Conheça Lil Nas X em cinco músicas e entenda seu álbum novo

Rapper solta seu primeiro álbum após sucesso estrondoso de 'Old Town Road'

homem nu levita sobre um rio, rodeado de vegetações, borboletas coloridas e arquitetura monumental

Capa de 'Montero', primeiro disco do rapper americano Lil Nas X Reprodução

São Paulo

Alguns podem se impressionar ao saber que "Montero", lançado nesta sexta-feira (17) por Lil Nas X, é o primeiro disco da carreira do rapper.

Os motivos são compreensíveis, já que o americano fez de sua primeira música, "Old Town Road", uma das gravações mais tocadas dos últimos tempos e levou, logo de cara, dois prêmios Grammy para casa. Tudo isso com um EP de apenas oito músicas.

Para completar, despontou em 2018, em um mundo sem pandemia, o que já garante a sensação de que se passou muito tempo desde que o público soube de sua existência.

Negro e assumidamente gay, Lil Nas X decidiu por incluir seu ativismo em suas letras e clipes, que até hoje já misturaram a Bíblia a um romance entre dois homens e cutucou o sistema carcerário americano.

Musicalmente, explodiu com uma música que fez uma fusão curiosa de rap com country —que agradou grandes do gênero, como Billy Ray Cryus, mas irritou outros.

A faixa inicialmente entrou no ranking de country da Billboard e já ia deixando os caubóis americanos irritados quando foi retirada da lista. Não fez muita diferença, já que continuou subindo na lista das cem mais ouvidas e permaneceu no primeiro lugar por meses.

Sendo um velho conhecido ou um recém-chegado à música de Lil Nas X, é certo que vale dar um mergulho em seus feitos anteriores para entender a jornada do jovem de 22 anos que conseguiu lançar um disco com nomes como Elton John, Megan Thee Stalion, Miley Cyrus e Doja Cat.

Veja, abaixo, cinco canções que explicam um dos maiores fenômenos da música atual.

Old Town Road

Foi em 3 de dezembro de 2018 que a primeira versão da música que revelaria Lil Nas X e passaria 19 semanas em primeiro lugar no top cem da Billboard foi posta no ar. Usando um beat que sampleava “34 Ghosts IV”, do Nine Inch Nails e uma letra que falava sobre cavalgadas e a vida de caubói—mesmo sem nunca ter subido em um cavalo até então—, o jovem de 20 anos começou sua empreitada de divulgação, postando memes com trechos da música em todas as redes sociais.

Ela enfim chegou ao cantor de country Billy Ray Cyrus, que topou participar da versão que se tornaria oficial, e ao mundo das dancinhas do Tik Tok, que ajudaram a fazer com que o hit rodasse o mundo —e chegasse à edição de 2020 do Grammy, quando ganhou duas estatuetas.


Panini

Depois do sucesso de seu primeiro hit, o rapper soltou o primeiro EP, “7”, em 2019, e escolheu “Panini” como a nova música de trabalho, que não bateu o sucesso da estreia mas ainda foi bem no ranking, alcançando o quinto lugar. O clipe, com robôs, néon, carros voadores e hologramas já adiantou a estética futurista que ele experimentaria novamente em outros vídeos.


Rodeo

Depois de se juntar ao pai de Miley Cyrus, a segunda grande colaboração de Lil Nas X no comecinho da carreira aconteceu no country rap “Rodeo”, com Cardi B. Um ano depois, o americano lançou uma regravação e um clipe da música com o rapper Nas no lugar da cantora de “WAP” —a nova versão fez parte de sua primeira apresentação no Grammy de 2020.


Montero (Call Me By Your Name)

A canção que leva o nome de batismo do rapper —e o subtítulo que faz referência ao livro LGBTQIA+ escrito por André Aciman e adaptado para o cinema em 2017— foi lançada em março deste ano, tornou-se seu segundo grande sucesso e é faixa escolhida para nomear o álbum lançado nesta sexta, 17.

Depois de se assumir gay durante o auge de “Old Town Road”, Lil Nas X explora visualmente sua sexualidade e se apresenta, no clipe, como um personagem que vive um romance com um homem em cenários bíblicos como o Jardim do Éden e o inferno —onde ele faz até uma lap dance no Diabo.


Industry Baby

A música tem coprodução de Kanye West e a participação do rapper Jack Harlow. A composição e o clipe fazem referência aos problemas da indústria musical, aos ataques homofóbicos que Lil Nas X sofre e à polêmica envolvendo a venda de um tênis da Nike que foi vendido durante a divulgação de "Montero (Call Me by Your Name)" —o sapato, feito por uma empresa sem a autorização da marca, tinha gotas de sangue humano na sola e símbolos que faziam alusão ao Diabo, o que desagradou à Nike.

​​No prelúdio do clipe, Lil Nas X aparece em um julgamento por causa do “tênis do Diabo”, mas vai preso por ser gay. Na prisão, lustra suas estatuetas do Grammy, dança pelado com outros detentos no chuveiro e organiza uma fuga coletiva.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais