Considerada uma espécie de herdeira de Taylor Swift, Olivia Rodrigo, de 18 anos, tem impressionado os céticos com os números de “Sour”, seu disco de estreia.
O single "drivers license", lançado no início do ano, ficou meses no topo das paradas globais, enquanto “good 4 u”, a aposta mais recente, atingiu o número 1 na parada americana Billboard Hot 100, superando nomes como The Weeknd, Doja Cat e Justin Bieber.
Para entender o que faz de Rodrigo um fenômeno em meio a tantas outras cantoras teen é bom saber um pouco sobre sua vida amorosa.
Tudo começa com o lançamento da série “High School Musical: A Série: O Musical”, spin-off de “High School Musical”; na produção, Olivia interpreta a protagonista, que tem um romance com o personagem vivido pelo cantor Joshua Bassett —e, seguindo a fórmula das estrelas teen da Disney, é claro que o relacionamento não ficou somente na ficção.
O mesmo lenga-lenga que aconteceu com a dupla Zac Efron e Vanessa Hudgens, o Troy Bolton e Gabriella Montez da primeira versão de "High School Musical", em 2006, está de volta. A diferença é que, se à época da série original não era tão claro o que acontecia nos bastidores, as novas estrelas da Disney deixam o relacionamento às claras nas letras de suas músicas.
Rodrigo e Bassett nunca assumiram, de fato, um relacionamento. Ainda assim, os fãs não deixaram de notar que a letra de "drivers license" narra a história de uma menina que havia sido trocada por outra. Depois de uma investigação, os fãs concluíram que essa pessoa seria a atriz e cantora Sabrina Carpenter.
Não deu outra: o triângulo amoroso virou pauta nas principais rodinhas virtuais dos fãs de música pop. Bassett lançou sua música, assim como Carpenter. Todas supostamente sobre o mesmo tema. Enquanto cada um contava seu lado da história, a voz de "good 4 u" alcançava números impressionantes para alguém que, até então, era desconhecida do grande público.
No disco “Sour", lançado no último dia 21, a diva pop em ascensão continua a contar a sua história de traição, desilusão e mágoa. O Guia selecionou cinco músicas para você entender porque Olivia Rodrigo é o fenômeno pop de 2021. Confira a playlist a seguir.
"deja vu"
O segundo single de “Sour” possui uma das sonoridades mais diferentes entre as faixas do álbum. A melodia com tom sonhador traz uma virada na batida a partir do primeiro refrão lembrando algo que Lorde faria. Na letra, Rodrigo debocha do novo relacionamento de seu ex, dizendo que tudo o que o casal fizer vai gerar uma sensação de déjà-vu.
"good 4 u"
A faixa é uma combinação de uma história de coração partido com a sonoridade dos primeiros discos da banda Paramore. O clipe, reproduzido à exaustão no Tik Tok, mostra uma Olivia raivosa e vingativa. A interpretação vocal dá um toque de ironia à música.
"happier"
Aqui, a cantora se assume egoísta e afirma desejar que o ex-namorado fique bem —desde que não seja mais feliz do que quando eles estavam juntos. É mais uma das faixas lentas do álbum que mexe com os adolescentes que sofrem as primeiras desilusões amorosas.
"hope ur ok"
A faixa que encerra o álbum mostra, finalmente, uma nova faceta da cantora. Embalada por uma melodia tranquila, Olivia canta sobre pessoas que conheceu em seus 18 anos de vida e demonstra sua esperança e desejo de que todos estejam bem.
"jealousy, jealousy"
O início da faixa, com um baixo bem marcado, dá um ar de novidade ao álbum, que sofre com melodias muito semelhantes. A letra é sobre viver se comparando às vivências de outras pessoas —e, por isso, é mais relacionável, tornando-se um destaque em meio a tantas histórias sobre antigos relacionamentos.
Comentários
Ver todos os comentários