Saudades da CPI? Conheça filmes e séries sobre tribunais disponíveis no streaming

Dez produções mostram clima de investigação e podem ser vistas em dias sem a comissão

São Paulo

Não, a CPI da Covid não é um julgamento. Mas os depoimentos dados na comissão que investiga a condução da pandemia pelo governo brasileiro podem lembrar muitas vezes um tribunal —tanto que ela gerou uma grande comoção nas redes sociais e passou a ser acompanhada ao vivo por milhares de pessoas.

A audiência foi tamanha que o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, chegou solicitar perguntas de internautas via Instagram para serem feitas —e, em algumas ocasiões, selecionou questionamentos de seus seguidores, como nas perguntas feitas ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

Calheiros ainda protagonizou momentos que ouriçaram defensores e críticos de Jair Bolsonaro, como no momento em que pediu a prisão do ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten por falso testemunho.

Cena do filme '12 Homens e Uma Sentença'
Cena do filme '12 Homens e Uma Sentença' - Divulgação

Nos dias que a CPI não tem sessão marcada, às segundas e às sextas-feiras, muitas pessoas podem sentir um vazio por não ter a comissão, os depoimentos e os debates para acompanhar durante o dia. Para ajudar, o Guia selecionou dez produções disponíveis nas plataformas de streaming, entre filmes e séries, que se passam em tribunais.

Entre as opções, há desde o clássico “12 Homens e Uma Sentença”, de 1957, até o recente “Os 7 de Chicago”, da Netflix, que concorreu aos principais prêmios do Oscar deste ano.

Confira a seguir a lista completa para seguir no clima da CPI.

Os 7 de Chicago
O que era para ser um protesto pacífico durante a Convenção Nacional Democrata de 1968, nos Estados Unidos, transformou-se em um confronto violento entre os manifestantes, a Guarda Nacional e a polícia. Sete ativistas são detidos e o julgamento se torna histórico. O filme, que concorreu a seis categorias no Oscar deste ano, incluindo melhor filme, saiu da premiação sem nenhuma estatueta.
EUA, 2020. Direção: Aaron Sorkin. Com: Eddie Redmayne, Alex Sharp e Sacha Baron Cohen. Na Netflix. 16 anos


12 Homens e Uma Sentença
O julgamento de um garoto que é acusado de matar o próprio pai é o mote do filme. Ele corre o risco de ter decretada a pena de morte, caso a votação dos 12 jurados seja unânime. Mas um deles acredita na sua inocência e tenta mudar a opinião do restante do grupo, dando início a discussões que marcaram o cinema e moldaram o formato de filmes sobre julgamentos.
EUA, 1957. Direção: Sidney Lumet. Com: Henry Fonda, Lee J. Cobb e Ed Begley. No Telecine Play. 12 anos.


American Crime Story: O Povo Contra OJ Simpson
Conhecido como o “julgamento do século”, o caso de OJ Simpson ganhou uma série pelas mãos do produtor Ryan Murphy. A produção relembra como os Estados Unidos acompanharam massivamente o caso, como na perseguição ao carro do jogador, foragido após supostamente esfaquear a mulher e uma amiga na mansão do casal em Los Angeles.
UA, 2016. Direção: Com: Sarah Paulson, Annaleigh Ashford, Sterling K. Brown, John Travolta e David Schwimmer. Na Netflix.14 anos


Doze Jurados
Na trama produzida na Bélgica, uma diretora de escola é acusada de matar sua melhor amiga e a própria filha. Num clima que remete a "12 Homens e uma Sentença", 12 cidadãos são convidados a formar o júri deste caso de assassinato e decidir se a mulher é culpada ou não pelos crimes.
Bélgica, 2019. Criação: Bert Van Dael e Sanne Nuyens. Com: Charlotte De Bruyne, Maaike Neuville e Tom Vermeir. Uma temporada (dez episódios). Na Netflix. 16 anos


How To Get Away With Murder
A primeira temporada da série acompanha um grupo de estudantes de direito disputando a atenção de Annalise Keating, uma renomada advogada e professora. Em paralelo, os personagens se envolvem em uma trama de investigação que envolve assassinato. Apesar de não tratar sobre um julgamento em específico, a série apresenta diversas cenas nos tribunais e suas consequências na vida de cada um dos envolvidos.
EUA, 2014. Criação: Peter Nowalk. Com: Aja Naomi King, Jack Falahee e Viola Davis. Seis temporadas (90 episódios). Na Netflix. 16 anos


O Juiz
Hank Palmer, um renomado advogado, retorna à sua cidade natal para o velório da mãe. Quando seu pai, que trabalha como juiz, é acusado de assassinato, Hank decide ficar para defendê-lo. Ao iniciar a tarefa, porém, ele acaba descobrindo uma série de segredos inesperados envolvendo a própria família.
EUA, 2014. Direção: David Dobkin. Com: Robert Downey Jr., Robert Duvall e Vera Farmiga. Na Netflix. 12 anos


O Júri
Uma mulher considera que uma grande empresa é responsável pela morte de seu marido e, por isso, decide entrar com um processo na Justiça, no qual pede uma indenização milionária. Para isso, ela terá que lidar com Rankin Fitch, especializado em selecionar os jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento.
EUA, 2003. Direção: Gary Fleder. Com: John Cusack, Rachel Weisz e Dustin Hoffman. Na Amazon Prime Video. 12 anos


Suprema
O longa é baseado na vida de Ruth Bader Ginsburg, a primeira mulher a fazer parte da Suprema Corte Americana. Felicity Jones é a protagonista do filme, que acompanha os primeiros passos de Ruth, ainda estudante, nos anos 1950, quando Harvard passou a aceitar mulheres no curso de direito, até o seu primeiro caso, que se mostrou fundamental em sua carreira.
EUA, 2018. Direção: Mimi Leder. Com: Armie Hammer, Felicity Jones e Justin Theroux. Na Amazon Prime Video. 12 anos


Olhos Que Condenam
Baseada em uma história real, a minissérie conta a história de cinco adolescentes do bairro do Harlem, em Nova York, que são injustamente acusados por um estupro no Central Park. A trama denuncia a forma como jovens negros são tratados pela justiça americana e flerta com o documental.
EUA, 2019. Direção: Ava DuVernay. Com: Asante Blackk, Caleel Harris e Ethan Herisse. Uma temporada (quatro episódios). Na Netflix. 16 anos


The Undoing
Na série, Nicole Kidman é uma mulher rica, psicóloga de sucesso, casada com um renomado oncologista infantil. Tudo ia bem na vida deles, até que o assassinato da mãe de um aluno que frequenta a mesma escola do filho do casal vira a vida deles de cabeça para baixo. Parte da série se passa no tribunal, que busca descobrir o responsável pelo crime e tem o médico como principal suspeito.
EUA, 2020. Criação: David E. Kelley. Com: Nicole Kidman, Hugh Grant e Noah Jupe. Na HBO Go. 16 anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais