Descrição de chapéu Filmes
Streaming

Conheça a ditadura militar do Brasil em cinco filmes disponíveis no streaming

Com estreia de 'Libelu - Abaixo a Ditadura' nos cinemas, veja outros filmes sobre o período

São Paulo

Foi em 1976 que nasceu a organização trotskista Liberdade ou Luta, a Libelu, na Universidade de São Paulo. Apesar de ter durado apenas seis anos, a entidade teve uma trajetória intensa contra o regime militar e ajudou na retomada do movimento estudantil, que havia sido silenciado pelo AI-5. Essa trajetória pode ser vista nos cinemas a partir desta semana.

A história do grupo é revista no documentário "Libelu - Abaixo a Ditadura", que está em cartaz nas salas de São Paulo. O filme, que venceu o festival É Tudo Verdade do ano passado, faz um voo rasante sobre a ditadura militar no Brasil.

Dirigido por Diógenez Muniz, o longa ainda não está disponível no streaming. Mas, há outras opções de documentários e filmes sobre o período militar no país que podem ser vistos nas principais plataformas ou para compra e aluguel digital —entre as opções, "Narciso em Férias", sobre a prisão de Caetano Veloso, e "O Que É Isso Companheiro", que concorreu ao Oscar de melhor filme internacional em 1998.

Confira, abaixo, como assistir.

Batismo de Sangue
​Baseado no livro de Frei Betto, o filme relata as prisões e torturas de frades dominicanos que apoiaram a luta civil armada contra a ditadura militar brasileira. O filme se debruça sobretudo sobre a trajetória de Frei Tito, que se suicidou durante o exílio na França, em 1974, perturbado por visões persecutórias do delegado Fleury, que o prendeu e ordenou a sua tortura.
Brasil, 2007. Direção: Helvécio Ratton. Com: Caio Blat, Marku Ribas e Cássio Gabus Mendes. No Amazon Prime Video. 14 anos

Cena do filme 'Batismo de Sangue', um filme de Helv cio Ratton
Cena do filme 'Batismo de Sangue', um filme de Helvécio Ratton - Estevam Avellar/Divulgação

O Dia que Durou 21 Anos
O documentário destaca o papel dos Estados Unidos para a criação de um ambiente que resultaria no golpe para derrubar o presidente João Goulart, revelando áudios da Casa Branca e de embaixadores.
Brasil, 2012. Direção: Camilo Tavares. Compra no YouTube. 12 anos

Cena do documentário 'O Dia que Durou 21 Anos' que destaca o papel dos Estados Unidos para a criação de um ambiente que resultaria no golpe de 1964
Cena do documentário 'O Dia que Durou 21 Anos' que destaca o papel dos Estados Unidos para a criação de um ambiente que resultaria no golpe de 1964 - Divulgação

Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil
O documentário costura a história de três gerações da família Benjamin. O pai, César, é preso político na ditadura militar. A avó, Iramaya, é uma militante pela anistia. Já Carol Benjamin, diretora do longa, faz uma defesa da memória como pilar da democracia.
Brasil, 2019. Direção: Carol Benjamin. No Globoplay. 12 anos


Narciso em Férias
Em uma longa entrevista para o documentário, que foi selecionado para a 77ª edição do Festival de Veneza, o músico Caetano Veloso narra suas lembranças dos 54 dias de 1968 em que ficou preso durante a ditadura militar.
Brasil, 2020. Direção: Renato Terra e Ricardo Calil. No Globoplay. 12 anos

Caetano Veloso, documentário
Caetano Veloso em cena do documentário 'Narciso em Férias', de Renato Terra e Ricardo Calil - Reprodução/Divulgação

O que É Isso Companheiro?
Baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, o longa reconta o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, em 1969. O sequestro foi orquestrado por integrantes dos grupos de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra o regime militar no Brasil. A produção brasileira concorreu ao Oscar de melhor longa estrangeiro em 1998.
Brasil, 1997. Direção: Bruno Barreto. Com: Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Alan Arkin e Selton Mello. No Globoplay. 14 anos

A atriz Fernanda Torres em cena do filme 'O Que É Isso, Companheiro?'
A atriz Fernanda Torres em cena do filme 'O Que É Isso, Companheiro?' - Reprodução

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais