos depois da batalha em Nova York exibida em “Os Vingadores”, Steve Rogers, o Capitão América, continua trabalhando para a agência S.H.I.E.L.D como um agente secreto. Quando surge a ameaça do vilão Soldado Invernal, ele tem a ajuda de Natasha Romanoff para neutralizar o inimigo.
EUA, 2014. Direção: Joe Russo e Anthony Russo. Com: Chris Evans, Scarlett Johansson e Anthony Mackie. No Disney+. 12 anos


Vingadores: Era de Ultron
Na volta dos Vingadores, os heróis se reúnem mais uma vez, agora para destruir uma inteligência artificial que ameaça o planeta, criada por Tony Stark, o Homem de Ferro. Neste filme, Natasha tem visões do seu passado, nas quais parte do treinamento que recebeu na Sala Vermelha é revelado.
EUA, 2015. Direção: Joss Whedon. Com: Chris Evans, Scarlett Johansson e Elizabeth Olsen. No Disney+. 12 anos


Capitão América: Guerra Civil
Após se tornarem alvo de críticas do governo, por terem causado muitas mortes em suas batalhas, o grupo de heróis não consegue entrar em um acordo para decidir o que fazer. O filme solo da Viúva Negra se passa neste momento na linha do tempo do universo cinematográfico da Marvel. Após a Guerra Civil causada pela ruptura do coletivo, Natasha foge do governo americano e volta às suas origens na Rússia.
EUA, 2016. Direção: Joe Russo, Anthony Russo. Com: Chris Evans, Scarlett Johansson e Sebastian Stan. No Disney+. 12 anos


Vingadores: Guerra Infinita
Na trama, Thanos tem o plano de reunir as seis Joias do Infinito. Quem possui as pedras preciosas tem o direito de fazer um pedido, como, por exemplo, exterminar metade da população do universo. A missão de Natasha Romanoff neste filme é se juntar aos Vingadores e evitar que isso aconteça.
EUA, 2018. Direção: Joe Russo, Anthony Russo. Com: Chris Evans, Scarlett Johansson e Sebastian Stan. No Disney+. 12 anos


Vingadores: Ultimato
Sete anos após a primeira aparição conjunta no cinema, Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Viúva Negra, Hulk e Gavião Arqueiro precisam voltar no tempo e recuperar as Joias do Infinito para reverter o massacre promovido por Thanos em “Vingadores: Guerra Infinita”. Para isso, recebem a ajuda de heróis sobreviventes, como Capitã Marvel e Homem-Formiga.
EUA, 2019. Direção: Joe Russo, Anthony Russo. Com: Chris Evans, Scarlett Johansson e Sebastian Stan. No Disney+. 12 anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais