No Dia Mundial do Rock, veja filmes no streaming cheios de sexo, drogas e música

Plataformas reúnem histórias originais ou baseadas na vida de nomes do gênero

Cena de 'Rocketman', que conta a vida de Elton John

Cena de 'Rocketman', que conta a vida de Elton John David Appleby

São Paulo

No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock —mas de mundial o dia nada tem, uma vez que só é celebrado no Brasil, e de brasileiro o dia nada carrega, já que foi criado em homenagem a um festival que aconteceu bem longe daqui.

Apesar da distância, a data virou tradição por uma boa causa: nesse mesmo dia do ano de 1985, nomes gigantes da música, como Queen, The Who, Paul McCartney, Madonna, Elton John, David Bowie e Bob Dylan se reuniram no histórico festival Live Aid, que fez apresentações simultâneas no Reino Unido, nos Estados Unidos, na Austrália e no Japão para arrecadar dinheiro para combater a fome na Etiópia.

Muita gente compareceu, assistiu à transmissão e fez doações. O dia entrou para a história por ter alcançado o objetivo inicial e, também, pelo peso de suas atrações ocupando o mesmo lineup. Aqui no Brasil, ao menos, foi acatado o pedido de Phil Collins —que também participou do evento— para que o dia ficasse marcado como a data oficial do gênero.

Se ainda falta algum tempo para os shows voltarem ao calendário do país, o jeito é se esbaldar no streaming, que guarda bons títulos de musicais que são regados a rock e outros temas que permeiam este universo. Confira, abaixo, cinco dicas para celebrar a data.

Across the Universe
Nesta produção que se passa na Inglaterra da década de 1960, os protestos contra a Guerra do Vietnã e canções marcantes dos Beatles como “Come Together”, “All My Loving” e “Let It Be” são a base da história de amor entre Jude, um operário pobre, e Lucy, uma garota rica americana.
EUA/Reino Unido, 2007. Direção: Julie Taymor. Com: Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson. Para aluguel e compra no Looke, Microsoft e Apple TV. 10 anos

Cena do longa-metragem "Across The Universe", de Julye Taymor
Cena do longa-metragem "Across The Universe", de Julye Taymor - Divulgação

Hair
Adaptação do musical da Broadway de mesmo nome, o filme acompanha Claude, um recruta da Guerra do Vietnã, que, no caminho para se apresentar para o Exército, faz amizade com um grupo de hippies que, obviamente, são contra a guerra.
EUA, 1979. Direção: Milos Forman. Com: John Savage, Treat Williams, Beverly D'Angelo. Na MGM, dentro do Amazon Prime Video, com assinatura do MGM. 10 anos


Hedwig - Rock, Amor e Traição
Com músicas que ecoam o glam rock e a androginia pela qual David Bowie ficou conhecido nos anos 1970, este clássico musical de rock acompanha a vida de Hedwig, que foi criada como um menino na Berlim Oriental mas mergulha em uma transformação completa para ser a diva do rock que sempre sonhou nos Estados Unidos.
EUA, 2001. Direção: John Cameron Mitchell. Com: John Cameron Mitchell, Miriam Shor, Andrea Martin. Na HBO Max. 16 anos

O ator e diretor John Cameron Mitchell (centro) em cena do filme "Hedwig - Rock, Amor e Traição"
O ator e diretor John Cameron Mitchell (centro) em cena do filme "Hedwig - Rock, Amor e Traição" - Divulgação

Rocketman
Enquanto apresenta números musicais com hits de Elton John, como “Your Song” e “Tiny Dancer”, a biografia musical conta a história do cantor e compositor britânico da infância ao estrelato, passando pela parceria prolífica com Bernie Taupin e os vícios em drogas e álcool.
Canadá, EUA, Reino Unido, 1975. Direção: Dexter Fletcher. Com: Taron Egerton, Jamie Bell, Bryce Dallas Howard. No Telecine e no Now. Para alugar e comprar no Google Play, Microsoft, Claro Video e Apple TV. 16 anos


Tommy
Esta não é a cinebiografia de Elton John, mas ele também dá as caras nessa adaptação da ópera-rock do The Who para as telonas. Aqui, um menino criado na Inglaterra pós-Segunda Guerra Mundial desenvolve surdez e cegueira psicológicas após um grande trauma na infância. Com o tempo, ele se mostra um grande jogador de fliperama e alcança a fama.
Reino Unido, 1975. Direção: Ken Russell. Com: Ann-Margaret, Elton John, Roger Daltrey. No Looke e Now. Para aluguel e compra na Apple TV e no Google Play. 12 anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais