Cinco músicas para entender Olivia Rodrigo, que quebra recordes com letras sobre o ex-namorado

Estrela da Disney desponta como uma das maiores apostas da música pop em 2021

São Paulo

Considerada uma espécie de herdeira de Taylor Swift, Olivia Rodrigo, de 18 anos, tem impressionado os céticos com os números de “Sour”, seu disco de estreia.

O single "drivers license", lançado no início do ano, ficou meses no topo das paradas globais, enquanto “good 4 u”, a aposta mais recente, atingiu o número 1 na parada americana Billboard Hot 100, superando nomes como The Weeknd, Doja Cat e Justin Bieber.

Para entender o que faz de Rodrigo um fenômeno em meio a tantas outras cantoras teen é bom saber um pouco sobre sua vida amorosa.

Tudo começa com o lançamento da série “High School Musical: A Série: O Musical”, spin-off de “High School Musical”; na produção, Olivia interpreta a protagonista, que tem um romance com o personagem vivido pelo cantor Joshua Bassett —e, seguindo a fórmula das estrelas teen da Disney, é claro que o relacionamento não ficou somente na ficção.

O mesmo lenga-lenga que aconteceu com a dupla Zac Efron e Vanessa Hudgens, o Troy Bolton e Gabriella Montez da primeira versão de "High School Musical", em 2006, está de volta. A diferença é que, se à época da série original não era tão claro o que acontecia nos bastidores, as novas estrelas da Disney deixam o relacionamento às claras nas letras de suas músicas.

Rodrigo e Bassett nunca assumiram, de fato, um relacionamento. Ainda assim, os fãs não deixaram de notar que a letra de "drivers license" narra a história de uma menina que havia sido trocada por outra. Depois de uma investigação, os fãs concluíram que essa pessoa seria a atriz e cantora Sabrina Carpenter.

Não deu outra: o triângulo amoroso virou pauta nas principais rodinhas virtuais dos fãs de música pop. Bassett lançou sua música, assim como Carpenter. Todas supostamente sobre o mesmo tema. Enquanto cada um contava seu lado da história, a voz de "good 4 u" alcançava números impressionantes para alguém que, até então, era desconhecida do grande público.

No disco “Sour", lançado no último dia 21, a diva pop em ascensão continua a contar a sua história de traição, desilusão e mágoa. O Guia selecionou cinco músicas para você entender porque Olivia Rodrigo é o fenômeno pop de 2021. Confira a playlist a seguir.

"deja vu"
O segundo single de “Sour” possui uma das sonoridades mais diferentes entre as faixas do álbum. A melodia com tom sonhador traz uma virada na batida a partir do primeiro refrão lembrando algo que Lorde faria. Na letra, Rodrigo debocha do novo relacionamento de seu ex, dizendo que tudo o que o casal fizer vai gerar uma sensação de déjà-vu.


"good 4 u"
A faixa é uma combinação de uma história de coração partido com a sonoridade dos primeiros discos da banda Paramore. O clipe, reproduzido à exaustão no Tik Tok, mostra uma Olivia raivosa e vingativa. A interpretação vocal dá um toque de ironia à música.


"happier"
Aqui, a cantora se assume egoísta e afirma desejar que o ex-namorado fique bem —desde que não seja mais feliz do que quando eles estavam juntos. É mais uma das faixas lentas do álbum que mexe com os adolescentes que sofrem as primeiras desilusões amorosas.


"hope ur ok"
A faixa que encerra o álbum mostra, finalmente, uma nova faceta da cantora. Embalada por uma melodia tranquila, Olivia canta sobre pessoas que conheceu em seus 18 anos de vida e demonstra sua esperança e desejo de que todos estejam bem.


"jealousy, jealousy"
O início da faixa, com um baixo bem marcado, dá um ar de novidade ao álbum, que sofre com melodias muito semelhantes. A letra é sobre viver se comparando às vivências de outras pessoas —e, por isso, é mais relacionável, tornando-se um destaque em meio a tantas histórias sobre antigos relacionamentos.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais