No Dia do Orgulho LGBTQIA+, ouça playlist com lançamentos de drags e trans brasileiras

Seleção reúne faixas no streaming de nomes como Liniker e Pabllo Vittar

Imagem de Pabllo Vittar no clipe de 'Tesão com T' Ernna Cost/Divulgação

São Paulo

Tem se tornado comum que artistas gays, lésbicas ou transexuais concentrem seus lançamentos em datas próximas ao mês de junho, quando é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+ —data comemorada nesta segunda, dia 28, com sigla que concentra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais, assexuais e outros.

Neste ano é o caso de Liniker, Gloria Groove e Pabllo Vittar, por exemplo, que acaba de lançar seu novo disco, "Batidão Tropical".

Isso ocorre porque, há 52 anos, em 28 de junho de 1969, houve uma grande resistência pública de homossexuais e transexuais contra a violência da polícia em Nova York —o movimento ficou conhecido como a Revolta de Stonewall. Desde então, 28 de junho se tornou uma data simbólica.

Com número de mortes por Covid ainda altos no país, a orientação é seguir em casa. Por isso, as bandeiras coloridas precisarão continuar guardadas e a música terá que ser ouvida em fones de ouvidos, e não nas caixas de som dos trios elétricos —tanto que a Parada do Orgulho LGBTQIA+ precisou ocorrer online nos dois últimos anos.

Confira abaixo uma playlist com os últimos lançamentos de cinco artistas transexuais ou drag queens brasileiras para celebrar o orgulho.

'Baby 95', de Liniker
Na faixa, lançada no início de junho, Liniker fala de amor nesse novo single, que é o primeiro álbum da cantora sem a parceria com a banda Os Caramelows. Além da música, Liniker, que tem formação de atriz, também está no ar uma série —na última sexta, dia 25, chegou ao Amazon Prime Video "Manhãs de Setembro", protagonizada pela artista. Na produção, ela dá vida a uma travesti que descobre ter tido um filho no passado.


'Bonekinha', de Gloria Groove
A drag com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e dona de hits como “Coisa Boa” e “Bumbum de Ouro”, lançou em junho seu novo single, “Bonekinha”. A faixa abre as portas do álbum “Lady Leste”, que homenageia a zona leste de São Paulo. Depois do projeto “Affair”, com faixas R&B, Groove volta a apostar no pop e no funk, mas sem deixar de lado os seus já conhecidos vocais agressivos.


'I Míssil', de Linn da Quebrada e Badsista
A faixa integrará o próximo álbum da artista trans. Com mais de cinco minutos, a composição da faixa é assinada somente por Linn, enquanto a produção é da paulistana Rafaela Andrade, mais conhecida como Badsista. Na letra, Linn diz sentir tanto a falta de alguém que poderia disparar em sua direção.


'Peligrosa', de Urias
O primeiro álbum da cantora trans foi dividido em duas partes —a primeira, com cinco faixas, já foi lançada e se chama “Fúria PT1”. Em “Peligrosa”, o atual single, ela canta versos em espanhol. No clipe, a artista comanda uma coreografia frenética.


'Triste com T', de Pabllo Vittar
Lançada na última quinta (24), a faixa faz parte do “Batidão Tropical”, novo álbum da drag queen. Já no título, mas mais claro nos versos , Vittar deixa claro que, depois de ser esquecida pelo amante, ela ficou “triste com tesão”. O novo disco já está disponível —na tracklist, há três faixas inéditas e seis músicas de artistas e bandas brasileiras que influenciaram a carreira de Vittar. ​

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais