Descrição de chapéu Filmes
Streaming

Nos 90 anos da prisão de Al Capone, veja cinco filmes sobre mafiosos no streaming

Produções incluem os clássicos de Scorsese 'Os Bons Companheiros' e 'O Irlandês'

São Paulo

Se a maldade de assassinos e serial killers costuma prender a atenção dos cinéfilos e viciados em seriados, gângsteres também parecem gerar certo fascínio no público —e nos diretores de cinema.

Al Capone, considerado um dos maiores criminosos dos Estados Unidos, era chamado por alguns de Scarface por causa de suas cicatrizes. O termo acabou sendo emprestado para batizar um filme de 1932 que é baseado em um romance parcialmente inspirado na vida de Al Capone. O filme, que tem um gângster como centro da trama, ganhou um remake em 1983, um clássico de Brian De Palma com Al Pacino no papel principal —a história deve ter ainda uma nova versão em breve.

Al Capone no dia em que foi solto da prisão, em 1939
Al Capone no dia em que foi solto da prisão, em 1939 - Chicago Sun-Times/Chicago Daily News collection/Chicago History Museum/Getty Images

Nascido em 1899, Capone se tornou uma lenda do crime. Ele foi o mandante do episódio que ficou conhecido como Massacre do Dia dos Namorados, em que pistoleiros abriram fogo contra sete membros de uma gangue rival em Chicago.

Capone chegou a encomendar cerca de cem assassinatos, mas nem assim foi preso. O que o levou a ser condenado a 11 anos de prisão foi um crime, digamos, mais banal: a sonegação de impostos. O dia em que Capone foi preso e condedado completa 90 anos neste domingo, dia 24.

O gângster admitiu, na prisão, que havia contraído sífilis, mas insistiu que a doença já estava curada e, por isso, recusou-se a fazer novos exames. Alguns anos depois, em 1939, já bastante debilitado por causa da doença, Capone foi solto.

Não demorou muito para que um dos criminosos mais famosos do mundo sucumbisse à sífilis. Capone morreu após sofrer uma hemorragia cerebral enquanto dormia em 1947.

Na lista abaixo há cinco produções disponíveis no streaming que exploram este mundo de crimes, mafiosos e gangues —há até filmes baseados em bandidos da vida real. Apesar do tema sombrio, as produções a seguir podem ser boas opções para o fim de semana.

Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas
Bonnie Parker é uma garçonete que se apaixona por um ex-presidiário chamado Clyde Barrow. Eles se tornam uma dupla de gângsteres e, juntos, dão início a uma onda de crimes violentos pelo interior americano. O filme é baseado nas trajetórias de Bonnie e Clyde da vida real, dois criminosos dos Estados Unidos.
EUA, 1967. Direção: Arthur Penn. Com: Faye Dunaway, Michael J. Pollard e Warren Beatty. 16 anos. Na HBO Max

Em 'Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas', uma dupla de gângsteres dão início a uma onda de crimes violentos pelo interior americano
Em 'Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas', uma dupla de gângsteres dão início a uma onda de crimes violentos pelo interior americano - Divulgação

Os Bons Companheiros
O filme conta a história de Henry Hill, que sonha em ser um gângster desde criança –aos 11 anos ele se torna um protegido de um mafioso e vai escalando a vida de crimes e conquistando prestígio, até que se envolve com o tráfico de drogas, pratica grandes roubos e, é claro, fica rico. O problema é que alguns policiais podem fazer sua vida mudar.
EUA, 1990. Direção: Martin Scorsese. Com: Joe Pesci, Ray Liotta e Robert De Niro. 14 anos. No Apple TV+ e YouTube Movies

Cena do filme 'Os Bons Companheiros', de Martin Scorsese, exibido em mostra com obras do diretor no CCBB-SP e no CineSesc
Cena do filme 'Os Bons Companheiros', de Martin Scorsese - Divulgação

Caça aos Gângsteres
Na Los Angeles de 1949, Mickey Cohen é o rei do crime. O problema é que ele é alvo do sargento John O’Mara, que reune uma equipe de policiais para caçar o criminoso. A dica é boa para os fãs de "La La Land", musical protagonizado por Ryan Gosling e Emma Stone, que também dão as caras por aqui.
EUA, 2013. Direção: Ruben Fleischer. Com: Emma Stone, Ryan Gosling e Sean Penn. 16 anos. Na HBO Max


O Gângster
Frank Lucas se torna o líder do tráfico em Nova York, fica famoso na cidade e supera seus rivais. Mas o seu reinado é ameaçado por um policial que se vê com a missão de derrubar o gângster. O filme é inspirado na história real de Frank Lucas, um mafioso dos Estados Unidos da década de 1960.
EUA e Reino Unido, 2007. Direção: Ridley Scott. Com: Chiwetel Ejiofor, Denzel Washington e Russell Crowe. 18 anos. Na Netflix

Cena do filme 'O Gângster', que está na Netflix
Cena do filme 'O Gângster', que está na Netflix - Divulgação

O Irlândes
Quem tiver paciência para encarar as quase três horas e meia deste filme de Martin Scorsese vai conhecer a história de Frank Sheeran, um veterano de guerra que se divide entre ser caminhoneiro e assassino. Numa espécie de relato de memórias, Sheeran conta como era trabalhar para a família criminosa Bufalino, além de revelar segredos dos mafiosos. Apesar de ter sido indicado ao Oscar em dez categorias no ano passado, o longa saiu da premiação sem nenhuma estatueta.
EUA, 2019. Direção: Martin Scorsese. Com: Al Pacino, Joe Pesci e Robert de Niro. 16 anos. Na Netflix

cena filme
Cena do filme 'O Irlandês', de Martin Scorsese - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais