Descrição de chapéu Filmes Fake News
Streaming

Gostou de 'Não Olhe para Cima'? Veja dez filmes sobre negacionismo e fake news no streaming

Obras discutem notícias falsas, Terra plana e até negação do aquecimento global e do Holocausto

São Paulo

Você já viu "Não Olhe para Cima"?

Essa pergunta, que se tornou a nova "você já viu 'Bacurau'?", vem causando frisson nas redes sociais nas últimas semanas. O filme do momento, dirigido pelo vencedor do Oscar Adam McKay e lançado pela Netflix, causa burburinho principalmente por ironizar a sociedade da pós-verdade e os nossos tempos de negacionismo.

A trama apresenta dois astrônomos, interpretados por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, que descobrem que um meteoro vai colidir com a Terra dali a seis meses e destruir todo o planeta. Prontamente, eles compartilham a notícia catastrófica com a presidente dos Estados Unidos, vivida por Meryl Streep, e com a imprensa americana. Só que ninguém dá muita bola. E, apesar de fotos e estudos científicos, pipocam teorias da conspiração de que o tal meteoro não existe.

Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

Apesar de soar exagerada, a história foi vista como uma sátira dos negacionistas atuais, sobretudo ao abordar temas como o impacto das fake news e a manipulação de campanhas políticas.

Mas "Não Olhe para Cima" não é o único filme que fala sobre isso. Há todo um universo cinematográfico que joga luz, de diferentes formas, sobre as teorias da conspiração mais bizarras e a luta contra a verdade.

Fake news? O documentário "Cercados" apresenta a cobertura jornalística da pandemia de Covid-19 no Brasil e as notícias falsas relacionadas ao coronavírus. Já "Privacidade Hackeada" fala como as notícias falsas influenciam o comportamento das pessoas e na política a partir das redes sociais.

​Terraplanismo? "A Terra É Plana" faz um mergulho nos líderes desse movimento nos Estados Unidos. Aquecimento global não existe? "A Campanha Contra o Clima" exibe como grandes empresas financiam essas teorias. Holocausto é uma farsa? "Negação" recria um julgamento real sobre o tema.

Mas, se "Não Olhe para Cima" investe no sarcasmo para atrair a atenção, esses outros filmes mostram que os impactos do negacionismo muitas vezes não são nada engraçados.

Confira abaixo uma lista com diferentes produções para quem gostou do novo sucesso da Netflix.

Cartaz de "A Terra É Plana", documentário sobre terraplanistas
Detalhe do cartaz de 'A Terra É Plana', documentário sobre terraplanistas - Divulgação

2020 Nunca Mais
Dos criadores da série "Black Mirror", o falso documentário da Netflix relembra os principais acontecimentos de 2020 e aposta no sarcasmo para zombar de negacionistas e teorias conspiratórias. É o caso de uma assessora de imprensa de Trump, interpretada por Lisa Kudrow, que diz que a Ucrânia não existe. Também da dona de casa que acredita que a vacina contra o coronavírus implanta um chip nas pessoas —qualquer semelhança com alguma tia sua no Natal não é mera coincidência.
EUA, 2020. Direção: Al Campbell e Alice Mathias. Com: Samuel L. Jackson, Hugh Grant e Lisa Kudrow. 12 anos. Na Netflix


A Campanha Contra o Clima
Exibido na mostra Ecofalante, no ano passado, o documentário mostra como as maiores petroleiras do mundo financiam há décadas campanhas que dizem que o aquecimento global não existe —fake news ambiental espalhada ainda hoje por negacionistas como o ex-presidente americano Donald Trump e o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo.
Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suíça e Bélgica, 2020. Direção: Mads Ellesøe. Livre. Disponível para aluguel no YouTube


Cercados
Lançado no fim de 2020, o documentário sobre a atuação da imprensa durante a pandemia de Covid-19 no Brasil acompanha os bastidores do trabalho de jornalistas de diferentes veículos, entre eles a Folha, e exibe as dificuldades no combate ao negacionismo e às fake news sobre o vírus que já matou 620 mil pessoas no país.
Brasil, 2020. Direção: Caio Cavechini. 10 anos. No Globoplay


A Conspiração Antivacina
Este é outro documentário a explorar a desinformação em tempos de Covid-19. A produção conta como surgiu o movimento antivacina, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, encabeçado por nomes como Andrew Wakefield, médico britânico que publicou em 1998 um estudo manipulado em que relacionava o autismo ao uso da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
França, 2021. Direção: Colette Camden. 12 anos. No HBO Max


Depois da Verdade: Desinformação e o Custo das Fake News
A partir de vários casos, a produção documental da HBO examina o universo das fake news nos Estados Unidos, em especial o seu uso em campanhas políticas, e as consequências da desinformação, das teorias da conspiração e das notícias falsas na sociedade.
EUA, 2020. Direção: Andrew Rossi. 12 anos. Na HBO Max


Fake News: Baseado em Fatos Reais
Os produtores do documentário, lançado em 2017, percorrem diferentes países, entre eles Rússia, Estados Unidos e Macedônia, e entrevistam jornalistas, professores, pesquisadores e até um jovem de 19 anos que ganha dinheiro publicando notícias falsas na internet. A partir dessas conversas, mostram o início do fenômeno das fake news no mundo, termo que começava a se popularizar naquela época.
Brasil, 2017. Direção: André Fran e Rodrigo Cebrian. Livre. No site Canais Globo


Não Olhe para Cima
No filme da Netflix, dois astrônomos, vividos por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, descobrem que um cometa está vindo em direção à Terra e deve causar a destruição do planeta. Eles tentam compartilhar a descoberta apocalíptica com o governo e a imprensa, mas ninguém parece dar bola e teorias negacionistas passam a circular, dizendo que o risco não existe.
EUA, 2021. Direção: Adam McKay. Com: Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep. 16 anos. Na Netflix


Negação
Estrelado por Rachel Weisz, o filme é baseado na história real de Deborah Lipstadt, pesquisadora americana que é processada por David Irving, um negacionista que afirma que o Holocausto nunca existiu e acusa a professora universitária de difamação. O embate jurídico ocorreu de verdade em 1996 na Inglaterra.
EUA e Reino Unido, 2016. Direção: Mick Jackson. Com: Rachel Weisz, Tom Wilkinson e Timothy Spall. 12 anos. Para aluguel no iTunes e YouTube


Privacidade Hackeada
A produção de 2019 é mais uma a examinar as fake news ao explicar o escândalo da Cambridge Analytica, empresa de consultoria política que influenciou a eleição de Donald Trump e a campanha a favor do Brexit, no Reino Unido, a partir da apropriação de dados de usuários de redes sociais e a propagação de notícias falsas.
EUA, 2019. Direção: Karim Amer e Jehane Noujaim. Com: Brittany Kaiser, David Carroll e Paul-Olivier Dehaye. 14 anos. Na Netflix


A Terra É Plana
Pode parecer contrassenso acreditar que a Terra é plana mesmo depois de séculos de ciência, de o homem visitar o espaço incontáveis vezes e todos já terem visto um eclipse. Mas ainda há terraplanistas entre nós. Este documentário entrevista algumas dessas pessoas, líderes do movimento nos Estados Unidos, e também cientistas que tentam explicar a bizarrice dessa crença.
EUA, 2018. Direção: Daniel J. Clark. 12 anos. Na Netflix

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais