Descrição de chapéu Filmes
Streaming

'Harry Potter': Tudo o que você precisa saber antes de assistir ao reencontro do elenco

'De Volta a Hogwarts' estreia no sábado (1º) e comemora os 20 anos do primeiro filme da saga

Os três protagonistas de 'Harry Potter' se reúnem em cena do especial da HBO Max

Os três protagonistas de 'Harry Potter' se reúnem em cena do especial da HBO Max HBO Max/Divulgação

São Paulo

Faz 20 anos desde que Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson se encontraram pela primeira vez nas telas. A conversa embaraçosa num vagão de trem em "Harry Potter e a Pedra Filosofal" marcou o início de uma das amizades fictícias mais famosas do cinema.

Agora, duas décadas mais velhos, os três atores, que interpretaram Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger em oito filmes, se reúnem novamente para bater papo e relembrar a franquia —assim como foi feito recentemente com "Friends".

O encontro ocorre em "De Volta a Hogwarts", produção que junta parte do elenco da saga pela primeira vez desde o lançamento do último filme do bruxo, em 2011. Com estreia marcada para sábado, dia 1º, o especial será exibido na HBO Max, plataforma que reúne todos os oito filmes potterianos em seu catálogo.

Lançado em novembro de 2001, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" ainda ganhou um relançamento especial em 3D há cerca de um mês, o que fez os fãs tirarem as fantasias, cachecóis coloridos e varinhas empoeiradas dos armários para lotar as salas de cinema.

Agora, no especial nostálgico, os materiais de divulgação mostram, por exemplo, uma emocionada Emma Watson distribuindo abraços em outros atores e Gary Oldman conversando de perto com Daniel Radcliffe, o que logo lembrou aos fãs uma cena dos dois em "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", filme em que Potter descobre ser afilhado de Sirius Black, vivido por Oldman.

Em uma das várias chances que o especial deve usar para apelar ao sentimentalismo, Watson diz que, quando as coisas ficam muito obscuras, há algo sobre "Harry Potter" que torna a vida mais enriquecedora.

Quem parece estar ficando cada vez mais enriquecida mesmo é J.K. Rowling, que foi a escritora mais vendida no ano passado, mesmo rodeada de polêmicas e de acusações de transfobia. Mas é verdade também que parece haver uma tentativa de desvincular a marca da autora —Rowling não é citada em nenhum dos materiais promocionais lançados para divulgar o especial.

Confira a seguir tudo o que se sabe sobre o reencontro do elenco para se preparar antes de assistir à produção.

O que acontece em ‘De Volta a Hogwarts'?
Não se sabe ao certo tudo o que será exibido no especial que, segundo a HBO Max, tem quase duas horas de duração. O que a plataforma revela é que a produção tem cenas dos bastidores dos filmes mescladas a conversas atuais entre os membros do elenco. Parece que, para a felicidade dos fãs, o especial vai colocar frente a frente até Emma Watson e Rupert Grint, cujos personagens se tornaram um casal no fim da saga.

Especial da HBO Max reúne elenco de Harry Potter para comemorar os 20 anos da franquia nos cinemas
Especial da HBO Max reúne elenco de Harry Potter para comemorar os 20 anos da franquia nos cinemas - HBO Max

Cenários nostálgicos
É difícil achar um fã da saga que não tenha vontade de conhecer os cenários dos filmes. Até é possível fazer isso no parque temático em Orlando ou nos estúdios da Warner Bros., em Londres. Mas quem não quiser ou não puder viajar para outro país vai poder conhecer um pouco mais da cenografia com o especial.

A produção vai levar seu título bem a sério e fazer os atores voltarem à escola de bruxaria —será possível ver, por exemplo, o trem vermelho usado pelos estudantes bruxos, o Salão Principal de Hogwarts, onde os alunos fazem suas refeições, e até um cofre de Gringotes, o banco onde os magos guardam seu dinheiro.

Vista exterior do castelo de Hogwarts do parque temático da saga em Orlando - AFP

Quem está de volta?
Harry Potter estará rodeado de vários de seus amigos, mentores e vilões no especial. A HBO Max já confirmou a presença do trio principal, é claro, e dos atores Tom Felton, Robbie Coltrane, Helena Bonham Carter, Gary Oldman e Ralph Fiennes, que interpretaram personagens na trama. Alfonso Cuarón e os outros três cineastas que dirigiram os filmes da saga também vão aparecer.


E J.K. Rowling?
Parece que envolver-se em tantas polêmicas recentes acabou afastando a autora de "Harry Potter" do programa. Depois de ser acusada de transfobia por comentários feitos no Twitter, Rowling não aparece em nenhum dos materiais de divulgação do especial –a HBO Max não confirmou a ausência dela, mas ao que tudo indica, a escritora não deve mesmo participar do reencontro.

Daniel Radcliffe e Emma Watson se posicionaram a favor da comunidade trans no ano passado, pouco depois de Rowling postar seus tuítes.


Agrados aos novos fãs
Não é só de nostalgia que "Harry Potter" sobrevive. Afinal, os livros têm vendido bem —sobretudo por causa do impulso dado pelo TikTok, rede social cheia de pessoas que produzem e consomem conteúdos relacionados à saga.

Algo que os novos fãs costumam fazer é criar histórias —também chamadas de fanfics— sobre duplas que não são um par romântico na trama original. Hermione Granger e Draco Malfoy formam um destes casais não oficiais, por exemplo. "De Volta a Hogwarts" parece saber disso: o trailer da produção, que tem pouco mais que um minuto e meio, faz questão de destacar um abraço caloroso entre Emma Watson e Tom Felton, que interpretam Granger e Malfoy nos filmes.


O futuro de ‘Harry Potter’
Depois de "De Volta a Hogwarts", será possível retornar à escola de bruxaria novamente em 2022, só que nos cinemas. Em abril estreia o terceiro capítulo de "Animais Fantásticos", franquia derivada de "Harry Potter" –com o subtítulo "Os Segredos de Dumbledore", o filme tem Mads Mikkelsen substituindo Johnny Depp no papel de Grindelwald, o vilão principal. Tem até uma adição brasileiro no elenco: Maria Fernanda Cândido foi escalada para interpretar a bruxa Vicência Santos.

Hogwarts também é o cenário principal de um jogo de videogame com lançamento marcado para 2022. Chamado "Hogwarts Legacy", o game promete colocar os jogadores para andarem livremente pelo castelo bruxo.

Harry Potter: De Volta a Hogwarts

  • Quando Sábado, dia 1º de janeiro
  • Onde HBO Max

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais