Foi em 1976 que nasceu a organização trotskista Liberdade ou Luta, a Libelu, na Universidade de São Paulo. Apesar de ter durado apenas seis anos, a entidade teve uma trajetória intensa contra o regime militar e ajudou na retomada do movimento estudantil, que havia sido silenciado pelo AI-5. Essa trajetória pode ser vista nos cinemas a partir desta semana.
A história do grupo é revista no documentário "Libelu - Abaixo a Ditadura", que está em cartaz nas salas de São Paulo. O filme, que venceu o festival É Tudo Verdade do ano passado, faz um voo rasante sobre a ditadura militar no Brasil.
Dirigido por Diógenez Muniz, o longa ainda não está disponível no streaming. Mas, há outras opções de documentários e filmes sobre o período militar no país que podem ser vistos nas principais plataformas ou para compra e aluguel digital —entre as opções, "Narciso em Férias", sobre a prisão de Caetano Veloso, e "O Que É Isso Companheiro", que concorreu ao Oscar de melhor filme internacional em 1998.
Confira, abaixo, como assistir.
Batismo de Sangue
Baseado no livro de Frei Betto, o filme relata as prisões e torturas de frades dominicanos que apoiaram a luta civil armada contra a ditadura militar brasileira. O filme se debruça sobretudo sobre a trajetória de Frei Tito, que se suicidou durante o exílio na França, em 1974, perturbado por visões persecutórias do delegado Fleury, que o prendeu e ordenou a sua tortura.
Brasil, 2007. Direção: Helvécio Ratton. Com: Caio Blat, Marku Ribas e Cássio Gabus Mendes. No Amazon Prime Video. 14 anos
O Dia que Durou 21 Anos
O documentário destaca o papel dos Estados Unidos para a criação de um ambiente que resultaria no golpe para derrubar o presidente João Goulart, revelando áudios da Casa Branca e de embaixadores.
Brasil, 2012. Direção: Camilo Tavares. Compra no YouTube. 12 anos
Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil
O documentário costura a história de três gerações da família Benjamin. O pai, César, é preso político na ditadura militar. A avó, Iramaya, é uma militante pela anistia. Já Carol Benjamin, diretora do longa, faz uma defesa da memória como pilar da democracia.
Brasil, 2019. Direção: Carol Benjamin. No Globoplay. 12 anos
Narciso em Férias
Em uma longa entrevista para o documentário, que foi selecionado para a 77ª edição do Festival de Veneza, o músico Caetano Veloso narra suas lembranças dos 54 dias de 1968 em que ficou preso durante a ditadura militar.
Brasil, 2020. Direção: Renato Terra e Ricardo Calil. No Globoplay. 12 anos
O que É Isso Companheiro?
Baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, o longa reconta o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, em 1969. O sequestro foi orquestrado por integrantes dos grupos de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra o regime militar no Brasil. A produção brasileira concorreu ao Oscar de melhor longa estrangeiro em 1998.
Brasil, 1997. Direção: Bruno Barreto. Com: Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Alan Arkin e Selton Mello. No Globoplay. 14 anos
Comentários
Ver todos os comentários