Assista a 5 filmes sobre videogames no streaming para comemorar o Dia do Gamer

Produções como 'Mortal Kombat' e 'Jumanji' celebram a data, que ocorre no domingo (29)

São Paulo

Já faz algum tempo que videogames deixaram de ser um passatempo de criança para se tornar profissão, esporte e até obra de arte. Tanto que os jogadores ganharam uma data —o Dia do Gamer, que é comemorado no domingo, dia 29. É claro que o dia e todo o fim de semana podem ser o momento ideal para continuar gritando coordenadas pelo headset ou montar o time de futebol dos sonhos com personagens digitais, mas a data também pode servir como uma oportunidade para conhecer outros tipos de obras que exploram o universo dos jogos.

Quem quiser parar de apertar xis, bolinha e triângulo e dar um descanso para as teclas W, A, S e D do teclado do computador pode mergulhar por algumas horas no streaming. Há opções de filmes temáticos cheios de pancadaria nostálgica para adultos e animações que podem ser vistas por crianças.

Se não aguentar ficar longe do videogame por muito tempo, algumas plataformas de streaming podem ser acessadas nos consoles mais famosos. É só escolher uma das dicas abaixo e apertar o play.

Mas, para quem quiser ir aos cinemas, há uma dica extra —recentemente chegou às salas o filme “Free Guy - Assumindo o Controle”, em que Ryan Reynolds interpreta um caixa de banco que descobre estar vivendo dentro de um videogame.

Detona Ralph
Ralph é o vilão de um jogo eletrônico, mas, internamente, se considera um herói. Cansado de se sentir desprezado, ele sai em uma missão para provar o seu valor e salvar o fliperama em que vive. A animação seduz adultos nostálgicos, com referências a “Super Mario”, “Sonic” e “Street Fighter”.
EUA, 2012. Direção: Rich Moore. No Disney+. Livre


Jogador Nº 1
Até Steven Spielberg parece ser um pouco gamer. Dirigido pelo cineasta, “Jogador Nº 1” conta a história de um período no futuro em que a humanidade prefere a realidade virtual do jogo "Oasis" ao mundo real. Quando o criador do jogo morre, ele deixa um desafio: quem vencê-lo receberá uma fortuna e o controle do videogame.
EUA e Índia, 2018. Direção: Steven Spielberg. Com: Ben Mendelsohn, Olivia Cooke e Tye Sheridan. Na HBO Max. 12 anos


Jumanji - Bem Vindo à Selva
O filme é uma dica para quem não descansa antes de zerar um jogo. Na história, um grupo de quatro estudantes encontra um game que se passa na floresta, para onde eles acabam sendo transportados. A única forma de escapar é vencendo os desafios do local.
Alemanha, Austrália, Canadá, Índia, EUA e Reino Unido, 2017. Direção: Jake Kasdan. Com: Dwayne Johnson, Karen Gillan e Kevin Hart. Na Netflix. 12 anos


Mortal Kombat
Foi-se o tempo em que as estreias do cinema demoravam meses ou anos para chegar ao streaming. O novo "Mortal Kombat", lançado em maio, já pode ser visto na HBO. Na trama, o lutador de MMA Cole Young descobre ser um alvo do guerreiro Sub-Zero, personagem clássico dos games da franquia. Temendo por sua segurança e da família, Young se une a outros lutadores experientes para derrotar os inimigos da Exo-Terra e descobrir por que foi envolvido nessa batalha.
EUA, 2021. Direção: Simon McQuoid. Com: Josh Lawson, Lewis Tan e Jessica McNamee. Na HBO Max. 16 anos


Nível Hard
Na animação, o protagonista se vê diante de um trio de bebês superpoderosos que escaparam de um videogame e aterrissaram no seu quintal. O jovem gamer vai ter que resolver a situação enquanto aprende a cuidar das crianças.
Canadá e Espanha, 2020. Direção: Cory Edwards. Na Netflix. Livre

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais