Ao que assistir enquanto as Olimpíadas dormem? Conheça 10 documentários no streaming

Produções têm Michael Jordan, doping russo e escalada vencedora do Oscar

Alex Honnold no documentário 'Free Solo', disponível no Disney+

Alex Honnold no documentário 'Free Solo', disponível no Disney+ National Geographic/Jimmy Chin

São Paulo

Não basta torcer. Vai ser preciso também acordar na madrugada, fazer um chá e aguentar o frio para acompanhar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, que tem início oficial nesta sexta, dia 23.

A cerimônia de abertura está programada para as 8h daqui. Mas, com uma diferença de 12 horas em relação ao Japão, muitas competições vão se desenrolar na madrugada brasileira. Isso faz surgir a pergunta —o que fazer durante o dia no Brasil, enquanto os atletas olímpicos estão dormindo?

Para quem não está trabalhando ou está de férias, uma opção é assistir a documentários esportivos no streaming —dos que contam histórias inspiradoras aos que trazem histórias que viraram caso de polícia. É um bom jeito de entrar no clima antes de as competições ao vivo vararem a noite.

"Atleta A”, por exemplo, relata os casos de abuso sexual praticado pelo médico Larry Nassar contra ginastas americanas. Ainda nas páginas policiais, o documentário "Pistorius", dividido em quatro partes, apresenta o caso do velocista paralímpico sul-africano condenado por assassinar a ex-namorada.

As modalidades estreantes nos Jogos de Tóquio, como surfe, skate e escalada, também são tema de produções no streaming. A trajetória do surfista brasileiro Gabriel Medina, campeão duas vezes do circuito mundial de surfe, é contada num documentário da Globoplay que leva o seu nome.

Isso sem falar de “Free Solo”, vencedor do Oscar em 2019, que mostra a arriscada escalada sem equipamentos de segurança do alpinista Alex Honnold.

Veja abaixo uma seleção com dez indicações.

Andy Murray: Ressurgindo
A vitoriosa trajetória do tenista Andy Murray e suas lesões entre os anos de 2017 e 2019 são contadas neste documentário. Considerado um dos melhores esportistas de todos os tempos da Grã-Bretanha, Murray conta por que escolheu passar pelas dores da cirurgia para poder voltar às quadras. Medalha de ouro na Rio-2016, Murray vai competir em Tóquio.
Estados Unidos, 2019. Direção: Olivia Cappuccini. 16 anos. No Amazon Prime Video


Arremesso Final
Considerado o maior jogador de basquete, Michael Jordan conduz a história dos melhores anos do time Chicago Bulls. Documentado em dez partes, “Arremesso Final” apresenta cada atleta, suas jogadas detalhadas e também o fim dessa era dourada do basquete americano.
Estados Unidos, 2020. Direção:Jason Hehir. 16 anos. Na Netflix

Cena de Michael Jordan em The Last Dance
Cena de Michael Jordan em 'Arremesso Final', documentário da Netflix - Netflix/Reprodução

Atleta A
Repórteres do jornal americano The Indianapolis Star comentam os abusos sexuais cometidos pelo médico da equipe de ginástica olímpica dos Estados Unidos, Larry Nassar. O filme traz também o depoimento de grandes ginastas, como Maggie Nichols.
Estados Unidos, 2020. Direção: Bonni Cohen e Jon Shenk. 16 anos. Na Netflix

Cena de 'Atleta A', de  Bonni Cohen e Jon Shenk
Cena de 'Atleta A', de Bonni Cohen e Jon Shenk - Reprodução

Contragolpe
Jovens boxeadores determinados a inscrever seus nomes ao lado dos campeões do passado driblam as adversidades para continuar no esporte. O documentário conta com o depoimento de estrelas da modalidade e discute se o brilho nos ringues está acabando nos dias de hoje.
Estados Unidos, 2017. Direção: Jay Bulger. 14 anos. Na Netflix


Free Solo
Vencedor do Oscar de 2019 na categoria de melhor documentário, “Free Solo” tem imagens que dão vertigem. O filme conta a história do alpinista Alex Honnold, que, aos 30 anos, resolveu escalar a montanha El Capitan, na Califórnia, sem nenhum equipamento de segurança. A escalada nas Olimpíadas é uma das novidades —mas os competidores usam em Tóquio todos os equipamentos necessários, é claro.
Estados Unidos, 2018. Direção: Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin. 12 anos. Na Disney+.


Gabriel Medina
Duas vezes campeão mundial de surfe, sendo o primeiro brasileiro a vencer o campeonato, Gabriel Medina cravou seu nome na história do esporte —e agora busca o ouro em Tóquio, na estreia da modalidade nos jogos. As curiosidades por trás da sua trajetória, com depoimentos de familiares e fãs, dão o tom do documentário.
Brasil, 2020. Direção: Henrique Daniel. Livre. No Globoplay

O surfista Gabriel Medina em uma onda
Cena do documentário "Gabriel Medina", disponível no Globoplay - Reprodução

Ícaro
O ciclista amador Bryan Fogel, ao descobrir irregularidades sobre o doping no esporte, decide entrar de cabeça num experimento para comprovar a incompetência do método de controle dos atletas. Seu trabalho se transforma em algo muito maior quando um médico russo, que o orienta no processo, aparece no centro de um escândalo que põe a Rússia em xeque na participação de eventos esportivos internacionais.
Estados Unidos, 2017. Direção: Bryan Fogel. 16 anos. Na Netflix


Paratodos
O documentário aborda os bastidores do cotidiano de alguns dos principais atletas paralímpicos brasileiros e acompanha o cotidiano das equipes de quatro modalidades durante treinamentos e competições. Entre os entrevistados estão Fernando Ruffino (canoagem), Susana Schnarndorf (natação) e Alan Fonteles (atletismo).
Brasil, 2017. Direção: Marcelo Mesquita. 14 anos. No Amazon Prime Video

Cena do documentário 'Paratodos', disponível no Prime Video
Cena do documentário 'Paratodos', disponível no Prime Video - Divulgação

Pistorius
De maior velocista parolímpico a condenado à prisão. A história de Oscar Pistorius é contada em quatro partes nesta produção, que registra seus sonhos, conquistas e o momento trágico do atleta, que foi condenado por matar a namorada com quatro tiros.
Reino Unido, 2018. Direção: Vaughan Sivell. 14 anos. No Amazon Prime Video


Praça do Skate - A Primeira Pista da América Latina
Localizada em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, a primeira pista de skate construída na América Latina, em 1976, foi o empurrão necessário para o esporte ser um dos mais praticados no Brasil. O documentário reúne depoimentos de idealizadores da pista, inaugurada em plena ditadura militar.
Brasil, 2014. Direção: Paulo China. 10 anos. Na Amazon Prime Video

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais