Com estreia de 'Venom', saiba como ver 10 filmes do Homem-Aranha no cinema e no streaming

O vilão alienígena que ganha segundo filme solo é personagem dos quadrinhos do super-herói

São Paulo

Basta um piscar de olhos para que a Marvel transforme mais uma antiga HQ em filme. Desta vez, é Venom, a mistura de vilão e anti-herói das histórias do Homem-Aranha, que ganha um segundo longa para chamar de seu. A nova produção protagonizada pelo personagem alienígena chega às salas de cinema nesta quinta-feira, dia 7.

Venom fez sua estreia nos quadrinhos do super-herói em 1984 —e, em 2018, protagonizou seu primeiro filme, que desagradou aos fãs e à crítica. O ator britânico Tom Hardy interpreta novamente o personagem, em uma sequência que aposta em um estilo mais bem-humorado e dinâmico para agradar aos fãs.

A seguir, veja como assistir aos oito filmes do Homem-Aranha e ao de Venom no streaming e saiba quando o vilão se encaixa na história do amigo da vizinhança nos cinemas. Os longas da saga dos "Vingadores" foram excluídos desta lista.

Venom: Tempo de Carnificina
Na sequência da história de 2018, que chega nesta quinta (7) aos cinemas, o jornalista Eddie Brock tenta conviver em harmonia com Venom, que é uma espécie de gosma preta extraterrestre que se hospeda no jornalista como um parasita. O filme já estreou nos Estados Unidos, agradou aos fãs e conquistou o topo do ranking das bilheterias.
EUA, 2021. Direção: Andy Serkis. Com: Tom Hardy, Woody Harrelson e Amber Sienna. 14 anos. Nos cinemas
Leia a crítica.


Homem-Aranha: Longe de Casa
Continuação de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, de 2017, o longa acompanha um Homem-Aranha adolescente —interpretado por Tom Holland— em uma viagem à Europa. Nela, Nick Fury (Samuel L. Jackson) pede a ajuda do herói para derrotar vilões.
EUA, 2019. Direção: Jon Watts. Com: Tom Holland e Zendaya. 12 anos. No Amazon Prime Video
Leia a crítica.


Homem-Aranha no Aranhaverso
A animação, que ganhou o Oscar em 2019, exibe o primeiro Homem-Aranha negro e de origem latina —Miles Morales, um estudante que, após ser picado por uma aranha, ganha superpoderes. Mas um portal para dimensões paralelas faz com que outros Homens-Aranhas surjam, entre eles Peter Parker e até um que vive no universo dos animes.
EUA, 2018. Direção: Peter Ramsey, Bob Persichetti e Rodney Rothman. 12 anos. No Telecine
Leia a cítica.


Venom
O primeiro filme solo de Venom mostra a origem do personagem. Na trama, um jornalista é infectado por um extraterrestre e eles vivem em simbiose —o humano ganha superpoderes, mas é controlado pelo vilão, que busca atingir seus objetivos na Terra. Venom já havia aparecido como vilão em “Homem-Aranha 3”, de 2007.
EUA, 2018. Direção: Ruben Fleischer. Com: Tom Hardy, Michelle Williams e Riz Ahmed. 14 anos. No Vivo Play

Homem-Aranha: De Volta Ao Lar
Exibe a continuação da aparição surpresa do Homem-Aranha em “Capitão América: Guerra Civil”, de 2016. Nela, Peter Parker volta para casa em Nova York. Tony Stark, o Homem de Ferro, surge como conselheiro e principal fornecedor da tecnologia das novas armaduras do super-herói que lança teias por aí.
EUA, 2017. Direção: Jon Watts. Com: Tom Holland e Zendaya. 12 anos. Na Netflix, Prime Video e Telecine


O Espetacular Homem-Aranha 2
O filme foge do enredo original dos quadrinhos e mostra que a aranha que picou Peter Parker foi, na verdade, criada pelos seus próprios pais. Devido à baixa bilheteria, a fase de Andrew Garfield como o super-herói foi encerrada.
EUA, 2012. Direção: Marc Webb. Com: Andrew Garfield, Emma Stone e Jamie Foxx. Na Netflix


O Espetacular Homem-Aranha
A trama retoma a aventura do personagem repetindo cenas da trilogia anterior, a mais clássica do Homem-Aranha nos cinemas. Desta vez, o personagem aparece mais descolado, bem diferente do estereótipo de nerd criado nas HQs, e busca saber quem matou seus pais —motivação que não existe nos quadrinhos.
EUA, 2012. Direção: Marc Webb. Com: Andrew Garfield, Emma Stone e Stan Lee. 10 anos. Na HBO Max

Homem-Aranha 3
O filme encerra a atuação de Tobey Maguire nos filmes do herói —o astro ficou marcado como o Homem-Aranha dos cinemas. É aqui que Venom aparece pela primeira vez nos filmes de Peter Parker, como um dos vilões. Mas não o único —o Homem-Areia e a segunda geração do Duende Verde também estão na tramam. A presença de Venom cria um Peter Parker quase gótico, com cenas que se tornaram memes na internet anos mais tarde.
EUA, 2007. Direção: Sam Raimi. Com: Tobey Maguire, Kirsten Dunst e James Franco. Livre. No HBO Max

Com fatasia preta o ator aparece escalando um prédio
Ccena de "Homem-Aranha 3", de Sam Raimi - Divulgação

Homem-Aranha 2
A sequência foi lançada na esteira do sucesso da primeira produção do super-herói e conseguiu manter o êxito da estreia. A história mostra Parker na faculdade, suas dificuldades com a vida adulta e o dilema entre ter um romance com Mary Jane e negligenciar seus superpoderes. Foi a primeira vez que o vilão Doutor Octopus (Alfred Molina) apareceu nas telas —o retorno do inimigo é esperado em “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, terceiro filme da nova saga do personagem, previsto para dezembro deste ano.
EUA, 2004. Direção: Sam Raimi. Com: Tobey Maguire, Kirsten Dunst e James Franco. Livre. Na Netflix e Telecine

O ator aparece no centro a imagem fantasiado
Tobey Maguire em cena do filme 'Homem Aranha 2' - Divulgação

Homem-Aranha
A obra que deu a largada ao universo cinematográfico do Homem-Aranha é considerada pelos fãs mais antigos como a produção mais fiel aos quadrinhos da Marvel. É um pot-pourri de momentos clássicos dos gibis, como Peter Parker sendo picado pela aranha e seu amor desajeitado por Mary Jane Watson, por exemplo. Uma das principais curiosidades é uma cena que foi cortada antes do lançamento. Nela, o herói produzia uma teia entre as torres gêmeas, em Nova York —mas o filme foi lançado em 2002, um ano após os ataques terroristas ao World Trade Center.
EUA, 2002. Direção: Sam Raimi. Com: Tobey Maguire e Willem Dafoe. Livre. Na Netflix, Prime Video e Telecine

Em cima de um prédio o ator olha para o lado
O ator Tobey Maguire vestindo a roupa do Homem-Aranha usada no filme de Sam Raimi. - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais