Saiba quem é Loki, vilão da Marvel que ganha série da Disney após sucesso no cinema

Com estreia nesta quarta (9), produção derivada de 'Thor' tem Tom Hiddleston

Cena de 'Loki', série do Disney+, que estreia nesta quarta-feira (9) Divulgação

São Paulo

Parte dos fãs se sentiu enganada ao descobrir que, mesmo depois da morte de Loki nos primeiros minutos do filme “Vingadores: Guerra Infinita”, a Marvel não desistiu do personagem tão cedo —e ele voltou.

A série "Loki" faz um mergulho no personagem e estreia no Disney+ nesta quarta-feira, dia 9. Protagonizada pelo carismático Tom Hiddleston, que vem interpretando o personagem nos cinemas há uma década, a produção chega ao streaming pouco depois de “WandaVision” e de “Falcão e o Soldado Invernal”, originais da Marvel para a plataforma.

A Marvel parece ter pregado uma peça nos fãs justamente com o personagem mais mentiroso de toda a trama da saga dos Vingadores. Um dos favoritos do público, Loki é mais um vilão que tem a sua história contada pela companhia do Mickey —o mesmo acaba de ocorrer com "Cruella", filme que chegou à plataforma há duas semanas.

Desde "Thor", de 2011, Loki participou de diferentes filmes da Marvel nos cinemas. Mas a primeira aparição nos quadrinhos ocorreu há mais tempo, na sexta edição de uma revista chamada Venus em 1949, época em que a Marvel Comics ainda se chamava Timely Comics.

Nos cinemas, ele já foi vilão, anti-herói e até mocinho com cena de redenção —qual papel ele terá na série, porém, ainda é um mistério. O primeiro capítulo da produção estreia nesta quarta (9). Os cinco episódios seguintes poderão ser vistos semanalmente, sempre às quartas, no Disney+. ​

Loki não dá as caras nas telas desde 2019, ano em que "Vingadores: Ultimato" chegou aos cinemas. Para relembrar a trajetória do personagem, veja abaixo uma linha do tempo com os principais acontecimentos de sua jornada.

Thor
No filme que introduz a mitologia nórdica no universo Marvel, o público é apresentado aos casos de família protagonizados por Loki, Thor e seu pai, Odin. O vilão que acaba de ganhar sua série descobre que é filho adotivo do rei de Asgard, achado ainda bebê depois de uma guerra contra os Gigantes de Gelo. Thor, por sua vez, é considerado indigno por seu pai e, como punição, é enviado para uma estada na Terra a fim de recuperar seus valores.
EUA, 2011. Direção: Kenneth Branagh. Com: Chris Hemsworth, Natalie Portman e Tom Hiddleston. No Disney+. 10 anos


Os Vingadores
Na primeira reunião do grupo recordista de bilheterias, Loki busca o Cubo Cósmico, também conhecido como Tesseract. A missão deveria ser cumprida para uma solicitação feita pelo megavilão Thanos, que na época ensaiava sua vinda à Terra. Os Vingadores se reúnem, então, para combater a ameaça de Loki e a iminente invasão de um exército de alienígenas em Nova York.
EUA, 2012. Direção: Joss Whedon. Com: Chris Evans, Robert Downey Jr. e Tom Hiddleston. No Disney+. 12 anos


Thor: O Mundo Sombrio
Depois de ser preso pelos Vingadores, Loki é enviado de volta para Asgard. Não demora a sugir nova uma ameaça, porém: os Elfos Negros. Agora, o Vingador terá de se juntar a Loki para salvar o próprio reino. Nessa jornada, a relação entre os dois ficará mais intensa, até chegar a um momento em que Loki deverá decidir entre se sacrificar pela vitória de Thor ou ver seu povo ser derrotado.
EUA, 2013. Direção: Alan Taylor. Com: Chris Hemsworth, Natalie Portman e Tom Hiddleston. No Disney+. 10 anos


Thor: Ragnarok
Asgard recebe a visita de Thor, que passou algum tempo viajando pelo universo. Chegando lá, o deus do trovão percebe uma trapaça —seu pai, Odin, na verdade é Loki disfarçado. Repetindo a premissa do filme anterior, os dois precisam deixar as diferenças de lado para lutarem contra uma nova ameaça. Desta vez, quem surge na trama é Hela, meia-irmã de Thor e deusa da morte. Os dois se unem a Hulk para impedirem o Ragnarok —ou seja, o fim do mundo.
EUA, 2017. Direção: Taika Waititi. Com: Chris Hemsworth, Cate Blanchett e Tom Hiddleston. No Disney+. 12 anos


Vingadores: Guerra Infinita
O reino de Asgard foi destruído, mas Thor e Loki conseguiram salvar seu povo fugindo em uma nave espacial. O problema é que, no caminho, os dois são interceptados por Thanos, que quer destruir metade das vidas do universo. Em uma tentativa de impedir o vilão, Loki acaba morrendo —desta vez, definitivamente. Ou quase.
EUA, 2018. Direção: Anthony Russo e Joe Russo. Com: Chris Evans, Robert Downey Jr. e Tom Hiddleston. No Disney+. 12 anos


Vingadores: Ultimato
Sucesso absoluto de bilheteria, quebrando todos os recordes quando foi lançado, o filme traz o grupo tentando impedir que Thanos consiga todas as Joias do Infinito e destrua metade do universo. Os Vingadores se reúnem para viajar no tempo e voltam ao primeiro filme do grupo, de 2012. Lá, depois de uma confusão causada pelo Homem-Formiga, Loki consegue roubar o Tesseract e acaba criando uma nova linha temporal.
EUA, 2019. Direção: Anthony Russo e Joe Russo. Com: Chris Evans, Robert Downey Jr. e Tom Hiddleston. No Disney+. 12 anos​​


Loki
Na série, que ainda não teve muito da trama divulgada, Loki decobre como funcionam as linhas temporais no universo em que vive. Na tentativa de voltar ao seu lar, ele vai acabar interferindo em momentos importantes da história da humanidade, o que pode gerar uma catástrofe e pôr o mundo em risco.
EUA, 2021. Direção: Kate Herron. Com: Owen Wilson, Sophia Di Martino e Tom Hiddleston. Episódios semanais a partir desta quarta (9), no Disney+. 14 anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais